A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPRESSÃO - ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA) - É UMA TRISTEZA PROFUNDA E PROLONGADA. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) - É A EXPRESSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPRESSÃO - ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA) - É UMA TRISTEZA PROFUNDA E PROLONGADA. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) - É A EXPRESSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DEPRESSÃO - ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA) - É UMA TRISTEZA PROFUNDA E PROLONGADA. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) - É A EXPRESSÃO DA REVOLTA, É A TRISTEZA DETERIORADA. (DR. JAIDER RODRIGUES - FOLHA ESPÍRITA - ABRIL/98) - É A TRISTEZA INDEVIDA QUE SE TRANSFIGUROU EM DESÂNIMO, OBSCURECENDO O VALOR DO TRABALHO. (CHICO XAVIER - ENTREVISTA) O QUE É ?

2 EXPLICAÇÕES DO EVANGELHO - ESPÍRITOS COMPRO- METIDOS DIANTE DAS LEIS DIVINAS. - HABITANTES DE UM PLANETA DE PROVAS E EXPIAÇÕES - VAGA TRISTEZA - ESPÉCIE DE APATIA - A VIDA AMARGA - INFELIZES NOS LEVA NOSSA CONDIÇÃOA SENTIR É O NOSSO ESPÍRITO A UMA VIDA MELHOR À FELICIDADE À LIBERDADE CAI NO DESÂNIMO NA TRISTEZA NO ABATIMENTO ASPIRANDO QUE AINDA NÃO MERECE SE REBELA (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. V)

3 ATENÇÃO ! SIMPLES TRISTEZA NÃO É DEPRESSÃO. (ALEXANDER LOWEN - O CORPO EM DEPRESSÃO ) QUAL A DIFERENÇA ? DEPRESSÃO - IMOBILIZA - INCAPAZ DE COMANDAR OS DESEJOS - NÃO HÁ REAÇÕES - DESMOTIVAÇÃO PARA VIVER - PERDA DA ENERGIA DO ORGANISMO - NÃO HÁ IMOBILIZAÇÃO - FALA DE SEUS SENTIMENTOS - É REAÇÃO NORMAL AOS INFORTÚNIOS (O CORPO EM DEPRESSÃO - ALEXANDER LOWEN) TRISTEZA

4 QUEM PODERÁ CONTRAIR ? PESSOAS DE TODAS E QUAISQUER CONDIÇÕES SEMANAS MESES ANOS DEPENDE PERSONALIDADE FATORES VIDA ATUAL PODE PERDURAR POR TODA A ENCARNAÇÃO E ACOMPANHAR O ESPÍRITO DESENCARNADO. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) QUAL A DURAÇÃO ?

5 GRAUS DA DEPRESSÃO SÃO VARIADOS DE FORMA - CRÔNICA OU AGUDA - PASSAGEIRA OU PERMANENTE - BRANDA OU GRAVE PODE MANIFESTAR-SE 1. APARÊNCIA TRISTE E ABATIDA. PERFIL DO DEPRESSIVO 2. PREOCUPAÇÕES COM DOENÇAS FÍSICAS. 3. PASSA MUITAS HORAS SENTADO OU DEITADO. 4. DESINTERESSE POR QUASE TUDO. 5. MOVIMENTOS E FALA SE TORNAM LENTOS. 6. INSÔNIA OU HIPERSÔNIA. 7. FADIGA OU PERDA DE ENERGIA. 8. SENSAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO OU CULPA. 9. DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE DE PENSAR. 10. VONTADE DE MORRER. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

6 CARACTERÍSTICA COMUM MENTE FIXADA NAS EXPERIÊNCIAS INFELIZES QUE O AFLIGIRAM. TRISTEZA DETERIORADA DEPRESSÃO REVOLTA GERANDO NÃO ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO INCOMPREENSÃO DO SENTIDO REAL DA VIDA. REVELA

7 CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO O ESPIRITISMO É A CHAVE COM A QUAL TUDO SE EXPLICA O QUE SOMOS DE ONDE VIEMOS PARA ONDE IREMOS PORQUE SOFREMOS VEM REVELAR A IMORTALIDADE DA ALMA A EXISTÊNCIA DO MUNDO ESPIRITUAL A VIDA CORPÓREA TORNA-SE SIMPLES PASSAGEM BREVE ESTADA PASSA A TER UM REAL SENTIDO (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. II)

