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Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite

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Apresentação em tema: "Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite"— Transcrição da apresentação:

1 Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Microlins Sat Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite

2 Crescimento da rede Microlins:
Cursos a distância via satélite Novos tipos de franquias Inovação: uma revolucionária tecnologia interativa de cursos Professores de alta qualidade

3 Objetivos Oferta de cursos a distância por TV digital interativa via satélite: Cursos atuais da Escola Profissional Microlins Outros cursos especialmente criados para este formato Cursos para a Universidade Microlins Criação da Microlins Sat, com atuação nacional e internacional

4 Atingindo todos, onde estiverem...

5 Usuários Microlins Sat
Másteres Unidades franqueadas atuais Por adesão Continuarão com os cursos presenciais Agregarão novos cursos via satélite Novas unidades compactas (modelo SAT) Somente cursos via satélite Para cidades menores

6 Serviços Microlins Sat
Para as unidades franqueadas atuais: TV Corporativa Microlins Universidade Virtual Microlins Cursos Ensino Sat Para as unidades franqueadas SAT (meta: 1000 em 5 anos) Cursos Microlins Profissionais atuais

7 TV Corporativa Microlins
Objetivo: Comunicação empresarial contínua e de alta qualidade da franchising para másteres e franqueados Programas de TV digital não interativa, com novidades e lançamentos, campanhas, etc., das várias áreas da rede TV Educacional, com transmissão de vídeos para aprendizado e uso em classe

8 Universidade Microlins
Objetivo: Treinamento e cursos permanentes, voltados para o universo do franqueado, sem necessidade de gastos ou viagens Palestras motivacionais de grandes nomes, cursos certificados para os funcionários, transmissão de vídeos de treinamento Interatividade professor-aluno Reuniões gerenciais por videoconferência                              

9 Franquias Microlins Sat
Venda de unidades compactas (uma a duas salas) em cidades com menos de 30 mil (S/SE) e 50 mil habitantes (N/NE/CO) Baixo valor de investimento (a partir de 39 mil reais, incluindo taxa inicial de licenciamento) Pagamento de royalties fixos por sala, independentes do faturamento Alta rentabilidade para o investidor: equilibrio em 7 meses, retorno do investimento em 13 meses, incluindo retirada de pro-labore, ótimo faturamento.

10 Tipos de Unidades Unidade Tipo I: Unidade Tipo II:
Sala com 30 a 40 cadeiras Para aulas multidisciplinares Dotadas de um computador e uma unidade de satélite Unidade Tipo II: Sala adicional com 6 a 10 microcomputadores em rede, dois alunos por computador Para aulas de informática e cybercafé Utiliza a mesma antena da sala tipo I

11 Tecnologias EaD utilizadas
Videoconferência Internet Teleconferência

12 Conexão via satélite TV Internet

13 O formato dos cursos Aulas expositivas por teleconferência
Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa Monitor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

14 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite

15 Componentes                                                                                Datacenter Teleporto Equipamento Hub

16 Componentes Centro de Operações de Rede Estúdio de geração

17 Antena e decodificador
Sala de Recepção de Aulas Antena e decodificador satélite Impressora Modem satélite IP Vídeo Computador Sistema de som Scanner TV Gravador VHS Microfone sem fio Telefone

18 Necessidade e Vantagens do Satélite Bidirecional
Apenas 10% das cidades brasileiras têm acesso em banda larga à Internet 90% dos municípios brasileiros têm menos de habitantes, e 63% têm menos de habitantes O satélite pode ser colocado virtualmente em qualquer lugar do país, dando acesso tanto à programação de vídeo, quanto o acesso à Internet, através da mesma antena Antena de pequeno porte (96 cm a 1,3 m), de fácil instalação Modelo de serviço (equipamento colocado em comodato, taxa mensal inclui conectividade, serviço, suporte e manutenção)

19 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio em Campinas transmitirá uma aula simultaneamente para até 50 a 150 salas remotas, dependendo do tipo de curso Um professor dará aula para a alunos O mesmo professor dará aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

20 Centro de Geração de Conteúdo
O CGC terá vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores crescerá gradativamente respondendo à demanda O CGC contará com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

21 Modelo de Venda O CGC oferecerá uma grade básica de programação com os cursos Microlins Pela taxa periódica fixa (royalties), o franqueado poderá “assinar” e receber quantos cursos desejar dessa grade (assinatura) O CGC oferecerá também cursos extras (pay-per-view ou PPV), com um preço fixo por turma O franquado poderá alugar seus horários livres para o CGC usar para projetos especiais (PE) A composição da grade de assinatura será de exclusiva decisão da franqueadora e poderá crescer de acordo com o interesse desta.

