A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FASE 2C AULA 8 FENÔMENOS DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FASE 2C AULA 8 FENÔMENOS DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA"— Transcrição da apresentação:

1 FASE 2C AULA 8 FENÔMENOS DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA
DESDOBRAMENTO COMO PRÉ-REQUISITO PARA O INTERCÂMBIO MEDIÚNICO DED –Diretoria de Estudos Doutrinários Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote º Andar- Sala Telefone: -

2 Objetivos Fazer considerações sobre o desdobramento – fenômeno anímico - e sua importância como momento pré-mediúnico Clarificar situações de desdobramento na prática mediúnica Ressaltar a importância da função do médium de desdobramento Explicitar a existência do segundo desdobramento e exemplificá-lo

3 Desdobramento Fenômeno anímico que permite ao espírito libertar-se do corpo parcialmente e estar em outros lugares. Kardec – em A Gênese – “(...) o espírito aproveita-se com satisfação da oportunidade de escapar da prisão corporal sempre que pode” É um dos mais ricos fenômenos anímicos, em que o ser se move livremente, pensa melhor, decide com maior conhecimento, mantém intenso intercâmbio com encarnados e desencarnados, segundo seus interesses e afinidades.

4 Desdobramento Livro dos Espíritos
Q.400 “O Espírito encarnado permanece de bom prazer no seu corpo material? - É como se perguntasse a um presidiário, se gostaria de sair do presídio. O espírito aspira sempre à sua libertação e tanto mais deseja ver-se livre do seu invólucro, quanto mais grosseiro é este” Q.401 “Durante o sono a alma repousa como o corpo? - Não, o espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços entre corpo e espírito e, ele se lança pelo espaço e entra em relação com os outros espíritos sintonizados por ele”

5 Desdobramento e Psicofonia
Na psicofonia insconsciente ou sonambúlica “A médium desvencilhou-se do corpo físico, como alguém que se entregava a sono profundo, e conduziu consigo a aura brilhante de que se coroava. Qual se fora atraído por vigoroso ímã, o sofredor arrojou-se sobre a organização física da médium, colando-se a ela instintivamente. Auxiliado pelo guardião que o trazia, sentou-se afigurando-se-me dificuldade, intensivamente ligado ao cérebro mediúnico. ( Nos domínios da Mediuinidade , cap VIII ). Na psicofonia consciente “Notamos que Eugênia-alma afastou-se do corpo, mantendo-se junto dele, a distância de alguns centímetros, enquanto que, amparado , pelos amigos que o assistiam, o visitante sentava-se rente, inclinando-se sobre o equipamento mediúnico ao qual se justapunha, à maneira de alguém a debruçar-se numa janela” ( Nos domínios da Mediunidade , cap VI )

6 Médium de Desdobramento
Hermínio Miranda - Diversidades dos Carismas "é nesse estado que o espírito consegue entrar na posse de algumas de suas faculdades superiores, pelo acesso aos arquivos da sua memória integral. Daí lembrar-se de encarnações passadas e até mesmo, em situações especiais, afastar a densa cortina que encobre o futuro". Martins Peralva - em “ Estudando a Mediunidade “ Ao analisar as situações em que pode ocorrer essa libertação espiritual, chama a atenção para a existência, nos trabalhos mediúnicos, do chamado médium de desdobramento, ou seja, "aquele cujo espírito tem a propriedade ou faculdade de desprender-se do corpo, geralmente em reuniões". Desprende-se e excursiona por vários lugares na Terra ou no Espaço, a fim de colaborar nos serviços, consolando ou curando.

7 Médium de Desdobramento
André Luiz - Nos Domínios da Mediunidade: "considerável número de pessoas, principalmente as que se adestram para esse fim (desdobramento), efetuam incursões nos planos do espírito, transformando-se, muitas vezes, em preciosos instrumentos dos benfeitores da espiritual idade, como oficiais de ligação entre a esfera física e a esfera extrafísica”. (...) No caso de um médium de desdobramento desejar aprimorar a sua faculdade e aumentar os seus recursos, há condições de ordem moral das quais não pode prescindir: vida pura, aspirações elevadas, potência mental, cultivo da prece e exercício constante.

8 Desdobramento e o Trabalho Mediúnico
Hermínio Miranda confirma exatamente essa atividade mediúnica. Diz o autor, referindo-se a uma personagem do seu livro Diversidade dos Carismas: "É comum observar-se em Regina o trabalho mediúnico específico e bem caracterizado em desdobramento. Em várias oportunidades, em vez do espírito manifestante ser trazido ao grupo, ela é que vai ao encontro dele, o que dá conhecimento antecipado ao dirigente dos trabalhos. Desprende-se e é levada pelos amigos espirituais".

9 Segundo Desdobramento
Pesquisas revelam que não se trata de um fenômeno restrito aos seres que ainda estão na carne. Experiências realizadas por Albert de Rochas informam que poderá ocorrer um segundo desdobramento, a partir do perispírito já desdobrado do corpo físico, quando se separa daquele a essência espiritual. Este fenômeno é ratificado por André Luiz em Nosso Lar, quando o autor desencarnado visitou, conscientemente, o espírito de sua mãe, habitante de plano superior ao seu, após desdobrar-se de seu corpo perispiritual que ficara em repouso numa das unidades da instituição à qual fora escolhido.

10 Referências Bibliográficas
01. KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. de Guillon Ribeiro. 57. ed. Rio de Janeiro, FEB, p COMPLEMENTARES. 02. MIRANDA, Hermínio C.. Diversidades dos Carismas : Teoria e prática da mediunidade. 2ª edição . – Niterói , RJ : Arte e Cultura , 1992 , Rio de Janeiro, p 03. AKSAKOF, Alexandre , Animismo e Espiritismo. 5. ed. Rio de Janeiro, FEB, p 04. LUIZ , André , Nos Domínios da Mediunidade . 4. ed . Rio de Janeiro , FEB , cap. VI e VIII 05. Peralva , Martins , Estudando a Mediunidade ed. Rio de Janeiro , FEB , cap. X


Carregar ppt "FASE 2C AULA 8 FENÔMENOS DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google