8 OS SOFRIMENTOS E AS DIFICULDADES PASSAM A SER COMPREENDIDOS E ACEITOS COMO INCIDENTES DE CURTA DURAÇÃO. GERANDO FORÇAS PARA O ENFRENTAMENTO DE TODAS AS SITUAÇÕES AFLIGENTES. ESTÍMULOS PARA A RECUPERAÇÃO DA ALEGRIA DE VIVER. (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. II)

9 RESISTI COM ENERGIA A ESSAS IMPRESSÕES QUE VOS ENFRAQUECEM A VONTADE. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES E TRIBULAÇÕES DA VIDA, SEDE FORTES E CORAJOSOS, CUMPRINDO RESOLUTOS, AS DIVERSAS OBRIGAÇÕES QUE DEUS VOS CONFIOU. REFLEXÃO FRANÇOIS GENÉVE (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. V)

10 - ENFRAQUECEM AS RESISTÊNCIAS MORAIS - DEBILITAM OS VALORES ESPIRITUAIS - DESARTICULAM O EQUILÍBRIO MENTAL CAUSAS DA DEPRESSÃO - A DEPRESSÃO TEM A SUA MATRIZ NO ESPÍRITO - A CONDIÇÃO ÍNTIMA DO ESPÍRITO É QUE O DEERMINARÁ OU NÃO À DEPRESSÃO. O PRÓPRIO DEPRESSIVO PORQUE TANTOS DEPRESSIVOS NA TERRA ? A MAIORIA ACALENTA IDÉIAS NEGATIVAS PESSIMISMOS MAL-ESTARES RESULTADO DA ALMA PROCEDEM AS REALIZAÇÕES EDIFICANTES E OS PROCESSOS DEGE- NERATIVOS QUE SE EXTERIORIZAM NO CORPO (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

11 IMATURIDADE ESPIRITUAL A MAIORIA DA HUMANIDADE TERRENA VIVE PARA AS NECESSIDADES ORGÂNICAS E MATERIAIS DESATENTA AOS ASPECTOS ESPIRITUAIS DA VIDA SEM VALORES MORAIS E ESPI- RITUAIS PARA O ENFRENTAMEN- TO DAS VICISSI-UDES A PESSOA IMATURA ESPIRITUALMENTE TORNA-SE EGOÍSTA EXIGENTE INGRATA REBELDE (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

12 CONDUZIRÃO A ENFERMIDADES EMOCIONAIS QUE SÃO SOMATIZADAS REAPARECENDO NA ÁREA ORGÂNICA COM CARÁTER DESTRUIDOR IMATURIDADE ESPIRITUAL A PESSOA IMATURA ESPIRITUALMENTE JÚBILO E TRISTEZA CONFIANÇA E SUSPEITA AMOR E ANIMOSIDADE (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) VIVE DOMINADA PELA INSTABILIDADE EMOCIONAL DEPRESSÃO

13 COMPORTAMENTOMATERIALISTA NÃO CRÊ NA VIDA ESPIRITUAL - DIRIGE TODOS OS SEUS PENSAMENTOS PARA A VIDA TERRESTRE. - OS BENS DA TERRA SÃO OS MAIS PRECIOSOS - MOVIMENTA TODOS OS RECURSOS PARA CONSEGUI-LOS - A PERDA DO MENOR DELES CAUSA IMENSO PESAR CONSEQÜÊNCIAS POSTURA DIANTE DAS VICISSITUDES UM ENGANO UMA DECEPÇÃO UMA AMBIÇÃO INSATISFEITA UMA INJUSTIÇA ORGULHO OU VAIDADE FERIDOS VERDADEIRA TORTURA QUE INFLIGE A SI MESMO (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. II - ITENS 5 A 7)

14 NÃO DEVE A CRIATURA DESCONSIDERAR SEUS DEVERES PERANTE O CORPO, A FAMÍLIA, O TRABALHO, O ESTUDO E A SOCIEADE. TODAVIA, DESPREZAR OS INTERESSES ESPIRITUAIS E ETERNOS LHE ACARRETARÁ PERTURBAÇÃO ÍNTIMA E DESESTRUTURAÇÃO LHE ACARRETARÁ PERTURBAÇÃO ÍNTIMA E DESESTRUTURAÇÃOEMOCIONAL. REFLEXÃO COMPORTAMENTOMATERIALISTA (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

15 - MORTE DE PESSOA QUERIDA - PERDA : - DA SAÚDE - DE OBJETOS - DE STATUS SOCIAL - DE FILHOS QUE PARTEM - DO EMPREGO - DA JUVENTUDE - DIVÓRCIO - ETC. SENTIMENTO DE PERDA É UMA DAS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DA DEPRESSÃO TIPOS DE PERDA (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA DECORRE DO APEGO

