A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 1 Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 1 Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 1 Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça o narrador com a expressão do seu interesse... Acompanhe a exposição, participando dela com emoção... É certo que você não poderá solucionar todas as dificul- dades... No entanto, poderá sempre oferecer uma palavra oportuna Muitos corações angustiados se recompõem, quando ex- plicam suas dores a alguém compadecido Narram as escrituras que nem todos os doentes que procu- raram o Senhor foram recuperados; no entanto, não há no- tícias de que Ele tenha recusado os ouvidos àqueles que o buscavam... Legado Kardequiano, Cap. 4

2 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 2 Objetivos PROPOSTAS DE ALLAN KARDEC Consolo aos que sofrem Encorajamento dos caídos Libertação das Paixões, do desespero, do suicídio; deter o individuo no limiar do crime PROPOSTAS DE JOANNA DE ÂNGELIS Receber bem (Urbanidade Amizade) Orientar quanto às disponibilidades da Casa Propor perspectivas novas para os problemas huma- nos, à luz do Espiritismo (Libertação)

3 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 3 Âmbito de Ação I – Sofrimentos Provacionais Perdas de entes queridos Dificuldades afetivas Doenças do relacionamento Depressão Distúrbio de pânico Obsessões Vê-se diante da morte (doenças graves) Incapacidade para ajudar Dificuldades materiais

4 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 4 Âmbito de ação II – Problemas de Personalidade Conflitos (Timidez, medo, etc.) Viciações Desvio de comportamento Desajuste emocionais Fobias, neuroses, TOC

5 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 5 Âmbito de ação III – Onde e Quando? No lar No trabalho No Centro Espírita Em público Todos somos modelos, em qualquer lugar, na ocasião própria

6 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 6 Perfil do Atendente I – Qualidades Humanas Moral sadia Auto-estima Saber ajudar-se Gostar de gente (Interesse fraternal pelos semelhantes) Bom repertório de conhecimento Equilíbrio emocional/Saúde Hábito de estudo e oração

7 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 7 Perfil do Atendente II – Requisitos Doutrinários Conhecimento da Doutrina Espírita Familiaridade com o Evangelho Integração no Centro Espírita Saber aplicar passes Conhecimento prático de mediunidade Conhecimento de Psicologia

8 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 8 Perfil do Atendente III – Habilidades Psicológicas Saber ouvir Fatores mentais que dificultam a audição Empatia Compaixão Indiferença Ouvir é renunciar Impaciência Preconceito Preocupação Ansiedade Sentir-se no lugar do outro Esquemas da CompaixãoBondade Fraternidade Esclarecimento

9 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 9 Técnica do Atendimento I – Atender O ATENDENTE DISPONIBILIZA-SE Ambiente aconchegante Postura correta Observando as reações do atendido O ATENDIDO ENVOLVE-SE

10 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 10 Técnica do Atendimento II – Responder O ATENDENTE FRATERNO COMPREENDE Identificando o problema principal Identificando o sentimento do outro Esclarecendo as razões do sofrimento Mostrando a Justiça Divina O ATENDIDO ANALISA-SE, EXPLORA-SE

11 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 11 Técnica do Atendimento III - Personalizar O ATENDENTE CONSCIENTIZA Estimulando o processo da compreensão Respeitando os limites Encorajando mudanças de atitudes O ATENDIDO, COMPREENDE-SE

12 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 12 Técnica do Atendimento IV – Orientar ENCONTRAR, COM O AJUDADO, CAMINHOS, SOLUÇÕES, DIRETRIZES Informando os recursos que o Centro Espírita oferece Valorando atitudes e projetos de vida à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho O ATENDIDO DECIDE-SE, AGE

13 Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 13 A Assistência Espiritual RECEPÇÃO ATENDIMENTO EM GRUPO Palestra Doutrinária Passes individuais no mesmo ambiente ENTREVISTAS INDIVIDUAIS Reservada e privativa AFERIÇÃO DE RESULTADOS: INTEGRAÇÃO NA CASA Registros Estatísticos ATENDIMENTO RESERVADO Registro pelos atenden- tes sem identificação das pessoas


Carregar ppt "Seminário Atendimento Fraterno – Projeto Manoel Philomeno de Miranda 1 Escute ajudando Aprenda a ouvir...: escutar para socorrer é uma arte valiosa Favoreça."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google