Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVitória Damaso Alterado mais de 9 anos atrás
1
Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS
2
O que é Diagramação e o que é Editoração?
ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração?
3
ABORDAGEM INICIAL Objetivo
• Levar a informação ao usuário final de forma clara. • A boa estrutura ou estética deve ser utilizada para guiar a leitura.
4
ABORDAGEM INICIAL Muito Importante dizer:
A escolha de uma, entre as muitas técnicas de editoração e diagramação conhecidas, são frutos de uma atitude sensata e responsável, é imprescindível não apenas o conhecimento teórico sobre elas, mas também conhecer onde o produto final vai chegar.
5
ABORDAGEM INICIAL Muito Importante dizer:
Os recursos de editoração eletrônica e diagramação colocam à disposição de quem dela se utiliza, um vasto repertório de formas de expressão, que abrangem desde a utilização pura e simples de traço e ponto até os mais complexos efeitos tridimensionais de um grid, por exemplo.
6
ABORDAGEM INICIAL Primórdios
Primitivamente o processo de editoração sem o uso de computador era um processo cheio de etapas manuais e bastante complicado. Exigindo destreza e experiência para a execução das tarefas. Com o surgimento de computadores e softwares específicos, a editoração passou a ser feita em um processo muito mais acelerado, eliminando-se o trabalho manual para se obter as "matrizes" que serão usadas na impressão.
7
ABORDAGEM INICIAL Primórdios
Quando surgiram, na metade dos anos 80, os programas de editoração eletrônica, eles eram considerados uma ferramenta restrita apenas a especialistas que atuavam em empresas do ramo editorial.
8
ABORDAGEM INICIAL No Brasil
9
ABORDAGEM INICIAL No Brasil
10
ABORDAGEM INICIAL No Brasil
11
ABORDAGEM INICIAL No Brasil
12
ABORDAGEM INICIAL No Brasil Década de 40
• Influência dos argentinos (que tinham uma estrutura similar as escolas clássicas europeias), principalmente com o cálculo de textos; • Usavam e abusavam de ornamentos, negativos, excessos de linhas e boxes; • As laudas não eram padronizadas.
13
ABORDAGEM INICIAL No Brasil Década de 50
• Se caracteriza pela disposição RIGIDAMENTE FORMAL do espaço (influência Soviética), das massas e dos volumes. • Valoriza-se o branco. Eliminam-se linhas e excesso de enfeites.
14
ABORDAGEM INICIAL No Brasil Final da década de 50
• Mudanças propostas e colocadas em prática por Amilcar de Castro, um escultor brasileiro que circulava por galerias de arte americanas.
15
ABORDAGEM INICIAL No Brasil Influências de Amilcar de Castro:
• Prevalece os conceitos de diagramação de precisão para manter a fidelidade do projeto gráfico e estabelecer um uso racional do espaço gráfico.
16
ABORDAGEM INICIAL No Brasil Influências de Amilcar de Castro:
• cria jogos de matérias simétricas com outras assimétricas; • retira quase todos os fios; • amplia o claro (canal) entre as colunas; • adota títulos em caixa baixa; • padroniza o tamanho e tipo de fontes; • valorização do material fotográfico.
17
ABORDAGEM INICIAL No Brasil
18
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Beaux-Art (a) Bauhaus (di | a) Arts & Crafts (di | a) Art Déco (a) Art Nouveau (di | a) *Vernacular (a) Construtivismo Russo (p | f) *New Wave (t | c | m) De stijl (di) Cubismo (p)
19
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Beaux-Art
20
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Beaux-Art
21
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art & Crafts
22
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art Noveau
23
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Construtivismo
24
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração De Stijl
25
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Bauhaus
26
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Art Déco
27
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Vernacular
28
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração New Wave
29
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração New Wave
30
ABORDAGEM INICIAL Movimentos que influenciaram na evolução da diagramação e editoração Cubismo
31
ABORDAGEM INICIAL 1920 a 1940 1960 1970 a ... Séc. XVIII e Séc. XIX
Distanciamento entre jornais e livros Processo de paginação Alterações no layout Presença do fotojornalismo Introd. de conceitos de composição Hierarquização do conteúdo Ênfase no design e no projeto gráfico TV e offset Nasce o design de jornais Interesse dos leitores pelo grafismo Equilíbrio entre forma e conteúdo Infografia, cor, sumário.