16 - DELE DERIVA TODO O MAL - NELE ESTÁ A VERDADEIRA CHAGA DA SOCIEDADE - NEUTRALIZA TODAS AS OUTRAS QUALIDADES - É INCOMPATÍVEL COM A JUSTIÇA, O AMOR E A CARIDADE DENTRE OS VÍCIOS, QUAL O QUE SE PODE CONSIDERAR RADICAL ? - SENTIMENTO DE POSSE - FRAGILIDADE HUMANA - DEPENDÊNCIA - INSEGURANÇA - MATERIALISMO - MEDOS - DÚVIDAS OU DESCRENÇA DA VIDA ESPIRITUAL - IMORTALIDADE - VINCULAÇÕES ESPIRITUAIS E AFETIVAS - ORGULHO - EGOÍSMO CAUSASDO APEGO RESPOSTA: O EGOÍSMO PERGUNTA DE ALLAN KARDEC AOS ESPÍRITOS ( O LIVRO DOS ESPÍRITOS - CAP. XII - Q. 913 ) (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

17 OS QUE NÃO PERDOAM NUNCA CAUSAS DA DEPRESSÃO DIFICULDADE DE CONCEDER O PERDÃO RESSENTIMENTOS (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) OS QUE PERDOAM OS QUE NÃO CONSEGUEM PERDOAR NO MOMENTO CAPACIDADE DE PERDOAR 1º GRUPO3º GRUPO2º GRUPO MAIORIA Nº MUITO PEQUENO

18 O PORQUÊ DA DIFICULDADE DE PERDOAR O PERDÃO SINCERO É FILHO ESPONTÂNEO DO AMOR. EMMANUEL PORTANTO O PERDÃO ESTARÁ NA DEPENDÊNCIA DO AMOR. QUEM AINDA NÃO AMA, COMO IRÁ PERDOAR ? E O AMOR ESTARÁ NA DEPENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE E DA INTELIGÊNCIA. ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI - ITEM 9 )

19 - PERMITE-SE INFLUENCIAR PELA IGNORÂNCIA OU MALDADE ALHEIA. - REVOLTA-SE CONTRA PESSOAS E SITUAÇÕES QUE NÃO CORRESPONDAM ÀS SUAS EXPECTATIVAS. - TORTURA-SE PELA OCORRÊNCIA INFELIZ. - FIXA O QUADRO NA MENTE REALIMENTANDO A MÁGOA. PERFIL DO RESSENTIDO CONSEQÜÊNCIAS O RESSENTIMENTO COMO FORÇA DESTRUTIVA ACABA AGREDINDO E FERINDO AQUELE QUE DELE SE ALIMENTA. O ÓDIO E O RANCOR ESCRAVIZAM, DEPRIMEM, ENCHEM A ALMA DE FEL E DE SOMBRIA SUSCETIBILIDADE, TORNANDO-A ANSIOSA E INFELIZ. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. X )

20 SENTIMENTO DE CULPA AS LEIS MORAIS SÃO LEIS DIVINAS QUE REGEM AS RELAÇÕES DA CRIATURA COM DEUS CONSIGO MESMA COM SEUS SEMELHANTES ONDE ESTÃO ESCRITAS ? - A CONSCIÊNCIA É O ÁRBITRO INTERNO QUE CHAMA A NOSSA ATENÇÃO PARA O SUCEDIDO, CONCITANDO-NOS AO ARREPENDIMENTO E À REPARAÇÃO. - A CONSCIÊNCIA REFLETE O NOSSO INTERIOR. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) ( O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 3ª P. - CAP. I ) NA CONSCIÊNCIA

21 ERRO E SENTIMENTO DE CULPA QUANDO ERRAMOS A CONSCIÊNCIA ACUSA. COMEÇAMOS A SOFRER. A DOR FIXA O APRENDIZADO. PERCEBEMOS QUE O SOFRIMENTO É CONSEQÜÊNCIA DA NOSSA ATITUDE INFELIZ. SURGE O ARREPENDIMENTO. PARA QUE O SOFRIMENTO CESSE É NECESSÁRIO A REPARAÇÃO PELO TRABALHO E MELHORIA ÍNTIMA. MAS SE NOS ENTREGAMOS A AUTOFLAGELAÇÃO AO REMORSO INÚTIL AO SENTIMENTO DE CULPA PERDEMOS O EFEITO EDUCATIVO DO SOFRIMENTO. AGRAVAMOS OS MALES. FACULTAMOS À INSTALAÇÃO DA DEPRESSÃO. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

