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É a mensagem central de Jesus: Mc 1:14-15; Mt 4:23; Lc 4:21

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Apresentação em tema: "É a mensagem central de Jesus: Mc 1:14-15; Mt 4:23; Lc 4:21"— Transcrição da apresentação:

1 É a mensagem central de Jesus: Mc 1:14-15; Mt 4:23; Lc 4:21
O REINO DE DEUS Definição: βασιλεία τοῦ θεοῦ : (Reino) Domínio Soberano e Universal de Deus sobre toda a existência. Características: É a mensagem central de Jesus: Mc 1:14-15; Mt 4:23; Lc 4:21 Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

2 O Reino de Deus não é a igreja. A igreja faz parte do Reino de Deus.
Características: O Reino de Deus é objeto de experiência e de Espera: Lc 17:21; Lc 10:9; Jo 14:12 O Reino de Deus não é a igreja. A igreja faz parte do Reino de Deus. O Reino de Deus é uma esperança profética do judaísmo: Is 9,11. Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

3 ONTOLOGIA DO DEUS DO REINO
O Deus do Reino é o Deus que Busca: Mc 2:15-17 O Deus do Reino é o Deus Pai: Mt 13:43; Mt 25:34 O Deus do Reino é Deus Julgador: Mt. 3:12; Mt 25: 34-41 Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

4 É análoga, mas excede a lei de Moisés
A ÉTICA DO REINO DE DEUS É análoga, mas excede a lei de Moisés É o resultado de uma vida interior: Lc 6:4-5 Ela recompensa o sujeito ético pela graça: Mt 20:1-16 Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

5 A MESSIANIDADE DE JESUS
Jesus é o filho de Deus No sentido messiânico – Jo 4: 25-26 No sentido Ético - Hb 4:17; 7:26; 9:14 No sentido metafisico – Jo 8:58 Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

6 A MESSIANIDADE DE JESUS
Jesus é o filho do homem “Filho”. Aquele que tem participação da natureza humana Jesus é o paradigma de toda a humanidade Ro 8:28-30 Jesus é o “ungido” do Antigo Testamento Dn 7.13,14 Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

7 O DUALISMO JOANINO OS DOIS MUNDOS
Na teologia Joanina, encontramos um dualismo aparentemente diferente ao dos Sinópticos. Nos Evangelhos Sinópticos, o dualismo é primariamente horizontal: um contraste entre duas eras: A era presente e a era vindoura. Nos Sinópticos a ― era presente‖ ou ―esta era‖ equivale a expressão― este mundo‖―O dualismo de João é primariamente vertical, um contraste entre dois mundos — o mundo superior ( de cima ) e o mundo inferior ( de baixo ), (Ladd, p.209). ―Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo‖ (Jo. 8.23). Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

8 O DUALISMO JOANINO OS DOIS MUNDOS
O dualismo Joanino representa quase sempre um contraste entre ―este mundo‖ como mal, sob o governo do Diabo (16.11) e o mundo de cima — de Deus (18.36). ―Jesus veio para ser a luz deste mundo (11.9). A autoridade de sua missão não procede ―deste mundo‖, mas do mundo de cima — de Deus (18.36). Quando a sua missão estiver cumprida, ele deve partir ―deste mundo‖(13.1). Jesus veio dos céus para cumprir uma missão que ele recebeu de Deus (6.38).‖ (Ladd, p. 209) Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

9 O DUALISMO JOANINO OS DOIS MUNDOS A Carne e o Espírito.
Um outro contraste entre esses mundos é o que se faz entre a carne e o espírito. A carne pertence ao reino de baixo enquanto o espírito pertence ao reino de cima; a carne para João não é em si mesma pecaminosa, 1.14; mas representa a fraqueza e jamais poderá levar o ser humano ao reino superior, 3.6. Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

10 KOSMOS "Kosmos" é usado para definir o sistema mundial: João 12:31, etc. “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo” – compare Mateus 4:8 e 1 João 5:19. "Kosmos" é usado para definir o Universo como um todo: Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra”. Kosmos" é usado para definir toda a raça humana: Romanos 3:19, etc. – “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus”. Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva

11 KOSMOS "Kosmos" é usado para definir o sistema mundial: João 12:31, etc. “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo” – compare Mateus 4:8 e 1 João 5:19. "Kosmos" é usado para definir o Universo como um todo: Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra”. Kosmos" é usado para definir toda a raça humana: Romanos 3:19, etc. – “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus”. Faculdade Batista de Teologia - Teologia do Novo Testamento I - Prof. Esp. Pr. Haroldo Xavier Silva


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