A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETNIA ALEMÃ. O culto às tradições germânicas está muito presente em nossa sociedade, desde a nossa alimentação, danças o que reafirma a presença da Alemanha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETNIA ALEMÃ. O culto às tradições germânicas está muito presente em nossa sociedade, desde a nossa alimentação, danças o que reafirma a presença da Alemanha."— Transcrição da apresentação:

1 ETNIA ALEMÃ

2 O culto às tradições germânicas está muito presente em nossa sociedade, desde a nossa alimentação, danças o que reafirma a presença da Alemanha em pedacinhos no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul, onde os 38 primeiros imigrantes chegaram em 1824, instalando-se nas terras da Real Feitoria do Linho Cânhamo, posteriormente denominada de São Leopoldo. Os imigrantes deslocavam-se com a promessa do imperador de receberem lotes de terras, isenção de impostos e animais para trabalhar.

3 ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA -

4 A gastronomia alemã é muito diversificada, destacando o pernil de porco, batata a vapor, chucrute, cucas recheadas e tortas saborosas. São pratos típicos: - o doce de farinha caseira (bolacha caseira); - os biscoitos; - as broas enfeitadas com clara em neve e confeitos coloridos; ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA -

5 - köskuchen (cuca de queijo); - streusenlkuchen (cuca de frutas); - o pão-de-ló; - a schimier (mistura de batata-doce e frutos cozidos em calda, a qual é posta sobre o pão); - as carnes defumadas; - schweinenbraten (assado de porco); - bockhunchen (assado de galinha);

6 ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA - - sauer kraut, o chucrute (repolho azedo, temperado); - bockwurst (salame, lingüiça); - eisbein; - karrê; - dampfnudeln (massa abafada); - reis (arroz); - reismilch (arroz com leite); - kartoffel klösse (batatinha pré-cozida e depois assada); - bretzel; - a pastelaria; - o queschmier.

7 ETNIA ALEMÃ - ALMOÇO TÍPICO GAÚCHO - Bockwurst (salsicha), galinha assada, pernil de porco, eisbein, batata a vapor, massa com molho, arroz primavera, chucrute (repolho temperado), maionese, saladas diversas, cuca recheada.

8 ETNIA ALEMÃ - BEBIDAS - A bebida predileta dos alemães é a hausbier ou a cerveja caseira, a gengibira e a framboesa. Os alemães assimilaram dos brasileiros o gosto pela caninha, que eles passaram a chamar de Schnaps e dos gaúchos, o gosto pelo chimarrão.

9 ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - A preparação para o Natal entre os alemães caracteriza-se: - pela exigência de bom comportamento(por parte das crianças), sob pena de serem privadas de presentes pelo Papai Noel; - pela confecção de doces caseiros; - pela presença da bebida preferida para a ocasião: a framboesa.

10 ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - Devido a forte influência dos imigrantes alemães, nós herdamos: - o hábito de preparar a árvore de Natal colocando enfeites coloridos e flocos de algodão para simbolizar a neve presente nos natais da Alemanha; - o hábito de armar o presépio, enfeitando-o com barba de pau; - o culto ao Papai Noel, com suas roupas vermelhas grossas e pesadas(próprias para o frio), e o trenó com as renas; - a colocação da coroa de Natal nas portas das casas, enfeitadas com ramos verdes e fita vermelha; - cerimônia religiosa seja ela evangélica ou católica.

11 ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - - A beleza jovem é presença importante nas festas alemãs. - O brasão é o orgulho da colônia alemã. - A roupa nova é indispensável no Natal. - As músicas natalinas são tocadas com instrumentos de sopros, acrescidos ao violino, rabecão e bateria.

12 ETNIA ALEMÃ - PÁSCOA - A preparação para a Páscoa caracteriza-se: - pela confecção de ninhos por parte das crianças; - pelo silêncio respeitoso durante o dia da Sexta-Feira Santa; - pela coleta da marcela na madrugada de Sexta-Feira Santa.

13 ETNIA ALEMÃ - KERB - Festa que representava a satisfação da comunidade pelo término do templo, realizava-se também a kerbmesse, que era a missa ou o culto, com o mesmo fim.

14 ETNIA ALEMÃ - KERB - Caracteriza a época do kerb: - a intensa preparação familiar; - a vinda de parentes distantes; - a realização de 3 dias de festa; - a animação de bandinhas; - as rodas de chimarrão com doce durante as tardes; - os grupos para o jogo de carta ou schafkopf; -Durante o balile era colocada uma fita colorida na lapela do casaco de cada bailarino, sendo cobrada uma pequena quantia que servia de pagamento para a bandinha.

15 ETNIA ALEMÃ - BAILES - Os bailes nas regiões colonizadas pelos imigrantes possuíam as seguintes características: - animados por bandinhas; - a ordem das danças era pré-estabelecidas; - pela realização do Damen-Walzer ou Valsa das Damas; - pela realização da valsa da vassoura.

16 ETNIA ALEMÃ - TIPOS DE BAILES - - Damem-Ball ou Baile das Damas; - Baile da Pelúcia ou Pelusscien-Ball; - Baile do kerb; - Baile do Rei ou konigs-Ball; - Baile da Oktober fest; - Baile da Páscoa; - Baile de Ano Novo;

17 ETNIA ALEMÃ - DANÇAS - - Poloneise; - Polka; - Mazurca; - Valsa; - Fox; - Quadrilha.

18 ETNIA ALEMÃ - COSTUMES GERMÂNICOS - - a grande religiosidade; - o espírito de vida em comunidade; - a expressão linha, referindo-se ao local de espera do ônibus; - o ajardinamento das residências; - as revistas em língua em alemã

19 ETNIA ALEMÃ - FICHA TÉCNICA - - Criação: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira Aline B., Ana Paula, Maristela, Leandro, Rejane, Vânia, Carine, Eliane L., Vinícius. - Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos


Carregar ppt "ETNIA ALEMÃ. O culto às tradições germânicas está muito presente em nossa sociedade, desde a nossa alimentação, danças o que reafirma a presença da Alemanha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google