22 DEFINIÇÃO GENÉRICA COMO ACONTECE AS VIBRAÇÕES DOS NOSSOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, ASPIRAÇÕES, DEFEITOS, VÍCIOS, ETC., ATRAEM E PERMITEM A APROXIMAÇÃO DE ESPÍRITOS QUE SINTONIZAM CONOSCO. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) OBSESSÃO (O EVANGELHO SEGUNDOO ESPIRITISMO - CAP. XXVIII) É A AÇÃO PERSISTENTE QUE UM ESPÍRITO MAU EXERCE SOBRE UMA PESSOA. BASEIA-SE NA SEMELHANÇA DE NÍVEL MORAL. PORTANTO PODEMOS SER INFLUENCIADOS E NOSSA CONDUTA PODE SER MODIFICADA PELAS SUGESTÕES DE ESPÍRITOS BONS OU MAUS. SINTONIA

23 QUANDO O ENCARNADO OU DESENCARNADO ESTACIONA NA FIXAÇÃO MENTAL INFERIOR. AUTO-OBSESSÃO A OBSESSÃO PODE SER : INTENCIONAL OU ATIVA O ESPÍRITO OBSERVA, AGUARDANDO O MOMENTO FAVORÁVEL PARA FAZER O MAL. NÃO HÁ INTENÇÃO MALÉFICA. BUSCA COMPANHIA COM A QUAL SENTE-SE CONFORTADO, SE AFINIZA. EFEITOS DA OBSESSÃO - NÃO CONSEGUE FICAR ALEGRE - A VONTADE ENFRAQUECE - PENSAMENTOS DEPRIMENTES - NÃO CONSEGUE LER ASSUNTOS EDIFICANTES - NÃO CONSEGUE ORAR - JULGA-SE VÍTIMA - INSTABILIDADE EMOCIONAL - CHORO - IRRITAÇÃO - RAIVA - ANSIENDADE - APATIA - DEPRESSÃO (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) INCONSCIENTE OU PASSIVA

24 DOENÇAS GRAVES AMPUTAÇÕES FRUSTRAÇÕES NA VIDA DOMÉSTICA SOBRECARGA DE PROBLEMAS ENFERMIDADES INFLUENCIA E É INFLUENCIADO PELO MEIO. OUTRAS CAUSAS DA DEPRESSÃO DESEMPREGO PRIVAÇÃO DO NECESSÁRIO CAUSAM DEPENDÊNCIA SENTE-SE VICIADA EMOCIONALMENTE DEBILITADA SÓCIO-ECONÔMICAS ENFERMIDADES DROGAS PSICO-SOCIAIS PSICO-AFETIVAS (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

25 CADA CRIATURA ENCONTRA-SE EM UM DETERMINADO ESTÁGIO EVOLUTIVO, COM UMA ESCALA DE VALORES E COM UMA ESTRUTURA COMPATÍVEIS COM A CONDIÇÃO QUE SE ENCONTRA. DESTE MODO, COMPREENSÍVEL QUE UMA PESSOA SE PERMITA DEPRIMIR POR UMA CIR- CUNSTÂNCIA QUE A OUTRA EM NADA AFETARIA. SÓ COM UMA PROFUNDA COMPREENSÃO DAS AFLI- ÇÕES HUMANAS É QUE O OBSERVADOR CONSEGUIRÁ AUXILIAR COM EFICIÊNCIA, BONDADE E AMOR OS QUE PADECEM DA DEPRESSÃO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) REFLEXÃO

26 EFEITOS DA DEPRESSÃO EFEITOS DA DEPRESSÃO CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) DEPENDEM FATORES DESENCADEANTES MOMENTO VIVIDO PERSONALIDADEGRAU

27 OBJETIVA POSSUI NOSSO ORGANISMO NOSSO ORGANISMO SISTEMA DE AUTODEFESA SISTEMA DE AUTODEFESA PRESERVÁ-LO OU DEFENDÊ-LO PRESERVÁ-LO OU DEFENDÊ-LO ATAQUES EXTERNOS ATAQUES INTERNOS ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

28 FICAM ESTADO EMOCIONAL ESPÍRITO ESTANDO ENFERMO ESPÍRITO ESTANDO ENFERMO INTERFERE SISTEMA DE AUTODEFESA PORTANTO FORÇAS ORGÂNICAS VULNERÁVEIS FORÇAS ORGÂNICAS VULNERÁVEIS AOS INVASORES MICROBIANOS AOS INVASORES MICROBIANOS COMPROMETIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO COMPROMETIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO GERANDO CORPO ENFERMO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

