A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SORGO SACARINO EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES Abril, 2010 JOÃO CARLOS GARCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SORGO SACARINO EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES Abril, 2010 JOÃO CARLOS GARCIA."— Transcrição da apresentação:

1 SORGO SACARINO EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES Abril, 2010 JOÃO CARLOS GARCIA

2 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Primeira Experiências Projeto micro-destilarias - Proálcool; Início em 1979, com objetivo de demonstrar a viabilidade para os produtores rurais e conseguir auto-suficiência em combustíveis líquidos para as Unidades da Embrapa. Testes de alternativas de matérias primas, utilização dos subprodutos, produção de energia a partir de biodigestores, utilização de álcool na movimentação de tratores, etc.

3 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Primeira Experiências Sete Lagoas, Brasília, Jundiaí, Goiânia, Campo Grande – cana + sorgo sacarino. Objetivo: estender o período de processamento industrial (na época definido pelo IAA). Pelotas – sorgo sacarino. Objetivo: viabilizar a micro-destilaria no Rio Grande do Sul.

4 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Alguns resultados para sorgo sacarino Sorgo sacarino viável com o aproveitamento de grãos. Baixa eficiência de extração das moendas, o que gerava ineficiência no processo industrial. Melhorias na moagem com retirada das folhas, no caso do sorgo, mas o acréscimo no custo não compensava. Utilização de bagaço mais rico foi testado em Pelotas para alimentação animal (nas outras, o bagaço era destinado para biodigestores e para queima).

5 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Alguns resultados para sorgo sacarino Dificuldades na organização do plantio para manutenção de oferta constante para operação da indústria. Período de colheita afetada por ocorrências climáticas ao longo do período de crescimento do sorgo. Problema central: colheita do sorgo sacarino e eficiência na moagem (característica das operações em micro-destilarias).

6 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Principal causa para a redução das atividades de pesquisa com sorgo sacarino Superioridade da produção de álcool em destilarias de maior porte reduziram o interesse nas micro- -destilarias. Como o sorgo estava vinculado com as micro- -destilarias, o interesse diminuiu.

7 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Desenvolvimentos recentes Surgimento das colhedeiras automotrizes para cana podem facilitar a colheita de sorgo sacarino. A operação em grandes destilarias pode eliminar o problema causado de concentração da colheita do sorgo em uma época restrita (eventualmente causada por problemas climáticos). Novas formas de utilização dos resíduos podem aumentar o interesse pelo sorgo.

8 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

9 Necessidades tecnológicas Melhoramento genético (a ser detalhado pelo Dr. Schaffert). Ajuste do sistema de produção: Variável de acordo com a região e com os objetivos do produtor. Necessidade de realizar projetos piloto de ajustes dos sistemas, em destilarias de grande porte, com vistas a possibilitar a avaliação por parte das indústrias (em negociação com destilarias).

10 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Atividades no Norte de Minas Gerais Parceria com o Grupo SADA. Objetivo do uso do sorgo: Produção de etanol (em conjunto com cana); Obtenção de bagaço para produção de energia (antes do início da colheita da cana). Proposta inicial: plantio de 500 ha. Unidade piloto: 12 ha.

11 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Atividades no Norte de Minas Gerais Aspectos em avaliação: Densidade de plantas e arranjo de plantio; Cultivares; Sistema mecânico de corte; Produção de etanol em escala industrial a partir de sorgo sacarino. Familiarização com implantação de lavouras de sorgo.

12 João Carlos Garcia Pesquisador em Economia Agrícola Embrapa Milho e Sorgo (www.cnpms.embrapa.br) Cx. Postal Sete Lagoas – MG Fone: (31) Fax: (31) MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "SORGO SACARINO EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES Abril, 2010 JOÃO CARLOS GARCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google