A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

2 CONCEITOS O QUE É CIENCIA ? Atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos com a finalidade de melhoria da qualidade de vida intelectual ou material.

3 Meios de aquisição de conhecimento INTUIÇÃO: Eu acho que … EXPERIMENTAÇÃO: Romper corpos de prova de concreto. RACIONALIZAÇÃO: Se f(x) = y² então …

4 Meios de aquisição de conhecimento INTUIÇÃO: função especial da mente humana que age pelo pensamento independente da formação científica. EMPIRISMO: É o conhecimento tirado da experimentação; RACIONALIZAÇÃO: Ao contrario dos empiristas, os racionalistas afirmam que nossos sentidos nos enganam.

5 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Leitura Análise do texto; Fases da leitura; Problema; Hipóteses; Pesquisa.

6 LEITURA Busca do material –Título –Data publicação –orelha –Índice ou sumário –Introdução –Bibliografia. Aspectos fundamentais –Atenção/intenção –Reflexão –Espírito crítico –Análise –Síntese.

7 FASES DA LEITURA De reconhecimento ou prévia; –Busca do assunto Exploratória ou pré-leitura; –Sondagem p/ localizar informações Seletiva –Sublinhar idéias principais –Assinalar nas margens –Efetuar anotações –Buscar no dicionário palavras não compreendidas. Reflexiva/crítica.

8 ANÁLISE DO TEXTO Análise dos elementos Análise das relações –Idéias secundárias –Fatos que comprovam a opinião –Elementos de causa e efeito –Elementos de argumentação Pesquisa bibliografica

9 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; FICHAS; RESUMOS.

10 FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Escolha do tema –Compatível com formação; –Disponibilidade de tempo; –Delimitar assunto Distinguir sujeito e objeto Limitar em função do tempo, região, etc. Elaborar plano de trabalho –Cronograma Identificação –Procura de catálogos e obras Localização e compilação –Livros, artigos, etc. Fichas/análise e redação

11 FICHAS As fichas permitem: –Identificar obras –Conhecer seu conteúdo –Fazer citações –Analisar material –Elaborar críticas As fichas devem ter –Cabeçalho –Corpo do texto –Indicação/local –Referência bibliográfica

12 Exemplo de ficha Ocupações marginais no nordeste paulista Mobilidade socialModelos explicativos PASTORE, José – Modelos explicativos da mobilidade social. Desigualdade e mobilidade social. Sp – T. A. QUEIROZ, 1979 – p Texto - resumo Biblioteca da Faculdade de ciencias sociais - USP

13 RESUMOS Diferem das fichas por tratarem da obra completa. É a apresentação concisa e seletiva do texto. Tipos –Descritivo Utiliza frases curtas; descreve apenas a natureza, forma e propósito. –Analítico Dispensa a leitura do texto. É mais amplo que o descritivo. –Crítico Quando formula julgamento sobre o texto. Metodo

14 METODOLOGIA

15 MÉTODO

16 ETAPAS DO MÉTODO OBSERVAÇÃO/EXPERIMENTAÇÃO ANÁLISE/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA HIPOTESES REGISTRO DOS DADOS TESTES MODELAGEM GENERALIZAÇÃO

17 TIPOS DE OBSERVAÇÃO -SISTEMÁTICA -INDIVIDUAL -POR EQUIPE

18 MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO –Partindo-se de dados particulares infere-se uma verdade universal FASES –Observação dos fenômenos –Descoberta da relação entre eles –Generalização da relação Amostras tendenciosas DEDUTIVO –Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é verdadeira –Toda informação já estava implícita na premissa.

19 MÉTODO CIENTÍFICO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO –O problema surge de conflitos –Solução proposta consiste numa conjectura (nova teoria) –Testes de falseamento Problema

20 ORIGENS DOS PROBLEMAS Reconhecimento de um problema existente. –Exemplo: Efeitos do lixo tóxico Por que a venda de aptos cresceu este ano? Melhorar status da empresa –O uso da grua melhora a produtividade? Planejar o crescimento Curiosidade

21 O PROBLEMA DA INVESTIGAÇÃO Colocar o problema em forma de pergunta. Dirigir a pergunta para área principal do assunto. –Exemplo: A observação obrigatória de regras de segurança diminui o número de acidentes? Identificar as variáveis –Variável: Fator, fenômeno ou característica que tem mais de um valor ou categoria.

22 VARIÁVEIS DEPENDENTES –Resultado, conseqüência ou produto de alguma variável. –Exemplo: Aumento do preço, diminui as vendas. INDEPENDENTES –Presume causar a variável dependente. –Exemplo: Variáveis moderadoras.