29 ÚLCERAS ENFERMIDADES ORGÂNICAS DISTÚRBIOS DIGESTIVOS DISRITMIA CARDÍACA MANIFESTAÇÕES CANCERÍGENAS PROBLEMAS HEPÁTICOS DISFUNÇÕES INTESTINAIS PROFUNDO DESGASTE ESTADOS DEGENERATIVOS INFECÇÕES ALERGIAS OSCILAÇÃO DA PRESSÃO COMPROMETIMENTO DO METABOLISMO AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

30 GERANDO DISTÚRBIOS EMOCIONAIS/ESPIRITUAIS SOMATIZAÇÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS SOCORRER A ALMA, ELIMINANDO A CAUSA E NÃO APENAS CUIDAR DOS EFEITOS. SOMENTE O TRATAMENTO ORGÂNICO NÃO SERÁ SUFICIENTE. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) É NECESSÁRIO PROJETANDO-SE NO UNIVERSO ORGÂNICO

31 JÁ NO ATO DA FECUNDAÇÃO O ESPÍRITO PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DAS CÉLULAS DO CORPO FÍSICO, PLASMANDO-LHE OS REFLEXOS QUE LHE SÃO PRÓPRIOS. AS CHAGAS DA ALMA SE MANIFESTAM ATRAVÉS DO ENVOLTÓRIO HUMANO. HÁ ENFERMIDADES DALMA TÃO PERSISTENTES QUE PODEM RECLAMAR VÁRIAS ESTAÇÕES SUCESSIVAS NOS PROCESSOS REGENERADORES. ( O CONSOLADOR - EMMANUEL ) PALAVRAS DE EMMANUEL

32 FATOR DESTRUTIVO DA MENTE E DA PERSONALIDADE - DESARTICULA O EQUILÍBRIO MENTAL - PROVOCA ANGÚSTIA - DESPERTA FOBIAS - PRODUZ PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO -CAUSA COMPROMETIMENTOS AFETIVOS, FAMILIARES, PROFISSIONAIS E SOCIAIS - COMPROMETE A AUTO-ESTIMA - ARRASTA À APATIA - LEVA À AUTOPIEDADE - DESENCADEIA OBSESSÕES - PODE PRODUZIR LOUCURA - OUTROS MALES ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

33 CONSEQÜÊNCIA MAIS TERRÍVEL DA DEPRESSÃO CONSEQÜÊNCIA MAIS TERRÍVEL DA DEPRESSÃO PODE SER SUICÍDIO INDIRETO OU INCONSCIENTE INDIRETO OU INCONSCIENTE DIRETO OU CONSCIENTE DIRETO OU CONSCIENTE É AQUELE EM QUE A PESSOA DECIDE POR ELIMINAR A PRÓPRIA VIDA (AUTO-AGRESSÃO) É AQUELE EM QUE A PESSOA DECIDE POR ELIMINAR A PRÓPRIA VIDA (AUTO-AGRESSÃO) A MORTE NÃO É BUSCADA DELIBERADAMENTE. ENTREGA-SE AO DESALENTO. NEGA-SE A VIVER. (DEPRESSÃO ) A MORTE NÃO É BUSCADA DELIBERADAMENTE. ENTREGA-SE AO DESALENTO. NEGA-SE A VIVER. (DEPRESSÃO ) ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) NÃO CRÊ QUE HAJA SAÍDA PARA O SEU PROBLEMA. ACREDITA QUE ELIMINANDO A VIDA ORGÂNICA ESTARÁ LIVRANDO-SE DA DOR. NÃO CRÊ QUE HAJA SAÍDA PARA O SEU PROBLEMA. ACREDITA QUE ELIMINANDO A VIDA ORGÂNICA ESTARÁ LIVRANDO-SE DA DOR. CONSUMIDAS AS FORÇAS FÍSICAS E PSÍQUICAS O CORPO NÃO PERMITE QUE A ALMA NELE SE MANTENHA, EXPULSANDO-A. CONSUMIDAS AS FORÇAS FÍSICAS E PSÍQUICAS O CORPO NÃO PERMITE QUE A ALMA NELE SE MANTENHA, EXPULSANDO-A.

