A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informações de Custos do Governo Federal Welinton Vitor dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informações de Custos do Governo Federal Welinton Vitor dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações de Custos do Governo Federal Welinton Vitor dos Santos

2 MODELO CONCEITUAL

3 Sistema de Acumulação Custos do Setor Público - Por Processo: Serviços típicos do setor público, como ensino, assistência médica, etc. Os custos desses serviços devem ser acumulados durante determinado período.

4 Sistema de Acumulação Custos do Setor Público - Ordem de Serviço: O setor público também cria capacidade para prestar serviço quando constrói uma escola, um hospital, uma ponte, um conjunto habitacional, uma estrada. Caracteriza-se como encomenda específica, com data inicial e final de execução.

5 Sistema de Custeio Público - Histórico: É elemento fundamental na integração entre o sistema de custos e os sistemas de orçamento e contabilidade pública. - Orçado: Originário da composição de itens que estimados nos dão o valor do preço dos serviços.

6 Método de Custeio do Setor Público - Custeio Direto: apropriação dos custos diretos, quer fixos ou variáveis, desde que possam ser perfeitamente identificáveis com o produto.

7 Objetos de Custos do Setor Público - Programas - Ação (Projeto/Atividade) - Produtos/Serviços - Institucional (órgão, departamento)

8 Relacionamento: Gasto, investimento, custo e despesa Gasto Custo Investimento Custo Despesa Fonte: Machado, Nelson – Sistema de informação de custo – ENAP, 2005

9 Despesa orçamentária Despesa executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício financeiro da emissão do respectivo empenho. Estágios da despesa orçamentária Empenho:É o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. (art. 58 da Lei nº 4.320/1964) Liquidação: Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: i) A origem e o objeto do que se deve pagar; ii) A importância exata a pagar; e iii) A quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação. (art. 63 da Lei nº 4.320/1964) Pagamento: C onsiste na entrega de numer á rio ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou cr é dito em conta, e s ó pode ser efetuado ap ó s a regular liquida ç ão da despesa. Ponto de partida para a construção do sistema de informação de custo Fonte: Manual de Despesa Nacional - 1ª edição - Volume II

10 Relacionamento: Despesas liquidadas, investimento e custo Despesa orçamentária liquidada Investimento Custo Fonte: Machado, Nelson – Sistema de informação de custo – ENAP, 2005

11 A variável financeira Despesa Orçamentária Executada Contabilidade Patrimonial Custos (Ideal)

12 A variável financeira Despesa Orçamentária Executada Contabilidade Orçamentária Ajustes Contábeis

13 A variável financeira Despesa Orçamentária Executada Custos (Ideal) (–) Despesa Executada por inscrição em RP não-processados Despesa Orçamentária Ajustada Contabilidade Orçamentária (+) Restos a Pagar Liquidados no Exercício Contabilidade Patrimonial (Despesa Liquidada + Inscrição em RP não-proc.)

14 A variável financeira Despesa Orçamentária Executada Custos (Ideal) (–) Despesa Executada por inscrição em RP não-processados Contabilidade Orçamentária (+) Restos a Pagar Liquidados no Exercício Despesa Orçamentária Ajustada (–) Despesas de Exercícios Anteriores (–) Formação de Estoques (–) Concessão de Adiantamentos (–) Investimentos / Inversões Financeiras / Amortização da Dívida Contabilidade Patrimonial (Despesa Liquidada + Inscrição em RP não-proc.)

15 A variável financeira Despesa Orçamentária Executada Custos (Ideal) (–) Despesa Executada por inscrição em RP não-processados Contabilidade Orçamentária (+) Restos a Pagar Liquidados no Exercício (–) Formação de Estoques (–) Concessão de Adiantamentos (–) Investimentos / Inversões Financeiras / Amortização da Dívida Contabilidade Patrimonial (Despesa Liquidada + Inscrição em RP não-proc.) (–) Despesas de Exercícios Anteriores (+) Consumo de Estoques (+) Despesa Incorrida de Adiantamentos (+) Depreciação / Exaustão / Amortização Despesa após ajustes orçamentários Despesa após ajustes patrimoniais Colunas Linhas Ajustes Patrimoniais Ajustes Orçamentários

16 BASE DE DADOS

17 Variável Física Variável Financeira Custo = Variável financeira Variável física Variável Financeira

18

19 SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

20

21

22

23

24

25 SIC

26

27

28

29

30

31 Welinton Vitor dos Santos Tel.: +55 (61) / 2699 Contatos:


Carregar ppt "Sistema de Informações de Custos do Governo Federal Welinton Vitor dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google