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Desenvolvimento de Produto Christine Reis Guilherme Kassick Juliana Souza Mateus Furlaretto Rodrigo Langone Tiago Bazani.

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1 Desenvolvimento de Produto Christine Reis Guilherme Kassick Juliana Souza Mateus Furlaretto Rodrigo Langone Tiago Bazani

2 Primeira Etapa do PDP: Avaliação de oportunidade Especificação da oportunidade Pesquisa das necessidades dos consumidores Análise do mercado: análise dos produtos existentes

3 Especificação da oportunidade Megatendência – mudança no estilo de vida: Sociedade moderna divide o seu tempo em trabalho e lazer Atividades noturnas ganham cada vez mais importância Dificuldade de acordar cedo para trabalhar Despertador: um produto comum mas essencial para a vida moderna

4 Especificação da oportunidade Desvantagens dos despertadores comuns: Barulho Perturbação do ambiente Brutalidade Benefício básico: um despertador individual, agradável e eficaz Despertador: um produto comum mas essencial para a vida moderna

5 Pesquisa das necessidades dos consumidores SIMNÃO Você usa despertador?90%10% Você está satisfeito com o seu despertador?75%25% Você se sente incomodado com o despertador de outras pessoas? 80%20% Você usaria um despertador com um conceito diferente da maioria que existe no mercado? 70%30%

6 Análise dos produtos existentes Despertadores tradicionais Rádio-Relógio Britânia - BS 63 (R$ 60,00) Calculadora com Relógio de Mesa Digital GH 2208 – Prata (R$ 21,00)

7 Rádio-relógio c/ CD player AM/FM despertador e espelho (R$ 220,00) Despertador Cásio termômetro e calendário (R$ 93,00) Análise dos produtos existentes Despertadores com outras funções

8 Análise dos produtos existentes Despertadores diferentes Réveil DAVITA – lâmpada despertador (EUR 143,00) Wake Assure Alarm Clock ($69.95)

9 VibraLite 3 Model VL300SS ($69.95) Seiko Vibrating Watch ($279.95) VibraLite 3 Model VL300V-B ($49.95) Análise dos produtos existentes Despertadores diferentes

10 Segunda etapa do PDP: Concepção do Produto Análise de funções Desenvolvimento do conceito

11 Análise de funções Despertar de maneira agradável o usuário na hora determinada Marcar hora Despertar silenciosamente Não fazer barulho Vibração aleatória

12 Desenvolvimento do conceito Perfil do consumidor: Casais, irmãos ou colegas de quarto que acordam em horários diferentes Surdos ou pessoas com deficiência auditiva

13 Desenvolvimento do conceito Características intrínsecas desejáveis: Matéria-prima: material maleável, espuma, tecido anti-alérgico e confortável Forma: pulseira Cor: cores claras Nível de qualidade: médio Características extrínsecas desejáveis: Faixa de preço: entre 15 e 20 reais Imagem: praticidade e conforto Marca: Réveil

14 Desenvolvimento do conceito Croquis:

15 Terceira etapa do PDP: Estratégia Preliminar Elaboração do plano de marketing Estimativa de desempenho

16 Marketing de segmento: foco em casais e irmãos que dividem quarto Diferenciação: produtos altamente padronizados, possibilidade de escolher entre três cores (rosa, azul e verde claros) e dois tamanhos (masculino e feminino) Marca individual: produto inovador Estratégia de distribuição: produto vendido em óticas e relojoaria, supermercados, bazar Elaboração do plano de marketing

17 A meta do preço de venda do produto é de 20 reais e do preço de custo é de 6 reais A estimativa de demanda fica em torno de 500 peças por semana para a Grande Porto Alegre Vida útil do produto: 2 anos Estimativa de desempenho

18 Quarta etapa do PDP: Desenvolvimento do Sistema Técnico Especificação do projeto Configuração do projeto

19 Especificação do projeto Preço acessível ao consumidor Garantia de 6 meses Ser confortável para o sono Facilidade de programação

20 Configuração do projeto Arquitetura integrada Características funcionais:

21 Configuração do projeto Descrição do produto: Uma tira de couro de 4cm de largura e 25 cm de comprimento (18 cm no modelo feminino) Circuito eletrônico com sistema pizoelétrico para vibração e display iluminado Forro de espuma anti-alérgico Revestimento de tecido de algodão ou malha Velcro para ajuste do pulso

22 Quinta Etapa do PDP: Desenvolvimento da Produção Preparação da fábrica Definição da logística de suprimentos Produção do lote-piloto

23 Quinta Etapa do PDP: Desenvolvimento da Produção Definição da logística de suprimentos: Tira de Couro Forro de Espuma Display Cristal Líquido Circuito Eletrônico Velcro Revestimento de Algodão FORNECEDORES Confecção do Relógio ATACADO VAREJO CONSUMIDOR

24 Desenvolvimento da Produção Definição da logística de suprimentos: A localização da fábrica será em Porto Alegre com o objetivo de atender a região metropolitana, focalizando, também, o interior do Estado. Preferiu-se a terceirização para componentes básicos; A empresa se baseia em geração e aplicação de idéias; Inicialmente é pretendida uma fábrica de pequeno porte; A empresa crescerá acompanhando a demanda.

25 Desenvolvimento da Produção Definição da logística de suprimentos: A integração utilizada pode afetar 5 fatores: Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo

26 Inspeção Final Desenvolvimento da Produção Preparação da fábrica: Inspeção de Qualidade CosturaCorte Montagem Expedição Displays C. Eletrônicos Tiras de couro R. de Algodão Forro de Espuma Velcro

27 Desenvolvimento da Produção Preparação da fábrica: O processo adotado é o de produção em massa; Arranjo físico por produto; Apesar de um custo fixo maior, os custos variáveis são muito menores.

28 Desenvolvimento da Produção Produção do lote piloto: Um pequena produção de despertadores para teste nos principais revendedores, amadurecimento e aceitação do produto e avaliação de possíveis melhorias.

29 Sexta Etapa do PDP: Lançamento do produto Definição da estratégia de lançamento Testes de mercado Comercialização

30 Sexta Etapa do PDP: Lançamento do produto Definição da estratégia: Campanhas publicitárias; Será adotada a estratégia de lançar os produto em locais de circulação popular (shoppings, parques, eventos, praia, eventos festivos, etc.). Comercialização com vendas diretas ao consumidor, atacados varejistas, vendas através internet/televisão. Inicialmente, venda unitária do produto.

31 Lançamento do produto Teste de mercado: Pesquisa com os usuários O resultado da analise de concorrência nos mostrou que: - E xistem poucas empresas que fazem este tipo de produto, nenhuma no mercado nacional - Por ser um produto diferenciado, teríamos um grande potencial de vendas.

32 Lançamento do produto Comercialização: O produto será lançado em locais de grande circulação, como supermercados, relojoarias e lojas de eletrônicos em geral. Vendas também pela internet, com publicidade em sites de grande visitação. Vendas unitárias para varejistas e em lotes para atacadistas.


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