A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multideficiência e/ou Portador de Alguma Deficiência Escola Alerta! Acessibilidades a Todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multideficiência e/ou Portador de Alguma Deficiência Escola Alerta! Acessibilidades a Todos."— Transcrição da apresentação:

1 Multideficiência e/ou Portador de Alguma Deficiência Escola Alerta! Acessibilidades a Todos

2 “Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive”. Ricardo Reis “Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la…” Autor Desconhecido

3 Um dos problemas com que se debatem nos dias de hoje os cidadãos portadores de deficiência prende-se com a sua integração na sociedade de forma geral. A integração dos portadores de deficiência tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial, direccionando programas e políticas educacionais e de reabilitação em vários países.

4 O princípio que rege a proposta de integração escolar chama-se princípio de normalização e, refere que todas as pessoas portadoras de deficiências têm o direito de usufruir de condições de vida o mais comum ou “normal” possível, na sociedade em que vivem. Dito de outra forma, normalizar não significa tornar normal, mas sim dar à pessoa oportunidades.

5 No âmbito do Projecto sobre a Multideficiência e/ou Portadores de Alguma Deficiência, as alunas, Ana Rita Almeida, Andreia Carvalhal, Bárbara Portelada, Beatriz Pedro, Joana Ferreira, Joana Sousa e Mariana Pinto, encontram-se a desenvolver várias atividades, em articulação com a Psicóloga Gabriela Alexandra Vieira e com a GNR (Capitão João Marques, EPNA e SPE) de Santa Comba Dão. Este projeto foi iniciado no ano letivo de 2010/2011 e contou com a colaboração da Professora Anabela Gonçalves e da Psicóloga Estagiária Cátia Reis.

6 Projecto este, que visa proporcionar aos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, portadores de Multideficiência e/ou com alguma deficiência, dias diferentes, com o objectivo de experimentarem sensações e movimentos que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas, ambientais e sociais.

7 Atividades na Biblioteca Uma das atividades, decorreu na Biblioteca da Escola Secundária/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em articulação com os Professores da Unidade de Multideficiência e com a Biblioteca.

8

9

10 Hipoterapia, Passeio ao Parque Ecológico em Gouveia e ao CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Outra das atividades consistiu em andar a cavalo no Destacamento Territorial da GNR em Gouveia (Hipoterapia), seguido de um almoço (Piquenique) no Parque Nossa Senhora dos Verdes em Moimenta da Serra (Gouveia).

11 Da parte da tarde, realizou-se uma visita ao Parque Ecológico em Gouveia e ao Cervas (Centro de Ecologia, recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Estas atividades decorreram em articulação com os Professores de Educação Especial e, com a GNR (EPNA e SPE) de Gouveia e de Santa Comba Dão.

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Passeio de Barco na Albufeira da Barragem da Aguieira. Tentamos realizar sonhos a alguns dos meninos que nunca tinham andado de barco e, proporcionar a outros momentos inesquecíveis, com a ajuda da GNR (EPNA e SPE) de Santa Comba Dão. Realizámos assim dois passeios de barco. Nesses passeios, também, puderam andar de canoa.

21

22

23

24

25

26 Com este Projeto Pretendemos:  Sensibilizar e mobilizar os alunos para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e, em particular as pessoas com multideficiências e/ou portador de alguma deficiência ou incapacidade, através da eliminação das barreiras sociais, as quais dificultam ou impedem a acessibilidade destas pessoas, o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efectivo dos seus direitos.

27  Sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com multideficiências e/ou portador de deficiências ou incapacidade.  Promover a participação das escolas e da comunidade, na construção de uma sociedade para todos.

28  Continuar com o protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

29  Continuar com o protocolo estabelecido com o Destacamento Territorial da GNR em Santa Comba Dão.

30  Estabelecer protocolos com os Serviços de Saúde e outros, reforçando a responsabilidade e o empenho desses agentes no sentido da superação de barreiras limitativas da participação das pessoas com multideficiência e/ou portador de deficiências ou incapacidade.

31  Promover a observação e o registo sistemático do impacto entre as propostas de solução planeadas e a sua efectiva concretização, procedendo para o efeito a uma avaliação periódica.  Que os alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão continuem integrados, sempre que possível nas turmas de currículo regular (o que acontece já na maioria dos casos), com as adaptações necessárias e adequadas a cada especificidade.

32 Numa outra fase com este Projeto Também Pretendemos:  Sensibilizar e mobilizar os alunos para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e, em particular as pessoas com multideficiências e/ou portador de alguma deficiência ou incapacidade, através da eliminação das barreiras físicas, as quais dificultam ou impedem a acessibilidade destas pessoas, o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efectivo dos seus direitos.

33 Assim, tentamos fazer um levantamento do que é preciso melhorar em Santa Comba Dão e nos arredores. Igrejas

34 Câmara Municipal de Santa Comba, Junta de Freguesia e Segurança Social Junta de Freguesia de Nagosela

35 Multibanco, Escadas e Outros

36 Também fizemos um levantamento do que está bem em Santa Comba Dão e nos arredores. Biblioteca Municipal e Correios

37 Tribunal Laboratório de Análises Clínicas e Cafés

38 PEDRAS NO CAMINHO... Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo... E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história... É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma... É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'! É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta... Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo... (Fernando Pessoa)

39 Trabalho Realizado por:  Ana Rita Alves Almeida, nº1, 9ºB, 15 anos  Andreia Lopes Carvalhal, nº3, 9ºB, 15 anos  Bárbara Prata Portelada, nº4, 9ºB, 14 anos  Beatriz Batista Pedro, nº5, 9ºB, 14 anos  Joana Antunes Ferreira, nº16, 9ºB, 15 anos  Joana Raquel Dinis de Sousa, nº17, 9ºB, 15 anos  Mariana Neves Pinto, nº18, 9ºB, 14 anos  Psicóloga Gabriela Alexandra Vieira Colaboração  Professora Anabela Gonçalves (Ano Letivo 2010/2011)  Psicóloga Estagiária Cátia Reis (Ano Letivo 2010/2011)  Professor Júlio Rolinho (Ano Letivo 2011/2012)

40

41 Dados do Trabalho a Concurso:  Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão – Escola Secundária de Santa Comba Dão Avenida da Escola Secundária nº 1 3440 – 954 Santa Comba Dão Telefone - 232-880050 F AX - 232 – 880058 E MAIL – agrupamentoescolasscd@gmail.comagrupamentoescolasscd@gmail.com gabrielavieira1@hotmail.com  Distrito de Viseu, Concelho de Santa Comba Dão  Categoria 2 – Barreiras Sociais  Ano Lectivo 2011/2012


Carregar ppt "Multideficiência e/ou Portador de Alguma Deficiência Escola Alerta! Acessibilidades a Todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google