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LIDERANÇA DE SERVIÇO Exposição baseada na obra ¨O Monge e o Executivo¨, de James C. Hunter – copyright 1998.

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1 LIDERANÇA DE SERVIÇO Exposição baseada na obra ¨O Monge e o Executivo¨, de James C. Hunter – copyright 1998.

2 CONCEITO DE LIDERANÇA LIDERANÇA é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Habilidade é uma capacidade adquirida. Pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique ações adequadas. Influência é a ação que uma pessoa exerce sobre a outra. Leva as pessoas a fazer o que desejamos. Em contrapartida, recebemos idéias, confiança, excelência, em suma, os dons voluntários de cada pessoa. Para compreender melhor como se desenvolve a influência, é fundamental compreender a diferença entre PODER e AUTORIDADE.

3 PODER X AUTORIDADE PODER é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer- Max Weber. Exemplos: Faça isso ou eu despedirei você. Faça isso ou irá para o castigo. Faça isso, senão… AUTORIDADE é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. – Max Weber Exemplos: Vou fazer isso porque mamãe pediu. Farei tudo o que tiver ao meu alcance para cumprir a meta. Regra Áurea – O ideal será que uma pessoa no poder tenha autoridade sobre as pessoas. PODER AUTORIDADE Pode ser vendido e comprado, dado e tomado Não pode ser comprada, nem vendida; nem dada ou tomada. Corrói os relacionamentos. Diz respeito a quem você é como pessoa, seu caráter. Diz respeito à influência que você estabelece.

4 PODER E VOLUNTÁRIOS Na Casa Espírita, em geral, todos os colaboradores são voluntários. 1. Os voluntários têm mais probabilidade de responder ao poder ou à autoridade? Usar poder com voluntários gera fuga, evasão de colaboradores. Eles só são voluntários em uma organização que satisfaça suas necessidades. 2. Lidamos com voluntários no mundo dos negócios? Resposta sem reflexão mais profunda: Não. Os empregados não são voluntários; são remunerados. Resposta com reflexão mais profunda: Sim. Os dons individuais de cada um não são alugados. Devem ser, pois, disponibilizados de boa vontade. Regra Áurea – Quando precisar usar o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele.

5 O CARÁTER Caráter é a qualidade inerente a certos modos de ser. É formado pelos princípios e valores que dão direção, significado e profundidade à vida. O primeiro passo para formar o caráter é enfrentar uma escolha difícil: comprometer-se a mudar e manter-se firme. Exemplos de qualidades humanas (virtudes): Humildade Confiabilidade Honestidade Compromisso Atitudes positivas Afetividade Respeitabilidade Bom ouvinte Todas são COMPORTAMENTOS. Algumas se tornam comportamentos habituais. Os hábitos são nossos traços característicos. Os hábitos evoluem; amadurecem em altos níveis. O desafio para o líder é escolher os traços de caráter que necessitam ser trabalhados.

6 Mudança comportamental individual O PROCESSO DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL D I F I C U L D A D E S T E M P O Aprendizagem Instrução Aprendizagem Auto-reflexão Opinião Atitudes Mudança comportamental grupal

7 OS RELACIONAMENTOS Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo: a TAREFA e o RELACIONAMENTO. Concentrando-se em apenas uma das dinâmicas o líder perde o equilíbrio. CONCENTRAÇÃO NA TAREFA CONCENTRAÇÃO NO RELACIONAMENTO Acontecerão: transferências rebeliões má qualidade de trabalho baixo compromisso baixa confiança. O líder não terá sua liderança assegurada Armadilha: promover pessoas à liderança por causa de suas aptidões técnicas. Regra Áurea – Executar tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Elementos motivadores nos relacionamentos: Tratamento digno e respeitoso. Sentimento de contribuição para o sucesso da organização ou tarefa. Sentimento de participação. Segurança. CONFIANÇA – O ingrediente imprescindível.