34 SUICÍDIO, TERRÍVEL E LAMENTÁVEL ENGANO, REVESTIDO DE PROFUNDA DECEPÇÃO DIANTE DA VIDA QUE NÃO SE EXTINGUE COM A MORTE DO CORPO FÍSICO. O SUICIDA NÃO SE LIVRA DOS SOFRIMENTOS, MAS AGRAVA-OS, VENDO-SE NUMA SITUAÇÃO MUITO MAIS DOLOROSA NO PLANO ESPIRITUAL E NAS FUTURAS REENCARNAÇÕES. DE TODOS OS DESVIOS DA VIDA HUMANA O SUICÍDIO É O MAIOR DELES PELA CARACTERÍSTICA DE FALSO HEROÍSMO, DE NEGAÇÃO DA LEI DO AMOR E DE SUPREMA REBEL- DIA À VONTADE DE DEUS, CUJA JUSTIÇA NUNCA SE FEZ SEM A LUZ DA MISERICÓRDIA. EMMANUEL ( O CONSOLADOR ) REFLEXÃO

35 TORNE-SE MADURO EMOCIONALMENTE MEDITE SOBRE A REENCARNAÇÃO OBSERVE SUA CONDUTA DIANTE DA VIDA DESENVOLVA O GOSTO PELA BOA LEITURA ENTENDERÁ AS DESIGUALDADES E COMPREENDERÁ MELHOR A VIDA E A JUSTIÇA DIVINA ESPIRITUALIZADA OU MATERIALISTA MUITO AUXILIARÁ NO AUTOCONHE- CIMENTO E NA LIBERTAÇÃO DIANTE DAS VICISSITUDES - EVITE ATURDIR-SE - EXAMINE-AS COM SERENIDADE - BUSQUE POSSÍVEIS SOLUÇÕES AFLIÇÃO PELA AFLIÇÃO, NÃO RESOLVERÁ PROBLEMA ALGUM ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

36 ESPIRITUALIZE-SE NECESSIDADES ESPIRITUAIS NECESSIDADES MATERIAIS DO CORPO DA ALMA SE A VIDA ESTÁ CENTRADA NAS NECESSIDADES MATERIAIS EM DETRIMENTO DAS ESPIRITUAIS - A ALMA ESTARÁ DESATENDIDA NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS. - PODERÃO OCORRER PERTURBAÇÕES ESPIRITUAIS HAVERÁ DESNIVELAMENTO VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES MATERIAIS, MAS ISTO NÃO PODE CONSTITUIR IMPEDIMENTO NA BUSCA DA SUA ESPIRITUALIZAÇÃO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) ALERTA !

37 - REFLITA SEMPRE NA TRANSITORIEDADE DA POSSE DOS BENS MATERIAIS. - BUSQUE OS VALORES ESPIRITUAIS, OS ÚNICOS QUE NOS ACOMPANHARÃO SEMPRE. -ALIMENTE A CERTEZA DA VIDA APÓS A MORTE FARÁ ATENUAR OU DESAPARECER O SENTIMENTO DE PERDA. DESAPEGUE-SE EXCESSIVO APEGO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) DESAPEGO PODE LEVAR - MENOS SENTIMENTO DE POSSE - MENOS ABATIMENTO DIANTE DE UMA PERDA - MAIS ATENÇÃO AOS BENS ESPIRITUAIS TRARÁ À DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA COMO VENCER

38 - NÃO PERMITA QUE A MÁGOA SE ALOJE NA SUA CASA MENTAL. - TRABALHE SUA MENTE NO SENTIDO DE FIXAR O LADO MELHOR DO AGRESSOR - NÃO AJA COMO JUIZ EM CAUSA PRÓPRIA COMO ELIMINAR A MÁGOA CONSCIENTIZE-SE 1º PERDOE SEMPRE O AGRESSOR SE TORNA UM DEVEDOR DIANTE DAS LEIS DA VIDA O PERDÃO TRAZ IMENSOS BENEFÍCIOS A MÁGOA ENVENENA, AUTODESTRÓI ESFORCE-SE 2º DO DESGASTE QUE A MÁGOA PROVOCA. FAÇA ISTO POR AMOR E RESPEITO A SI MESMO, A DEUS E A VIDA... LIBERTE-SE ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) 3º