32
ABORDAGEM INICIAL Evolução Visual
33
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial
O design editorial promove a organização na forma de projeto gráfico das informações e o aspectos da publicação, concebendo e propagando a identidade do periódico, por meio da diagramação, um grid, imagens, anúncios, organização dos elementos, entre outras características.
34
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial
(Projeto Gráfico) Conceito gráfico geral da publicação que ao ser definido, deverá ser replicado pela diagramação.
35
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Componentes relevantes:
• Organização do conteúdo; • Padrão visual; • Definição da estrutura.
36
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Componentes do layout:
• Capa e/ou Marca; • Cores; • Formato; • Imagens; • Grid; • Composição (critérios); • Tipografia; • Estilo gráfico.
37
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Capa e/ou Marca
• Associada à estrutura da capa é a primeira identificação visual sobre um produto editorial; • Pode ser composta por logotipo; • Geralmente, tanto jornais diários quanto revistas apresentam apenas um logotipo como sua marca.
38
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Capa e/ou Marca
39
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Formato
• Podem ser predefinidos, a sua escolha será de acordo as questões pautadas. • Delimitado pela margem e mancha gráfica. • Formatos conhecidos: Tablóides e Broadsheet.
40
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Formato
41
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Grid
• Sistema modular de organização e dinamização do conteúdo; • Rede de linhas-guia relativas aos eixo axial do documento; • Preocupação com a legibilidade do componente textual do periódico.
42
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Grid
43
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Tipografia
• Elemento mais importante no design de um impresso; • Compreende tanto a criação quanto a composição de caracteres para transmitir mensagens.
44
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Tipografia
1. Presença de serifa na fonte; 2. Design particular da fonte (estilo); 3. Composições de letras em caixa alta e baixa; 4. Espaçamento entre letras (kerning); 5. Espaçamento entre linhas (leading);
45
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Tipografia 6. Extensão da coluna;
7. Alinhamento dos parágrafos do texto; 8. Relação entre figura (tipografia) e o fundo.
46
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Tipografia (Ficar atento à)
• Adequação da tipografia à funcionalidade do projeto gráfico; • Limitação da quantidade de tipos de fonte utilizados em um periódico; • Escolha do estilo tipográfico certo para promover a legibilidade.
47
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Tipografia (Cuidados)
• Uso de Capitulação; • Uso de recuos; • Uso de boxes; • Atenção ao uso de negrito, itálico e sublinhado.
48
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Cores
• Qual a sua influência perante o público-alvo; • Serve para diferenciar, evidenciar ou camuflar determinados elementos da página; • Paleta de cores específica para transmitir a identidade da publicação.
49
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Cores
50
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens
51
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Fotografia
• Grande poder expressivo e informativo; • O editor deve pensar visualmente e o fotógrafo editorialmente para uma perfeita integração entre imagens e textos; • Quanto mais expressiva ou sintética em relação ao conteúdo seja a foto, maior destaque ela deve possuir na página.
52
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Fotografia
53
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Ilustração
• Maior poder de interpretação, pois muitas vezes exprimem a opinião de um autor; • Podem auxiliar na descrição de eventos complexos, de difícil explicação; • Podem possuir forte teor informativo (ilustrações informativas), quanto opinativo (charges e tirinhas).
54
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Ilustração
55
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Infográficos
• Representações visuais da informação que podem utilizar textos, ilustrações e fotografias; • Capaz de simplificar processos ou ocorrências complexas ou peculiares, que não podem ser "vistos" facilmente pelos leitores; • Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor.
56
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Infográficos
57
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Tabelas ou Gráficos
• Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor ao se fazer comparações.
58
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Imagens > Tabelas ou Gráficos
59
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Composição (critérios)
• Toda composição é, em si, uma mensagem; • A padronização dos critérios de composição transmitem melhor a personalidade gráfica de um jornal, por exemplo.
60
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial • Estilo gráfico
• Coerência estilística dos elementos que compõem o projeto gráfico; • Pode variar em cada página ou edição de uma publicação; • Quanto mais conciso, maior a capacidade de reconhecimento futuro do leitor.
61
ABORDAGEM INICIAL Design Editorial Design Editorial contemporâneo
• Valorização do conteúdo pela organização da página; • Modulação como forma de padronização da diagramação; • Divisão dos conteúdos em peças para os diferentes gêneros; • Rigor no uso da tipografia • Sensatez no uso de cores e respeito aos preceitos da informação; • Uso eficiente da infografia.
63
Download da semana 01 e 02
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.