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METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.

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1 METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

2 CONCEITOS O QUE É CIENCIA ? O QUE É CIENCIA ?

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4 INTUIÇÃO: função especial da mente humana que age pelo pensamento independente da formação científica. EMPIRISMO: É o conhecimento tirado da experimentação; RACIONALIZAÇÃO: Ao contrario dos empiristas, os racionalistas afirmam que nossos sentidos nos enganam.

5 CLASSIFICAÇÃO DA CIÊNCIA Procedimentos

6 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Leitura Leitura Análise do texto; Análise do texto; Fases da leitura; Fases da leitura; Problema; Problema; Hipóteses; Hipóteses; Pesquisa. Pesquisa.

7 LEITURA Busca do material Busca do material –Título –Data publicação –orelha –orelha –Índice ou sumário –Introdução –Bibliografia. Aspectos fundamentais Aspectos fundamentais –Atenção/intenção –Reflexão –Espírito crítico –Análise –Síntese.

8 FASES DA LEITURA De reconhecimento ou prévia; De reconhecimento ou prévia; –Busca do assunto Exploratória ou pré-leitura; Exploratória ou pré-leitura; –Sondagem p/ localizar informações Seletiva Seletiva –Sublinhar idéias principais –Assinalar nas margens –Efetuar anotações –Buscar no dicionário palavras não compreendidas. Reflexiva/crítica. Reflexiva/crítica.

9 ANÁLISE DO TEXTO Análise dos elementos Análise dos elementos Análise das relações Análise das relações –Idéias secundárias –Fatos que comprovam a opinião –Elementos de causa e efeito –Elementos de argumentação Pesquisa bibliografica

10 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; FICHAS; FICHAS; RESUMOS. RESUMOS.

11 FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Escolha do tema Escolha do tema –Compatível com formação; –Disponibilidade de tempo; –Delimitar assunto Distinguir sujeito e objeto Distinguir sujeito e objeto Limitar em função do tempo, região, etc. Limitar em função do tempo, região, etc. Elaborar plano de trabalho Elaborar plano de trabalho –Cronograma Identificação Identificação –Procura de catálogos e obras Localização e compilação Localização e compilação –Livros, artigos, etc. Fichas/análise e redação Fichas/análise e redação

12 FICHAS As fichas permitem: As fichas permitem: –Identificar obras –Conhecer seu conteúdo –Fazer citações –Analisar material –Elaborar críticas As fichas devem ter As fichas devem ter –Cabeçalho –Corpo do texto –Indicação/local –Referência bibliográfica

13 Exemplo de ficha Ocupações marginais no nordeste paulista Mobilidade social Modelos explicativos PASTORE, José – Modelos explicativos da mobilidade social. Desigualdade e mobilidade social. Sp – T. A. QUEIROZ, 1979 – p Texto - resumo Biblioteca da Faculdade de ciencias sociais - USP

14 RESUMOS Diferem das fichas por tratarem da obra completa. Diferem das fichas por tratarem da obra completa. É a apresentação concisa e seletiva do texto. É a apresentação concisa e seletiva do texto. Tipos Tipos –Descritivo Utiliza frases curtas; descreve apenas a natureza, forma e propósito. Utiliza frases curtas; descreve apenas a natureza, forma e propósito. –Analítico Dispensa a leitura do texto. É mais amplo que o descritivo. Dispensa a leitura do texto. É mais amplo que o descritivo. –Crítico Quando formula julgamento sobre o texto. Quando formula julgamento sobre o texto. Metodo

15 METODOLOGIA

16 MÉTODO

17 ETAPAS DO MÉTODO OBSERVAÇÃO/EXPERIMENTAÇÃO ANÁLISE/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA HIPOTESES REGISTRO DOS DADOS TESTES MODELAGEM GENERALIZAÇÃO

18 TIPOS DE OBSERVAÇÃO -SISTEMÁTICA -INDIVIDUAL -POR EQUIPE

19 MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO INDUTIVO –Partindo-se de dados particulares infere-se uma verdade universal FASES FASES –Observação dos fenômenos –Descoberta da relação entre eles –Generalização da relação Amostras tendenciosas Amostras tendenciosas DEDUTIVO DEDUTIVO –Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é verdadeira –Toda informação já estava implícita na premissa.