39 LEMBRE-SE REMOER ACONTECIMENTO INFELIZ, NÃO AJUDA. FIXAR-SE NO REMORSO ESTÉRIL, NÃO APROVEITA. ESTACIONAR NA CULPA, NADA ACRESCENTA. JOANNA DE ÂNGELIS RECOMECE PERDOE-SE E RECOMECE - RETIRE LIÇÕES PRECIOSAS DOS ERROS COMETIDOS. - SUPERE A CULPA E INSISTA NA CONDUTA CORRETA. - RECOMPENSE A ATITUDE INFELIZ COM A REALIZAÇÃO DE ATITUDES FELIZES. - ORE, PEDINDO FORÇAS PARA REERGUER-SE E RECOMEÇAR. - LEVANTE-SE QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS. - SEJA OTIMISTA E AVANCE PARA A FRENTE E PARA O ALTO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

40 LIBERTE-SE DA OBSESSÃO O PENSAMENTO SE IRRADIA E BUSCA ONDAS MENTAIS EQUIVALENTES, AFINIZANDO-SE E SINTONIZANDO-SE COM ELAS, INFLUENCIANDO-AS E SENDO POR ELAS INFLUENCIADO. CUIDANDO DA MENTE - PENSE SEMPRE NO QUE É BOM. -PERCEBENDO QUE PENSAMENTOS NEGATIVOS O ESTÃO ASSEDIANDO, PROCURE INTERROMPER ESSE FLUXO. LIBERTANDO-SE TRABALHE POR SUA MELHORIA ÍNTIMA, AFASTANDO DE SI A CAUSA QUE ATRAI O MAU ESPÍRITO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANG. SEG. ESP. - CAP. XXVIII )

41 SE TODOS OS FATORES NEGATIVOS PODEM CONCORRER PARA A DEPRESSÃO, TODAS AS ATITUDES POSITIVAS PODEM CONCORRER PARA A PREVENÇÃO OU CURA. P PODERIA O HOMEM SEMPRE VENCER SUAS MÁS TENDÊNCIAS PELOS SEUS ESFORÇOS ? R. - SIM, E ALGUMAS VEZES, POR FRACOS ESFORÇOS. É A VONTADE QUE LHE FALTA. AH! QUÃO POUCOS DENTRE VÓS FAZEM ESFORÇOS ! (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 3ª P. - CAP. XII) REFLEXÃO

42 TRATAMENTO DA DEPRESSÃO COMO ? POLARIZE O PENSAMENTO - PENSAMENTO É ENERGIA PODEROSA E ATUANTE. EMMANUEL - PENSAMENTOS CORRETOS SÃO A BASE DA SAÚDE INTEGRAL. - PENSAMENTOS NEGATIVOS TERMINAM POR MINAR AS RESISTÊNCIAS ESPIRITUAIS E FISIOLÓGICAS. HIGIENIZE-SE MENTALMENTE - OPTE PELOS ASPECTOS POSITIVOS DAS SITUAÇÕES E PESSOAS -TREINE NOVAS MANEIRAS DE PENSAR. TROQUE O PENSAMENTO - NEGATIVO PELO POSITIVO. VOCÊ É O QUE SE FEZ ATRAVÉS DO PENSAMENTO E SERÁ, A PARTIR DE AGORA, O QUE VIER A PENSAR INSISTENTEMENTE. ATENÇÃO ! ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

43 E TRANSPIRE - TRABALHO É TODA OCUPAÇÃO ÚTIL. - É LEI DA NATUREZA LEI DIVINA. - É UMA NECESSIDADE. - É FONTE DE EQUILÍBRIO. (ALLAN KARDEC - O LIVRO DOS ESPÍRITOS) TRABALHE TAMBÉM COM DESINTERESSE, PELA ALEGRIA DE SER ÚTIL. A OCIOSIDADE COMO FORMA DE VIVER PRODUZ GRANDES PREJUÍZOS MORAIS. TRABALHE - MOVIMENTE-SE - FAÇA CAMINHADAS - BUSQUE CONTATO COM A NATUREZA A SUORTERAPIA É TAMBÉM EXCELENTE TÉCNICA DE CURA DA DEPRESSÃO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

44 SIGNIFICA POSTURA DIANTE DA DOR COMPREENDA E TRABALHE A DOR - A DOR NÃO REPRESENTA DESGRAÇA PARA A ALMA. - É AUXÍLIO PODEROSO PARA A NOSSA REDENÇÃO. - É ELEMENTO AMIGO E INDISPENSÁVEL NO RESGATE DAS NOSSAS DÍVIDAS. - PROMOVE AQUISIÇÃO DE VALORES MORAIS E ELEVAÇÃO ESPIRITUAL. RECOMENDAÇÕES DO EVANGELHO NÃO VOS AFLIJAIS QUANDO SOFRERDES... - MANTER A DOR EM SUA REAL DIMENSÃO. - NÃO AMPLIÁ-LA COM O DESESPERO, IMPACIÊNCIA, REVOLTA. - NÃO ADICIONAR SOFRIMENTO AO SOFRIMENTO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANGELHO SEG. O ESP. - CAP. V )

