Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlana Serafin Alterado mais de 10 anos atrás
1
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça o narrador com a expressão do seu interesse... Acompanhe a exposição, participando dela com emoção... É certo que você não poderá solucionar todas as dificul- dades... No entanto, poderá sempre oferecer uma palavra oportuna Muitos corações angustiados se recompõem, quando ex- plicam suas dores a alguém compadecido Narram as escrituras que nem todos os doentes que procu- raram o Senhor foram recuperados; no entanto, não há no- tícias de que Ele tenha recusado os ouvidos àqueles que o buscavam Legado Kardequiano, Cap. 4 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
2
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Objetivos PROPOSTAS DE ALLAN KARDEC Consolo aos que sofrem Encorajamento dos caídos Libertação das Paixões, do desespero, do suicídio; deter o individuo no limiar do crime PROPOSTAS DE JOANNA DE ÂNGELIS Receber bem (Urbanidade Amizade) Orientar quanto às disponibilidades da Casa Propor perspectivas novas para os problemas huma nos, à luz do Espiritismo (Libertação) Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
3
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de Ação I – Sofrimentos Provacionais Perdas de entes queridos Dificuldades afetivas Doenças do relacionamento Depressão Distúrbio de pânico Obsessões Vê-se diante da morte (doenças graves) Incapacidade para ajudar Dificuldades materiais Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
4
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de ação II – Problemas de Personalidade Conflitos (Timidez, medo, etc.) Viciações Desvio de comportamento Desajuste emocionais Fobias, neuroses, TOC Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
5
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de ação III – Onde e Quando? No lar No trabalho No Centro Espírita Em público Todos somos modelos, em qualquer lugar, na ocasião própria Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
6
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente I – Qualidades Humanas Moral sadia Auto-estima Saber ajudar-se Gostar de gente (Interesse fraternal pelos semelhantes) Bom repertório de conhecimento Equilíbrio emocional/Saúde Hábito de estudo e oração Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
7
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente II – Requisitos Doutrinários Conhecimento da Doutrina Espírita Familiaridade com o Evangelho Integração no Centro Espírita Saber aplicar passes Conhecimento prático de mediunidade Conhecimento de Psicologia Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
8
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente III – Habilidades Psicológicas Saber ouvir Ouvir é renunciar Fatores mentais que dificultam a audição Indiferença Preocupação Impaciência Ansiedade Preconceito Empatia Sentir-se no lugar do outro Compaixão Fraternidade Esquemas da Compaixão Bondade Esclarecimento Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
9
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento I – Atender O ATENDENTE DISPONIBILIZA-SE Ambiente aconchegante Postura correta Observando as reações do atendido O ATENDIDO ENVOLVE-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
10
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento II – Responder O ATENDENTE FRATERNO COMPREENDE Identificando o problema principal Identificando o sentimento do outro Esclarecendo as razões do sofrimento Mostrando a Justiça Divina O ATENDIDO ANALISA-SE, EXPLORA-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
11
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento III - Personalizar O ATENDENTE CONSCIENTIZA Estimulando o processo da compreensão Respeitando os limites Encorajando mudanças de atitudes O ATENDIDO, COMPREENDE-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
12
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento IV – Orientar ENCONTRAR, COM O AJUDADO, CAMINHOS, SOLUÇÕES, DIRETRIZES Informando os recursos que o Centro Espírita oferece Valorando atitudes e projetos de vida à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho O ATENDIDO DECIDE-SE, AGE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
13
Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
A Assistência Espiritual RECEPÇÃO Registros Estatísticos ATENDIMENTO EM GRUPO Palestra Doutrinária ATENDIMENTO RESERVADO Passes individuais no mesmo ambiente Registro pelos atenden tes sem identificação das pessoas ENTREVISTAS INDIVIDUAIS Reservada e privativa AFERIÇÃO DE RESULTADOS: INTEGRAÇÃO NA CASA Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.