A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO: questões históricas OBJETIVO: destacar a evolução do conceito de informação ao longo do tempo pelas diferentes áreas do conhecimento. Murilo Silveira

2 INFORMAÇÃO: questões históricas
PREMISSAS INFORMAÇÃO refere-se a um registro (mensagens) de fatos e acontecimentos. COMUNICAÇÃO refere-se às transmissões de mensagens (registradas ou não). CONHECIMENTO refere-se às informações assimiladas e estocadas na mente das pessoas ou em algum suporte.

3 INFORMAÇÃO: questões históricas
Raízes Latinas e Origens Gregas In refere-se a um contexto biológico. Informio e informatio referem-se a contextos biológico, pedagógico, moral, epistemológico e ontológico. Prolepse e ideas, a fim de descrever a ação ativa e uma ação da mente mostrado algo desconhecido ou ajudando a mente, como parte da ars memoriae, para relembrar uma situação passada através da representação pictórica de uma sentença.

4 INFORMAÇÃO: questões históricas
Usos Modernos e Pós-modernos Informio e informatio transformam-se em informação, mantendo seu significado epistemológico. O processo de informar Dar vida ao que já existe (forma substancial) Criação da informação através da linguagem (comunicar algo a alguém)

5 INFORMAÇÃO: questões históricas
Usos Modernos e Pós-modernos De mundo (objetividade) para consciência (subjetividade). De união para unidades. TECNOLOGIA: modifica as formas de produção e uso de toda a criação humana. A informação passou a ser fragmentada Estrutura – Coisa Forma – Substância Ordem Intelectual – Impulsos Sensoriais

6 INFORMAÇÃO: questões históricas
Em Nasce a Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da Informação de Claude Shannon e Warren Weaver. Voltada para os sistemas de transmissão de dados nas telecomunicações e informática.

7 INFORMAÇÃO: questões históricas
TEORIA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO FONTE TRANSMISSOR CANAL RECEPTOR DESTINO RUÍDO

8 INFORMAÇÃO: questões históricas
Em Nasce a Equação Fundamental da Informação de Brookes. Voltada para as questões entre informação e conhecimento e a repercussão da relação destes para o ser humano.

9 INFORMAÇÃO: questões históricas
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA INFORMAÇÃO A equação exprime a passagem de um estado de conhecimento K(S) para um novo estado K(S + δS) devido a contribuição de um novo conhecimento δK, extraído de uma informação δI, sendo δS o efeito da assimilação que modifica o estado inicial do conhecimento. K(S) + δK = K(S + δS) δI

10 INFORMAÇÃO: questões históricas
Conceito de Informação nas Ciências Naturais Baseado no modelo de Shannon e Weaver. Informação Interpretada Depende de um contexto para comunicar algo. Informação tem que ter forma e carregar significado (a importância da linguagem). Informação relaciona-se com evolução (Abordagem Evolutiva da Informação).

11 THE CONCEPT OF INFORMATION
Conceito de Informação nas Ciências Naturais Nesta abordagem, os antecedentes históricos e temporais são irrelevantes (particulariza-se a realidade, que é situacional). Trilema de Capurro (FLEISSNER; HOFKIRCHNER) Relações dos conceitos de informação com as teorias que influenciaram a Ciência da Informação: Relações Análogas; Relações Equívocas; Relações Unívocas. Uma Teoria Unificada de Informação deve levar em consideração o processo dinâmico da evolução.

12 THE CONCEPT OF INFORMATION
Conceito de Informação nas Ciências Humanas Baseado no paradigma do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. Interpretação e Seleção A interpretação da mensagem pelo sujeito, a partir da seleção, pode modificar o estado de conhecimento. Informação Pura É a informação que não modifica o estado de conhecimento do sujeito. Informação Incremental É a informação que carrega valor informativo (significado) capaz de modificar o estado de conhecimento do sujeito (gerada pela situação).

13 THE CONCEPT OF INFORMATION
Conceito de Informação nas Ciências Humanas “A informação é a construção do observador ou uma diferença mental que faça e/ou encontre uma diferença no mundo externo [...] a informação é uma construção individual do cérebro”. A Informação na Sociedade da Informação Recebe influências das mídias de massa, da visão moderna do conhecimento e das tecnologias digitais. Reivindica a distinção entre Comunicação e Informação Informação (Conceito Semântico) É a reunião de parte de dados de um contexto, para compor um todo coeso, capaz de constituir conhecimento.

14 THE CONCEPT OF INFORMATION
Conceito de Informação nas Ciências Humanas Nesta abordagem, o espaço e o tempo são fundamentais, pois funcionam como fatores determinantes na idade da informação. Informação é Poder! Informação de base tecnológica Informação É a qualidade de um determinado sinal em relação a um determinado mecanismo de disparo. Sinal = processo (comunicação) Mecanismo de disparo = mídia (documento)

15 EPISTEMOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
REFERÊNCIAS CAPURRO, R. HJØRLAND, B. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p , 2003.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google