8 PARADIGMAS E MUDANÇAS Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que utilizamos para navegar na vida. Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos. O mundo parece ser muito diferente, dependendo de nossos paradigmas. O OUTRO RICO DOENTE JOVEM ESPÍRITA POBRE SADIO IDOSO CATÓLICO VISÕES SUBJETIVAS DO MUNDO Torna-se imprescindível eliminar velhos paradigmas, tais como: A Terra é o centro do universo. Mulheres são seres inferiores. Os judeus constituem uma raça inferior. O limbo é a morada de almas não pecadoras. A Casa Espírita não pode ter uma visão empreendedora.

9 POR QUÊ AS PESSOAS TÊM DIFICULDADES EM MUDAR? A mudança nos desinstala, nos tira da zona de conforto e nos força a fazer coisas de modo diferente, o que é difícil. > Quando nossas idéias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e por isso é sempre desagrável. Em vez de refletir sobre seus comportamentos e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em parmanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos. O progresso contínuo é fundamental tanto para as pessoas como as organizações. Nada permanece igual ao longo do tempo. > A natureza nos mostra claramente que ou você está vivo e crescendo, ou está morren- do, morto ou declinando.

10 PARADIGMA DE ADMINISTRAÇÃO PIRAMIDAL Conceito clássico de administração piramidal: PRESIDENTE VICE-PRESIDENTES GERENTES INTERMEDIÁRIOS SUPERVISORES EMPREGADOS CLIENTES Nas organizações todos estão voltados para o chefe, colocando o cliente em segundo ou terceiro plano. Os empregados, bem como os escalões intermediários se empenham, sobretudo, em manter o chefe satisfeito, o patrão feliz. E quem se preocupa em manter o cliente feliz?

11 NOVO PARADIGMA NAS ORGANIZAÇÕES É necessário inverter o triângulo e colocar o cliente no topo. CLIENTES EMPREGADOS SUPERVISORES GERENTES INTERMEDIÁRIOS VICE-PRESIDENTES PRESIDENTE Neste caso os empregados, apoiados pela linha de supervisores, estarão em contato direto com os clientes, servindo-os (removendo obstáculos) e garantindo o preenchimento de suas reais necessidades. É imprescindível também considerar que os supervisores comecem a ver os empregados como clientes, identificando-se com suas necessidades e removendo obstáculos ao fluxo de trabalho. É reconhecer que o papel do líder não é impor regras e dar ordens, mas servir. SERVIR É REMOVER OBSTÁCULOS.

12 NECESSIDADES X VONTADES Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja. Uma necessidade é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem estar do ser humano. O líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades. Atenção! Não se afirma que os líderes devem identificar e fazer a vontade das pessoas, ser escravos delas. Os escravos fazem o que os outros querem; os servidores fazem o que os outros precisam. As pessoas são diferentes, o que faz com que tenham necessidades diferentes, todavia, sempre é fundamental considerar que existem necessidades universais, como por exemplo, o respeito e a estima. Necessidades diferentes exigem diferentes estilos de tratamento para lidar com as necessidades individuais, o que sempre exigirá do líder alto grau de flexibilidade. Se o papel do líder é identificar e satisfazer as legítimas necessidades das pessoas é fundamental que o líder esteja permanentemente indagando: - Quais são as reais necessidades dos meus liderados?

13 TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS Abraham Maslow AUTO- -REALIZAÇÃO AUTO-ESTIMA PERTENCIMENTO E AMOR SEGURANÇA / PROTEÇÃO PRIMÁRIAS Necessidades universais As necessidades primárias são de base. Se não forem satisfeitas o corpo físico morre. As necessidades da segunda camada exigem segurança, juntamente com o fornecimento de limites e o estabelecimento de regras. Seguem-se as necessidades da pessoa estar integrada a um determinado grupo social e de ser amada. Impõe-se a necessidade da pessoa sentir-se valorizada, tratada com respeito, apreciada, encorajada, tendo suas ações reconhecidas. Chega-se ao patamar da auto-realização – a construção das experiências ético-morais. Princípios básicos: 1.As necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades mais altas. 2.Somente após a concretização das necessidades de um determinado nível é que o indivíduo busca as necessidades de um nível imediatamente superior.

