A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espiritualidade nas organizações Professora: Simone Ferreira da Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espiritualidade nas organizações Professora: Simone Ferreira da Costa."— Transcrição da apresentação:

1 Espiritualidade nas organizações Professora: Simone Ferreira da Costa

2 Espiritualidade O que é espiritualidade? O que é espiritualidade?

3 Espiritualidade Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia e que trazem felicidade tanto para a própria pessoa como para os outros (Dalai Lama, 2000).

4 Espiritualidade Por que essa onda de espiritualidade atualmente? Por que essa onda de espiritualidade atualmente?

5 O homem e suas dimensões Dimensão corporal – é uma realidade física e material. Dimensão corporal – é uma realidade física e material. Dimensão intelectual – capacidade de raciocinar. Dimensão intelectual – capacidade de raciocinar. Dimensão emocional – sentimentos, estados psicológicos e tendências para agir. Dimensão emocional – sentimentos, estados psicológicos e tendências para agir. Dimensão espiritual – inteligência que se usa para lidar com problemas existenciais. Dimensão espiritual – inteligência que se usa para lidar com problemas existenciais.

6 A busca de um sentido para a vida A facilidade de se conseguir bens materiais. A facilidade de se conseguir bens materiais. Geração de vazio existencial e consequentemente uma busca de sentido para a vida. Geração de vazio existencial e consequentemente uma busca de sentido para a vida. Maior conscientização da dimensão espiritual leva a um maior desejo de acabar com esse vazio, que só pode ser preenchido pela espiritualidade. Maior conscientização da dimensão espiritual leva a um maior desejo de acabar com esse vazio, que só pode ser preenchido pela espiritualidade. A responsabilidade pessoal – pela própria vida, e social – pela justiça, pela paz e pela ordem moral do próprio ambiente e da sociedade caracterizam o homem que tem consciência do sentido da vida A responsabilidade pessoal – pela própria vida, e social – pela justiça, pela paz e pela ordem moral do próprio ambiente e da sociedade caracterizam o homem que tem consciência do sentido da vida (João Paulo II). (João Paulo II).

7 Espiritualidade e religião Espiritualidade não é o mesmo que religião? Espiritualidade não é o mesmo que religião?

8 Espiritualidade e Religião Religião O caminho O caminho Destinado a um grupo Destinado a um grupo Código de conduta Código de conduta Conjunto de crenças e rituais Conjunto de crenças e rituais Instituições e organizações Instituições e organizações Um modo de vida Um modo de vidaEspiritualidade O objetivo O objetivo Jornada pessoal particular Jornada pessoal particular Contém elementos comuns a todas as religiões (amor, compaixão, etc.) Contém elementos comuns a todas as religiões (amor, compaixão, etc.) Um estado, além dos sentidos Um estado, além dos sentidos

9 Espiritualidade e trabalho Como a espiritualidade chegou nas organizações? Como a espiritualidade chegou nas organizações?

10 Espiritualidade e trabalho Aumento da tecnologia Aumento da tecnologia Aumento do interesse pela ética e valores humanos. Aumento do interesse pela ética e valores humanos. Carga horária maior. Vida pessoal no trabalho. Carga horária maior. Vida pessoal no trabalho. Melhorar a imagem da empresa. Melhorar a imagem da empresa. Maior preocupação com o bem-estar do funcionário. Maior preocupação com o bem-estar do funcionário.

11 O trabalho e a busca de um sentido para a vida A falência de instituições como família, escolas, igreja e clubes sociais, fontes de manifestação da espiritualidade. A falência de instituições como família, escolas, igreja e clubes sociais, fontes de manifestação da espiritualidade. Trabalho como o único elo de conexão social e talvez o único lugar para se buscar um sentido para a vida. Trabalho como o único elo de conexão social e talvez o único lugar para se buscar um sentido para a vida.

12 O que está acontecendo com o homem Necessidades materiais e espirituais Maior facilidade de conseguir bens materiais Declínio de instituições como família, igreja e clubes sociais Sensação de vazio existencial A busca de um sentido para a vida Trabalho como encontro desse sentido

13 Espiritualidade e trabalho Negócios, sentimentos e valores podem se misturar? Negócios, sentimentos e valores podem se misturar?

14 Espiritualidade e trabalho Jesus teve amigos ricos, que trabalhavam, mas que eram éticos. Jesus teve amigos ricos, que trabalhavam, mas que eram éticos. O indivíduo, assim como a organização só é feliz quando tem suas quatros dimensões O indivíduo, assim como a organização só é feliz quando tem suas quatros dimensões alimentadas. alimentadas. As organizações mais bem sucedidas são aquelas que descobriram que precisam considerar a sua alma. As organizações mais bem sucedidas são aquelas que descobriram que precisam considerar a sua alma.

15 Espiritualidade e trabalho

16 O que é uma empresa espiritualizada? O que é uma empresa espiritualizada?

17 Espiritualidade e trabalho É uma empresa que adota e pratica valores éticos e morais que transcendem os objetivos puramente comerciais. É uma empresa que adota e pratica valores éticos e morais que transcendem os objetivos puramente comerciais. Resumindo: respeito ao ser humano, transparência nas ações e responsabilidade social ou prática da cidadania. Resumindo: respeito ao ser humano, transparência nas ações e responsabilidade social ou prática da cidadania.