45 SIGNIFICA BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS... BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM OCASIÃO DE PROVAR A SUA FÉ A SUA FIRMEZA A SUA PERSEVERANÇA A SUA SUBMISSÃO A DEUS PORQUE TERÃO CENTUPLICADA A ALEGRIA QUE LHES FALTA NA TERRA. DIANTE DAS TRIBULAÇÕES E DOS SOFRIMENTOS, SEDE FORTES E CORAJOSOS PARA OS SUPORTAR. AFRONTAI-OS RESOLUTOS ! TENDES FÉ EM DEUS ! ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANGELHO SEG. O ESP. - CAP. V )

46 - NÃO EXTRAEM OS BENEFÍCIOS POSSÍVEIS. - SEM FORÇAS E SEM INSPIRAÇÃO SUPERIOR SUCUMBEM DIANTE DAS ADVERSIDADES. - ENTREGAM-SE ÀS COGITAÇÕES DE ORDEM INFERIOR - ESCRAVIZAM-SE AOS OBJETIVOS PURAMENTE MATERIAIS. - ENTRAM MAIS FACILMENTE EM DEPRESSÃO. - ENCONTRAM DEUS EM SI MESMOS, BENEFICIANDO-SE. - ENCONTRAM FORÇAS PARA VENCER A SI PRÓPRIOS E AS DIFICULDADES. CONFIE EM DEUS OS QUE CRÊEM OS QUE NÃO CRÊEM MANTENHA O PENSAMENTO LIGADO A DEUS. SINTA-O EM SEU CORAÇÃO, DEIXANDO QUE ELE ABENÇOE E REFRIGERE SUA ALMA, SEGUINDO AVANTE SEMPRE ! ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

47 - ENTRAMOS EM CONTATO COM DEUS, COM JESUS E COM OS BONS ESPÍRITOS, NOS BENEFICIANDO. - ESTIMULA AS POTENCIALIDADES - PREDISPÕE AO CRESCIMENTO INTERIOR - ATRAI A ASSISTÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS - DIMINUI OU FAZ CESSAR O SOFRIMENTO ORE FERVOROSAMENTE A ORAÇÃO QUANDO DITA COM O CORAÇÃO CONFORTAREANIMA BENEFÍCIOS DA PRECE ORE SEMPRE, VENCENDO TODAS AS AFLIÇÕES. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

48 ADQUIRE-SE COMPROVANDO CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO A IMORTALIDADE DA ALMA A EXISTÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL A LEI DE CAUSA E EFEITO VERDADEIRA COMPREENSÃO DA VIDA ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO ESTRUTURA PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RESISTÊNCIA PARA VENCER A DEPRESSÃO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

49 NO CENTRO ESPÍRITA RECEBERÁ PASSE AUXILIA : NA RECONQUISTA DA SAÚDE NO REEQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES ÁGUA FLUIDIFICADA CONTRIBUI PARA A RECONQUISTA DA SAÚDE INTEGRAL FINALIDADE DE INTERROMPER O INTERCÂMBIO MENTAL ENTRE OBSEDADO E OBSESSORES DESOBSESSÃO AUXILIARÁ A HAURIR FORÇAS, INSPIRAÇÕES E CONFIANÇA PROMOVEM RENOVADAS POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO ÍNTIMO ORAÇÃO ENSINAMENTOS ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

50 O AMOR É MEDICAÇÃO EM NOSSAS FERIDAS MORAIS E EMOCIONAIS. AMANDO-NOS E AMANDO AO PRÓXIMO, SUPERAREMOS TODAS AS AFLIÇÕES E EQUÍVOCOS. NÃO NOS FECHEMOS EM NÓS MESMOS. VAMOS AO ENCONTRO DAS DORES MAIORES QUE AS NOSSAS, QUE PERMANECEM AGUARDANDO ALGUMA CONTRIBUIÇÃO. O BEM AO PRÓXIMO É BEM PARA NÓS MESMOS. SUBSTITUAMOS OS PENSAMENTOS DEPRESSIVOSPELO SENTIMENTO DA CARIDADE. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO ) REFLEXÃO


Carregar ppt "DEPRESSÃO - ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA) - É UMA TRISTEZA PROFUNDA E PROLONGADA. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) - É A EXPRESSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google