14 LIDERANÇA DE SERVIÇO A partir do conceito de liderança já enunciado: Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum; perguntaremos – QUEM FOI O MAIOR LÍDER EM TODOS OS TEMPOS? Resposta: - JESUS. – Modelo e guia da Humanidade. Modelo de liderança vivenciada por JESUS: Para liderar você deve SERVIR – liderança de serviço. Jesus não utilizava o estilo de PODER. Jesus usava AUTORIDADE. Nunca forçou ou coagiu ninguém. SERVIR É IDENTIFICAR E SATISFAZER NECESSIDADES LEGÍTIMAS. Jesus liderou seus discípulos por longo período. A liderança que se exerce a longo prazo, suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre a autoridade. Lembremos: Autoridade é a capacidade de levar as pessoas a realizarem a vontade do líder de bom grado, por causa de sua influência pessoal.

15 LIDERANÇA DE SERVIÇO Outros exemplos de LIDERANÇA DE SERVIÇO: Mahatma Gandhi – asseverava aos seus seguidores que teriam de se sacrificar para servir à causa da liberdade. Através do sacrifício começariam a chamar a atenção do mundo. Afirmava que teriam que suportar a dor e o sofrimento pela causa da não-violência. SERVIR UMA CAUSA É SACRIFICAR-SE POR ELA. Martin Luther King Jr. – acreditava que se sacrificando pela causa da não segregação, ele poderia chamar a atenção da nação para as injustiças que os negros suportavam na América. Para satisfazer necessidades legítimas é preciso freqüentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos, daí a LEI DA COLHEITA : COLHE-SE O QUE SE PLANTA. Resumindo: LIDERANÇA AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO

16 LIDERANÇA DE SERVIÇO Como se constrói SERVIÇO e SACRIFÍCIO ? Com AMOR. Amor é aqui referido como comportamento e não como um sentimento. É imprescindível amar, isto é, sentir as reais necessidades e não os desejos daqueles que lideramos. LIDERANÇA AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO AMOR Resumindo:

17 LIDERANÇA DE SERVIÇO Onde o amor se fundamenta? Na VONTADE. Intenções menos ações é igual a nada. INTENÇÕES - AÇÕES = 0 Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por ações conseqüentes. Quando as ações não correspondem à vontade das pessoas, pois se limitam a apenas cumprir burocraticamente suas tarefas, os relacionamentos ficam em um segundo plano. Todavia, quando nossas ações estiverem de acordo com nossas intenções e se somem, é que nós estamos nos tornando pessoas harmoniosas e líderes coerentes. INTENÇÕES + AÇÕES = LÍDERES Desta forma, Vontade é a capacidade de sintonizar ações e intenções, determinando nosso comportamento.

18 MODELO DE LIDERANÇA COM AUTORIDADE Resumindo: LIDERANÇA AUTORIDADE SERVIÇO E SACRIFÍCIO AMOR VONTADE LIDERAR É IDENTIFICAR E SATISFAZER NECESSIDADES, COM AMOR.

19 OS PARADIGMAS DE LIDERANÇA As idéias sobre liderança até aqui expostas são emprestadas - O verdadeiro detentor é JESUS. Nossa religião é simplesmente o conjunto de alguns de nossos paradigmas, as crenças com que respondemos às difíceis questões existenciais: O universo sempre existiu? O universo é eterno? O universo foi feito ao acaso ou há uma finalidade maior? Quem sou eu? Para onde vou após a morte? Qual o sentido da vida? Os ateus também são pessoas religiosas, porque eles também têm suas respostas para essas perguntas. Tudo na vida é relacional: DEUS EU PRÓXIMO Devemos fazer escolhas à respeito de tais RELACIONAMENTOS. Relacionamentos devem ser : cuidadosamente desenvolvidos na vida; cuidadosamente alimentados na vida.