18 Espiritualidade e trabalho Empresa não-espiritualizada Cultura fechada Cultura fechada Poder autoritário Poder autoritário Lucro obsessivo Lucro obsessivo Desvalorização humana Desvalorização humana Competição predatória Competição predatória Idolatria a razão Idolatria a razão

19 Espiritualidade e trabalho Empresa espiritualizada Cultura aberta Cultura aberta Consciência da missão Consciência da missão Liderança integrada Liderança integrada Senso ético Senso ético Felicidade Felicidade Espiritualidade Espiritualidade

20 Espiritualidade nas organizações A espiritualidade nos locais de trabalho significa, pois, que os seres humanos são sensíveis a temas como: justiça, confiança, tratamento respeitador e digno, possibilidade de obterem no trabalho significado para a vida. A espiritualidade nos locais de trabalho significa, pois, que os seres humanos são sensíveis a temas como: justiça, confiança, tratamento respeitador e digno, possibilidade de obterem no trabalho significado para a vida. (Rego, Cunha e Souto,2005) (Rego, Cunha e Souto,2005)

21 Espiritualidade e trabalho Quem pode ser o responsável pela espiritualidade na organização? Quem pode ser o responsável pela espiritualidade na organização?

22 Liderança e espiritualidade O líder é o principal disseminador da espiritualidade no local de trabalho. O líder é o principal disseminador da espiritualidade no local de trabalho. A importância de pessoas preparadas que possam conduzir o indivíduo no processo de desenvolvimento espiritual é fundamental para que ele encontre o sentido do seu viver. A importância de pessoas preparadas que possam conduzir o indivíduo no processo de desenvolvimento espiritual é fundamental para que ele encontre o sentido do seu viver. É preciso que os líderes aprendam a sentir, a extravasar, as emoções, a vivenciar a solidariedade, a praticar a amizade, a enxergar além do convencional os valores superiores. É preciso que os líderes aprendam a sentir, a extravasar, as emoções, a vivenciar a solidariedade, a praticar a amizade, a enxergar além do convencional os valores superiores.

23 Espiritualidade e trabalho Como se pode treinar uma pessoa para ser espiritualizada? Como se pode treinar uma pessoa para ser espiritualizada?

24 Qualidades das pessoas espiritualmente inteligentes Praticam e estimulam o auto conhecimento. Praticam e estimulam o auto conhecimento. São levados por valores. São idealistas. São levados por valores. São idealistas. Tem capacidade de encarar e utilizar a adversidade. Tem capacidade de encarar e utilizar a adversidade. São holísticas e celebram a diversidade. São holísticas e celebram a diversidade. Têm espontaneidade e compaixão. Têm espontaneidade e compaixão. Perguntam sempre por quê? Perguntam sempre por quê?

25 Espiritualidade e trabalho Inteligência emocional e espiritual não têm o mesmo significado? Inteligência emocional e espiritual não têm o mesmo significado?

26 Espiritualidade e trabalho Inteligência emocional - permite ao homem reagir com maior equilíbrio diante dos seus sentimentos. Inteligência emocional - permite ao homem reagir com maior equilíbrio diante dos seus sentimentos. Inteligência espiritual - permite ao homem lidar com sabedoria com problemas existenciais e de valores. Inteligência espiritual - permite ao homem lidar com sabedoria com problemas existenciais e de valores.

27 Espiritualidade e trabalho Já existem organizações praticando a espiritualidade no local de trabalho? Já existem organizações praticando a espiritualidade no local de trabalho?

28 Espiritualidade e trabalho Caso Unilever- Tsunami ( espírito de doação, reflexão, respeito a natureza). Caso Unilever- Tsunami ( espírito de doação, reflexão, respeito a natureza). Caso Toyota Japonesa- bem comum, harmonia. Caso Toyota Japonesa- bem comum, harmonia. Caso APSEN – desenvolvimento de pessoas, líder visionário. Caso APSEN – desenvolvimento de pessoas, líder visionário.

29 Espiritualidade e trabalho Quais as vantagens que uma organização tem em se tornar espiritualizada? Quais as vantagens que uma organização tem em se tornar espiritualizada?

30 Espiritualidade e trabalho Pessoas mais felizes e mais comprometidas. Pessoas mais felizes e mais comprometidas. Maior afetividade dos indivíduos para com a organização. Maior afetividade dos indivíduos para com a organização. Organizações mais produtivas e mais criativas. Organizações mais produtivas e mais criativas. Melhora da imagem da organização. Melhora da imagem da organização.

31 Espiritualidade e trabalho Existem comprovações dessas vantagens? Existem comprovações dessas vantagens?

32 Espiritualidade e trabalho Trabalhos científicos Trabalhos científicos Instrumento para medir espiritualidade Instrumento para medir espiritualidade (Ashmos & Duchon, 2000). (Ashmos & Duchon, 2000). Rotatividade, satisfação e envolvimento Rotatividade, satisfação e envolvimento com o trabalho (Milliman et.al.,2003). com o trabalho (Milliman et.al.,2003). Comprometimento organizacional (Rego, Cunha & Souto,2005). Comprometimento organizacional (Rego, Cunha & Souto,2005).

33 Pensamento final... Todos em última instância,estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu, em todos os tempos aos seus seguidores.Não depende absolutamente de uma adesão a um credo particular, nem de tornar-se membro de uma igreja, mas da necessidade de integrar sua dimensão espiritual.... Todos em última instância,estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu, em todos os tempos aos seus seguidores.Não depende absolutamente de uma adesão a um credo particular, nem de tornar-se membro de uma igreja, mas da necessidade de integrar sua dimensão espiritual. (Carlos Gustavo Jung)

34 Reflexões Qual é o meu caminho? Qual é o meu caminho? Qual o sentido do meu trabalho? Qual o sentido do meu trabalho? Onde posso tornar-me realmente um ser de irradiação, capaz, junto com outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de todos? Onde posso tornar-me realmente um ser de irradiação, capaz, junto com outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de todos?

35 Professora: Simone Ferreira da Costa


Carregar ppt "Espiritualidade nas organizações Professora: Simone Ferreira da Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google