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TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Apresentação em tema: "TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL"— Transcrição da apresentação:

1 TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
PLANO DE MOBILIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL E CONTINENTAL

2 Olhando para as ações! O que elas propõem? Articular e mobilizar agentes públicos governamentais e não-governamentais ligados à temática da criança e do adolescente fomentando um pacto no município em prol da educação integral e da atuação em rede.

3 Objetivo: Sensibilizar no microterritório os 3 (três) níveis de atores: Serviços e equipamentos ligados as ações no microterrítório; Profissionais e supervisores das diferentes áreas de atuação voltadas a criança e adolescente de 6 à 14 anos; Gestores públicos e do terceiro setor; Ações: Criação de mailing de lugares fortes no microterritório; Criação de mailing de contatos pessoais no território a que está envolvido; Fomalizar convite; Criação de identidade permanente do “Tecendo redes”; Sistematizar encontros presenciais do “Tecendo redes”; Participação conjunta dos membros do grupo como articular nos diferentes espaços de atuação dos seus integrantes para fortalecimento do “Tecendo Redes”;

4 Educar, todo mundo está envolvido.
Importante: Análise de contexto e de rede; Educação Integral não é compromisso só da Educação; Parcerias; A defesa de direitos aparece como um ponto de encontro deste grupo; Deslocar o olhar da miséria para a potência; Quem esta envolvido? Educar, todo mundo está envolvido.

5 Envolvidos: Pró viver Associação Poiesis LBV Abrasoffa Casa Vó Benedita Ismênia de Jesus Outeiro de Santa Catarina Escola José Bonifácio UME Maria Patrícia Aquário Ginásio Rebouças Sesc Escolinha de surf SMS / Saúde da Família – Morros CRAS Centro / SEAS CMDCA / CODESP SESEG SGO SEDUC Orquidário Pinacoteca Secom Caruara Sala Verde Caruara Cruzada das Senhoras Católicas SENAI

6 Como torná-las visíveis e disponíveis para o território?
Espaços múltiplos; Articular rede de educação integral; Conversar com a comunidade; Divulgar o que o território oferece em trabalhos com as famílias; Como a articulação destas diferentes ações se conectam com o município e, portanto, se ampliam para além do território? Quebra de fronteiras; Comprometimento pessoal e da rede;

7 EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CENTRO E NA ÁREA CONTINENTAL
PLANOS DE AÇÃO NO MICROTERRITÓRIO Este grupo é formado por atores dos territórios do Centro e da Área Continental envolvendo ONG’s, Conselho de Direito e diferentes serviços públicos voltados a criança e adolescente na faixa etária de 6 a 14 anos. Fazemos parte do projeto “ Tecendo Redes”, resultado da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Santos,Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef para buscar a implementação da Educação Integral no município de Santos. Nosso objetivo é formar uma rede articulada para trabalhar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes que vivem nas áreas de atuação. Considerando ser esta uma região que possui uma diversidade estrutural, física, ambiental e cultural que necessita ser compreendida pelos envolvidos, construímos um Plano de Educação Integral neste microterritório, que compreende dois Planos de ação:

8 A História em Construção Conhecendo o Centro e Caruara
Isso só é possível, porque existe um planejamento coletivo das ações que respeitam os vários atores envolvidos e suas diversidades, a abertura para entrada de novos parceiros e colaboradores. O Plano foi construído, tendo como norte o princípio fundamental de respeito e garantia aos direitos da criança e adolescente. Na perspectiva da educação integral, apostamos na articulação das forças locais, com o entendimento de que estamos todos a serviço da criança e do adolescente. As ações do grupo visam otimizar recursos, qualificar o atendimento, valorizar os espaços de aprendizagem, reconhecendo as potencialidades locais.

9 HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO
Objetivo: Proporcionar as crianças contato com o conteúdo da sua história e modos de vida familiar, relacionando-os com a história do bairro e da cidade onde vivem. Responsáveis: Cristina – Seção Centro de Valorização da Criança – Centro Cristiane – Associação Poiesis Higor – Seção Centro de Valorização da Criança – Centro Roberta – Casa Vó Benedita Rosane – Unidade Básica de Saúde – Conselheiro Nébias

10 CONHECENDO CENTRO E CARUARA
Objetivo: Possibilitar as crianças, adolescentes e todos os atores envolvidos, novos olhares e vivências dentro dos microterritórios, valorizando o sentimento de pertencimento, seus potenciais e do local onde moram, estabelecendo e fortalecendo laços afetivos com familiares, amigos e comunidade. Responsáveis: Lucilene - Cruzada das Senhoras Católicas Maria Cristina – Seção de Centros Comunitários – Caruara/Monte Cabrão Cibele – Orquidário Municipal de Santos Marco Antônio – Centro de Referência da Assistência Social – CRAS-Centro Mario – Secretaria de Turismo Tatiane – Casa Vó Benedita Podemos ressaltar como pontos fundamentais dos dois planos de ação: A participação das crianças e adolescentes como protagonistas no processo de construção das ações propostas nos planos; A participação da família e comunidade inseridas nos planos de ação, promovendo uma melhor integração e conhecimento do local onde vivem; A troca de saberes entre os vários atores e o envolvimento nas ações propostas, contribuindo para o fortalecimento do trabalho em rede.


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