A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sustentabilidade Dra. Susane Chang.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sustentabilidade Dra. Susane Chang."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade Dra. Susane Chang

2 Manutenção e recuperação da qualidade dos ambientes (Ex: poluição do ar e das águas, devastação, monoculturas): dia-a-dia dos moradores das grandes cidades. Proposta de Sustentabilidade: final do séc. XX, como parte do processo de reflexão para equacionamento destes problemas. Soluções isoladas X Transformação do modo de vida: recuperação da qualidade ambiental.

3 Carbono liberado pelos motores a gasolina ou diesel está provocando um aumento gradativo da temperatura em todo planeta (EFEITO ESTUFA) A utilização de combustíveis derivados do petróleo tem aumentado a concentração de gases -como o gás carbônico (CO2)-na atmosfera, intensificando o efeito estufa natural e levando ao agravamento do problema do aquecimento global. Além disso, esses combustíveis contêm muitas impurezas de compostos sulfurados, liberando também óxido de enxofre para o meio ambiente, o que contribui muito para a ocorrência de chuvas ácidas.

4 Os biocombustíveis, tais como o biodiesel, o etanol e o biogás, são cada vez mais mostrados nos meios de comunicação como melhores que os combustíveis fósseis derivados do petróleo, tais como a gasolina e o óleo diesel. Não interferindo no Ciclo do Carbono, os biocombustíveis anulam o efeito estufa.

5 Conceito de Sustentabilidade
Em 1987, as Nações Unidas definiram o conceito de desenvolvimento sustentável: O desenvolvimento deve ser suportável, viável e durável, portanto, um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. 

6 Os mesmos processos que têm possibilitado o crescimento econômico também têm gerado sérios problemas de degradação ambiental Necessidade de modificação do NOSSO modo de vida (transformação e harmonização)

7 Como pode haver Sustentabilidade?!
Os padrões de consumo sejam mantidos dentro do limite de interferência que o meio natural pode suportar; As necessidades humanas sejam atendidas de modo igualitário, assegurando a todos as mesmas oportunidades; A evolução demográfica esteja em equilíbrio com o potencial produtivo dos ecossistemas; Os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra – atmosfera, água, solos e seres vivos – não sejam degradados; Os recursos renováveis sejam usados dentro de limites que permitam sua regeneração natural; Os impactos ambientais negativos sejam minimizados, a fim de manter a integridade global do sistema.

8 Como alcançar uma Transformação Social?!
Sistema Político que assegure a participação da população em processos decisórios; Economia que produza excedentes em bases confiáveis; Sistema Social que resolva questões provenientes de distribuição desigual de renda e benefícios; Sistema de produção que conserve a base de recursos naturais; Sistema Tecnológico que busque novas soluções; Sistema administrativo flexível, visando o bem comum. Acontece?!

9 Diretrizes Mundiais para o Futuro
Conferência Rio 92 (Rio de Janeiro) e Rio + 10 (África do Sul): Considerado um dos marcos nos esforços internacionais em direção à sustentabilidade; Objetivo: elaboração de estratégias na busca de interromper e reverter os efeitos da degradação ambiental; Documentos Aprovados: Declaração Rio: princípios por meio dos quais são definidos os direitos e responsabilidades dos governos e cidadãos em relação ao ambiente; Agenda 21: metas a serem atingidas no século XXI, visando direcionar as transformações sociais rumo a sustentabilidade;

10 Declaração de Florestas: define princípios sustentáveis para a conservação de florestas
Convenção de Mudanças Climáticas (Protocolo de Kyoto-1997): define medidas para redução da emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, e consequentemente, a redução do aquecimento global; Convenção sobre a Biodiversidade: define a necessidade de conservação da biodiversidade, dispondo sobre os direitos dos países detentores de biodiversidade significativa

11 Rio + 10: produção de dois documentos – Declaração Política e Plano de Implementação – reafirmando as decisões da Rio 92 e o compromisso com a interdependência entre crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental; Na prática: prevalecem razões e objetivos econômicos e financeiros, em detrimento da construção de um mundo mais saudável.

12 Até a próxima aula!


Carregar ppt "Sustentabilidade Dra. Susane Chang."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google