23 DEFINIÇÕES OPERACIONAIS Enunciado que defini uma variável ao especificar as operações para medi-la. Objetivo: Limitar definição de modo a permitir a repetitividade. Exemplos: –Cliente ativo: qualquer pessoa que tenha mantido um compromisso com a organização em determinado período. Hipóteses

24 CONCEITO DE HIPÓTESE

25 HIPÓTESES RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS; TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE; FONTES

26 RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS Determinar a relação esperada entre as variáveis. –Se X cresce Y crescerá –X esta correlacionada com Y Relações multivariadas –Vários fatores intervindo no processo Aplicação da análise fatorial (Método estatístico)

27 CARATERÍSTICAS DA HIPÓTESE

28 TIPOS

29 QUESTÕES OU HIPÓTESES? QUESTÕES –Utiliza a população e não uma amostra. –Vantagens: Pode ser testado por outros e permite a objetividade. –Custo elevado HIPÓTESES –Inferência estatística –Testes de significância –Uso de amostragens –Aceito cientificamente –Dificuldade em garantir a aleatoriedade da amostra.

30 FONTES P/ ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES Conhecimento familiar Observação Comparação com outros estudos Dedução lógica de uma teoria Cultura geral Analogias Experiência pessoal Casos discrepantes

31 Como utilizar uma hipótese

32 Exemplo de hipóteses

33 Hipóteses Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

34 Hipóteses Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

35

36

37

38

39

40 Pesquisa

41 PESQUISA CONCEITO; PLANEJAMENTO DA PESQUISA; TÉCNICAS DE PESQUISA; TIPOS DE PESQUISA.

42 PESQUISA CONCEITO: Procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados.

43 PLANEJAMENTO DA PESQUISA Escolha do tema Formulação do problema/delimitação Definição das variáveis/hipóteses Levantamento de dados Definição das variáveis Amostragem Métodos e técnicas Análise de dados conclusões

44 Pesquisa Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Fatores internos Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. Fatores Externos A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador

45 TÉCNICAS DE PESQUISA Pesquisa documental – arquivos públicos e particulares Pesquisa bibliográfica Pesquisa de campo Pesquisa de laboratório Observação direta Entrevistas ou questionários –Pré teste Processo

46 O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

47 Pesquisa TODA PESQUISA COMEÇA COM UMA DÚVIDA. UMA PERGUNTA? DELA ADVÉM AS HIPÓTESES DE RESPOSTA – QUE PRECISAM SER TESTADAS A EXPERIMENTAÇÃO É O CAMINHO NO LABORATÓRIO, IN VITRO, IN VIVO OU NO SER HUMANO

48 TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Bibliográfica Delineamento experimental –Grupos de comparação Delineamento de séries temporais Estudos correlacionais Estudo de caso Técnicas de preferência –Declarada ou não declarada Aplicação/desenvolvimento de instrumentos específicos (softwares)

49 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA –Conhecimento já existente sobre o assunto –A pergunta já foi respondida? A resposta é satisfatória? A resposta não é satisfatória É o início da pesquisa propriamente dito

50 PESQUISA Não é fácil Necessita – persistência – dedicação ao trabalho – conhecimento do método – disciplina – organização

51 PESQUISA Exige – imaginação – criatividade – iniciativa – originalidade – humildade – é individual

52 PESQUISA Sem projeto = sem pesquisa O projeto é quase que 50 % da pesquisa

53 PROPOR E DEFINIR UM PROBLEMA Conscientizar-se d um problema Torna-lo significativo – delimitá-lo Transforma-lo em pergunta

54 ELABORAR HIPÓTESE Analisar dados disponíveis; Formular a hipótese tendo consciencia de sua natureza provisória; Prever suas implicações.

55 VERIFICAR HIPÓTESE Decidir sobre novos dados; Analisar e avaliar dados; Interpretar resultados da análise estatística;

56 CONCLUIR Confirmar, invalidar ou modificar hipótese; Explicar resultados; Se possível, generalizar conclusão.

57 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS NBR 6023 – Referências – elaboração; NBR Numeração das seções; NBR 6027 – Sumário – apresentação; NBR 6028 – Resumo – apresentação; NBR 6034 – Índice – apresentação; NBR – Citações em documentos; NBR Lombada; NBR – Trabalhos acadêmicos – apresentação;

58 BIBLIOGRAFIA SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. – Fundamentos de metodologia científica – 3a. Ed. – Ed. Atlas – SP – 1991.

59 FIM


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google