A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça o narrador com a expressão do seu interesse... Acompanhe a exposição, participando dela com emoção... É certo que você não poderá solucionar todas as dificul- dades... No entanto, poderá sempre oferecer uma palavra oportuna Muitos corações angustiados se recompõem, quando ex- plicam suas dores a alguém compadecido Narram as escrituras que nem todos os doentes que procu- raram o Senhor foram recuperados; no entanto, não há no- tícias de que Ele tenha recusado os ouvidos àqueles que o buscavam Legado Kardequiano, Cap. 4 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

2 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Objetivos PROPOSTAS DE ALLAN KARDEC  Consolo aos que sofrem  Encorajamento dos caídos  Libertação das Paixões, do desespero, do suicídio; deter o individuo no limiar do crime PROPOSTAS DE JOANNA DE ÂNGELIS  Receber bem (Urbanidade Amizade)  Orientar quanto às disponibilidades da Casa  Propor perspectivas novas para os problemas huma nos, à luz do Espiritismo (Libertação) Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

3 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de Ação I – Sofrimentos Provacionais  Perdas de entes queridos  Dificuldades afetivas  Doenças do relacionamento  Depressão  Distúrbio de pânico  Obsessões  Vê-se diante da morte (doenças graves)  Incapacidade para ajudar  Dificuldades materiais Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

4 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de ação II – Problemas de Personalidade  Conflitos (Timidez, medo, etc.)  Viciações  Desvio de comportamento  Desajuste emocionais  Fobias, neuroses, TOC Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

5 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Âmbito de ação III – Onde e Quando?  No lar  No trabalho  No Centro Espírita  Em público Todos somos modelos, em qualquer lugar, na ocasião própria Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

6 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente I – Qualidades Humanas  Moral sadia  Auto-estima  Saber ajudar-se  Gostar de gente (Interesse fraternal pelos semelhantes)  Bom repertório de conhecimento  Equilíbrio emocional/Saúde  Hábito de estudo e oração Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

7 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente II – Requisitos Doutrinários  Conhecimento da Doutrina Espírita  Familiaridade com o Evangelho  Integração no Centro Espírita  Saber aplicar passes  Conhecimento prático de mediunidade  Conhecimento de Psicologia Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

8 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Perfil do Atendente III – Habilidades Psicológicas  Saber ouvir Ouvir é renunciar  Fatores mentais que dificultam a audição Indiferença Preocupação Impaciência Ansiedade Preconceito  Empatia Sentir-se no lugar do outro  Compaixão Fraternidade Esquemas da Compaixão Bondade Esclarecimento Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

9 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento I – Atender O ATENDENTE DISPONIBILIZA-SE  Ambiente aconchegante  Postura correta  Observando as reações do atendido O ATENDIDO ENVOLVE-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

10 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento II – Responder O ATENDENTE FRATERNO COMPREENDE  Identificando o problema principal  Identificando o sentimento do outro  Esclarecendo as razões do sofrimento  Mostrando a Justiça Divina O ATENDIDO ANALISA-SE, EXPLORA-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

11 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento III - Personalizar O ATENDENTE CONSCIENTIZA  Estimulando o processo da compreensão  Respeitando os limites  Encorajando mudanças de atitudes O ATENDIDO, COMPREENDE-SE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

12 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Técnica do Atendimento IV – Orientar ENCONTRAR, COM O AJUDADO, CAMINHOS, SOLUÇÕES, DIRETRIZES  Informando os recursos que o Centro Espírita oferece  Valorando atitudes e projetos de vida à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho O ATENDIDO DECIDE-SE, AGE Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda

13 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda
A Assistência Espiritual RECEPÇÃO Registros Estatísticos ATENDIMENTO EM GRUPO  Palestra Doutrinária ATENDIMENTO RESERVADO  Passes individuais no mesmo ambiente  Registro pelos atenden tes sem identificação das pessoas ENTREVISTAS INDIVIDUAIS  Reservada e privativa AFERIÇÃO DE RESULTADOS: INTEGRAÇÃO NA CASA Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda


Carregar ppt "Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google