20 Modelo: LIDERANÇA AFIRMADA NO AMOR. PACIÊNCIAMostrar autocontrole. BONDADEDar atenção, apreciação e incentivo. HUMILDADESer autêntico e sem pretenção e arrogância. RESPEITOTratar os outros como pessoas importantes. ABNEGAÇÃOSatisfazer as necessidades dos outros. PERDÃODesistir do ressentimento quando prejudicado. HONESTIDADESer livre de engano. COMPROMISSOSustentar suas escolhas. OS PARADIGMAS DE LIDERANÇA RESULTADOS Por de lado suas vontades e necessidades, buscar o maior bem Serviço e Sacrifício para os outros. Quando estamos comprometidos com o amor a DEUS e aos outros e continuamos a investir nesse sentido, comportamentos positivos acabarão produzindo sentimentos positivos, algo que os sociólogos denominam de PRÁXIS.

21 O LÍDER ESPÍRITA

22 POSTURA DO COLABORADOR ESPÍRITA EQÜANIMIDADE Remove o hábito da discriminação entre amigos e inimigos. Mente eqüitativa. ALEGRIA Remove o sofrimento. A mente jubilosa vê o mundo e as pessoas com alegria e gratidão. TERNURA Afasta a ira e remove tudo aquilo que impede a criatura humana de ser feliz. Vê a todos com bondade. COMPAIXÃO Afasta a cobiça, a idéia do poder pelo poder, compartilhando o amor. Produz bem-estar para si e para os outros. PAZ NO CENTRO ESPÍRITA

23 TÓPICOS ESSENCIAIS CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO VALORES ESPIRITUAIS REALIZAÇÕES PROGRESSO AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES AUTOAVALIAÇÃO VISÃO DO TODOINTERDEPENDÊNCIA COMPROMETIMENTO PROATIVIDADE

24 COMPROMETIMENTO DO ESPÍRITA Por longo tempo muitos apenas se serviram do Espiritismo, todavia, é chegada a hora de passarmos, todos, a servir nossa amada e veneranda Doutrina Espírita.

25 TIPOS DE COMPROMETIMENTO para com a organização Centro Espírita. AFETIVO permanece na organização porque quer. INSTRUMENTAL permanece na organização porque precisa. NORMATIVO permanece na organização porque reflete sentimento de obrigação.

26 TIPOS DE COMPROMETIMENTO segundo as ações individuais O ÊXITO exige de cada um a CORAGEM para correr riscos, para assumir posições e para defender pontos de vista. COMPROMISSO CONSIGO MESMO As pessoas de SUCESSO são as que não têm medo de se COMPROMETER com as causas e coisas da organização COMPROMISSO COM OS OUTROS

27 TIPOS DE COMPROMETIMENTO segundo as ações individuais OS PERDEDORES PERDEDORES são aqueles que têm medo de se expor. Não falam, não emitem opinião, criticam pelas costas, evitam as reuniões (oportunidade de diálogo) e por isso fracassam! SEM COMPROMISSO

28 IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO A diferença fundamental entre as pessoas está na medida do COMPROMETIMENTO, do envolvimento, da participação e da capacidade de fazer, de empreender e, às vezes, ERRAR !!!

29 EXEMPLO DE COMPROMETIMENTO Mensagens de Chico Xavier

30 ¨ Outro dia me perguntaram porque continuo trabalhando, apesar da enfermidade, das limitações¨. RESPONDI: -¨Estou doente, mas ainda não cheguei à inutilidade. Ou fazemos ou fica por fazer. Ninguém pode fazer o que temos que fazer. A gente tem que agüentar. A desistência do dever gera um complexo de culpa muito grande¨.

31 EXEMPLO DE COMPROMETIMENTO ¨A gente deve lutar contra o comodismo e a ociosidade; caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio... Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo do que deveria ter feito...

32 EXEMPLO DE COMPROMETIMENTO ¨A questão mais aflitiva para o Espírito no além é a consciência do tempo perdido! Tudo que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal... Ninguém tem o direito de se omitir.

33 EXEMPLO DE COMPROMETIMENTO ¨Emmanuel sempre me ensinou assim: - Chico, se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas. O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.

34 CONCLUSÁO Ao concluírmos a presente exposição, de forma objetiva, devemos: 1. Redefinir o próprio conceito de LIDERANÇA. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. 1.Para os propósitos do conceito de liderança servidora, o AMOR será definido como: AMOR é o ato de se pôr à disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior. FIM


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