20 MÉTODO CIENTÍFICO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO –O problema surge de conflitos –Solução proposta consiste numa conjectura (nova teoria) –Testes de falseamento Problema

21 ORIGENS DOS PROBLEMAS Reconhecimento de um problema existente. Reconhecimento de um problema existente. –Exemplo: Efeitos do lixo tóxico Efeitos do lixo tóxico Por que a venda de aptos cresceu este ano? Por que a venda de aptos cresceu este ano? Melhorar status da empresa Melhorar status da empresa –O uso da grua melhora a produtividade? Planejar o crescimento Planejar o crescimento Curiosidade Curiosidade

22 O PROBLEMA DA INVESTIGAÇÃO Colocar o problema em forma de pergunta. Dirigir a pergunta para área principal do assunto. Colocar o problema em forma de pergunta. Dirigir a pergunta para área principal do assunto. –Exemplo: A observação obrigatória de regras de segurança diminui o número de acidentes ? Identificar as variáveis Identificar as variáveis –Variável: Fator, fenômeno ou característica que tem mais de um valor ou categoria.

23 VARIÁVEIS DEPENDENTES DEPENDENTES –Resultado, conseqüência ou produto de alguma variável. –Exemplo: Aumento do preço, diminui as vendas. Aumento do preço, diminui as vendas. INDEPENDENTES INDEPENDENTES –Presume causar a variável dependente. –Exemplo: Variáveis moderadoras.

24 DEFINIÇÕES OPERACIONAIS Enunciado que defini uma variável ao especificar as operações para medi-la. Enunciado que defini uma variável ao especificar as operações para medi-la. Objetivo: Limitar definição de modo a permitir a repetitividade. Objetivo: Limitar definição de modo a permitir a repetitividade. Exemplos: Exemplos: –Cliente ativo: qualquer pessoa que tenha mantido um compromisso com a organização em determinado período. Hipóteses

25 CONCEITO DE HIPÓTESE

26 HIPÓTESES RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS; RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS; TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE; TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE; FONTES FONTES

27 RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS Determinar a relação esperada entre as variáveis. Determinar a relação esperada entre as variáveis. –Se X cresce Y crescerá –X esta correlacionada com Y Relações multivariadas Relações multivariadas –Vários fatores intervindo no processo Aplicação da análise fatorial (Método estatístico) Aplicação da análise fatorial (Método estatístico)

28 CARATERÍSTICAS DA HIPÓTESE

29 TIPOS

30 QUESTÕES OU HIPÓTESES? QUESTÕES QUESTÕES –Utiliza a população e não uma amostra. –Vantagens: Pode ser testado por outros e permite a objetividade. –Custo elevado HIPÓTESES HIPÓTESES –Inferência estatística –Testes de significância –Uso de amostragens –Aceito cientificamente –Dificuldade em garantir a aleatoriedade da amostra.

31 FONTES P/ ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES Conhecimento familiar Conhecimento familiar Observação Observação Comparação com outros estudos Comparação com outros estudos Dedução lógica de uma teoria Dedução lógica de uma teoria Cultura geral Cultura geral Analogias Analogias Experiência pessoal Experiência pessoal Casos discrepantes Casos discrepantes

32 Como utilizar uma hipótese

33 Exemplo de hipóteses

34 Hipóteses Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

35 Hipóteses Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

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41 Pesquisa

42 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS NBR 6023 – Referências – elaboração; NBR 6023 – Referências – elaboração; NBR Numeração das seções; NBR Numeração das seções; NBR 6027 – Sumário – apresentação; NBR 6027 – Sumário – apresentação; NBR 6028 – Resumo – apresentação; NBR 6028 – Resumo – apresentação; NBR 6034 – Índice – apresentação; NBR 6034 – Índice – apresentação; NBR – Citações em documentos; NBR – Citações em documentos; NBR Lombada; NBR Lombada; NBR – Trabalhos acadêmicos – apresentação; NBR – Trabalhos acadêmicos – apresentação;

43 BIBLIOGRAFIA SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press SPROULL, N. L. - Handbook of research methods: a guide for praticioners and students in the social sciences -. - The Scarecrow Press LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. – Fundamentos de metodologia científica – 3a. Ed. – Ed. Atlas – SP – LAKATOS, E.M. e MARCONI, M.A. – Fundamentos de metodologia científica – 3a. Ed. – Ed. Atlas – SP – 1991.

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