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Epistemologia e ciência da informação
Rafael Capurro Stuttgart University of Applied Sciences
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Introdução O conceito de paradigma (Th. Kuhn)
“paradeigma” = exemplificar, mostrar uma coisa com referência a outra “ciência normal” e “período revolucionário” três paradigmas da ciência da informação: físico, cognitivo, social o conceito de informação
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I. Correntes epistemológicas do século XX
A hermenêutica (Heidegger, Gadamer) O racionalismo crítico (Popper) A teoria crítica (Apel, Habermas) Epistemologia e biologia O construtivismo (von Foerster, Maturana/Varela) A teoria dos sistemas (Luhmann)
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II. Paradigmas epistemológicos da ciência da informação
O paradigma físico: Shannon e Weaver: informação e mensagem os experimentos de Cranfield: recall e precision informação semântica e pragmática (MacKay, Bar-Hillel, Dretske, Barwise/Perry) “information-as-thing” (Buckland)
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II. Paradigmas epistemológicos...
O paradigma cognitivo: Paul Otlet e Henri Lafontaine Popper e Brookes: o “terceiro mundo”, “os problemas em si” e a “informação objetiva” os “estados de conhecimento anômalos” (Belkin) Ingwersen: o sujeito cognoscente e suas necessidades Vakkari: os estados anômalos e as estratégias de busca
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II. Paradigmas epistemológicos...
O paradigma social: Frohmann e a crítica ao paradigma cognitivo Heidegger, Wittgenstein e a hermenêutica artificial HjØrland e a “domain analysis”
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II. Paradigmas epistemológicos...
A diferença entre: mensagem (oferta de sentido) informação (seleção de sentido) é a diferença crucial de nossa disciplina entendida assim também como teoria das mensagens e não apenas como teoria da informação.
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II. Paradigmas epistemológicos...
Dos “estados cognitivos anômalos” (Belkin) aos estados existenciais anômalos “Informação é conhecimento em ação” (Kuhlen) Peirce e Brier: “cybersemiotics” É possível criar uma teoria unificada da informação? (Hofkirchner)
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Conclusão Conseqüências práticas dos paradigmas epistemológicos:
Hermenêutica de usuários Hermenêutica da coleção Hermenêutica do sistema intermediário Nem linguagem universal nem linguagem privada Informação - para quem?
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Conclusão Vivemos em uma sociedade de mensagens digitais
Da sociedade de distribuição hierárquica de mensagens à sociedade interativa O desafio epistemológico e epistemoprático
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Conclusão "Assim é nossa crença que o destino final, o objetivo do trabalho com a informação é promover o desenvolvimento do indivíduo de seu grupo e da sociedade. Entendemos por desenvolvimento de uma forma ampla, como um acréscimo de bem estar, um novo estágio de qualidade de convivência, alcançado através da informação. A ação social maior é fazer a luz brilhar para cada ser humano através da informação como mediadora do conhecimento." (Barreto 2002)
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