22 Grade de Programação Estúdio 1 Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom VEN SEC CAP
INF

23 Cursos Extra Estúdio 1 Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom MAT VEN SEC PPV CAP
INF

24 Como se dá a interação em aula (multicasting interativo)

25 Software de Videoconferência
Professor recebe perguntas e comentários em tempo real através de batepapo (chat) de texto, comandados pelos monitores Perguntas podem ser respondidas no ar Periodicamente, uma classe pode enviar sua imagem de vídeo (webcam) e áudio (microfone sem fio) para dialogar diretamente com o professor em tempo real

26 Transmissão da aula Estúdio Salas remotas

27 Solicitação de interação
Estúdio Salas remotas

28 Cessão da interação Estúdio Salas remotas

29 Retomada da aula Estúdio Salas remotas

30 Protagonistas Coordenador educacional Coordenador do curso
Educador: ministra a aula, interage com o monitor e alunos, etc. Assistente: auxilia o professor no intercâmbio com os monitores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Monitor local: coordena as atividades da sala, mantém a ordem, intermedia as ações do professor, passa exercícios e provas, etc. Tutor on-line: gerencia e treina os monitores, responde a perguntas feitas pelo fórum, etc.

31 EaD pela Internet Uso pelos monitores, a partir da sala de aula ou pelos alunos, na sala de micros; Acesso por senha individual; Uso de ambiente on-line de apoio ao ensino e aprendizagem;

32 Ambiente TelEduc Inscrição on-line do monitor e do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo

33

34

35 Conhecendo o monitor

36 Controle de Acessos

37 Taxas Taxa de licenciamento: R$ , em 10 prestações de R$ 1.500, a partir do segundo mês do contrato Taxa de habilitação de tecnologia: R$ (a vista no contrato) Royalties: R$ 500 nos meses 1 a 3, R$ 700 nos meses 4 a 7, R$ nos meses subseqüentes Taxa de acesso à tecnologia: R$ 885 por mês, a partir de 30 dias depois da entrega

38 Participações Midia e merchandising: 10% sobre a taxa de licenciamento
Másteres: 35% (licenciamento e royalties) Franqueadora: 32% (licenciamento e royalties) Operação e infraestrutura: 33% sobre os royalties e R$ sobre cada licenciamento

39 Cursos Iniciais Capacitação em Rotinas Administrativas
Telefonista, Recepcionista e Telemarketing Capacitação em Vendas Supletivo de Primeiro e Segundo Graus Operador de Computadores Programação de Computadores Webdesign

40 Expansão

41 Outros Negócios Montagem da TV Digital Interativa Microlins;
Criação de um sistema a distância de cursos de reciclagem e educação permanente para os ex-alunos; Parcerias com universidades para cursos superiores Criação de conteúdos para novos cursos presenciais do Grupo Microlins. Formação de professores Novas profissões de nível médio da saúde Negócios em informática Preparação para concursos Capacitação gerencial em nível médio

42 Cursos Preparatórios para Nível Fundamental e Médio
Vestibulares Concursos públicos de prefeituras e estados Preparação para ENEM Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Agentes policiais, fiscais, etc.

43 Cursos Preparatórios para Nível Superior
Residência, Provão Exame da OAB Auditores da receita, fiscais, oficiais de justiça, etc. Promotores, procuradores e juizes Ingresso no magistério

44 Profissões de Nível Médio da Saúde
Auxiliar de farmácia Assistente de pesquisa Educador popular de saúde Agente comunitário de saúde Auxiliar de faturamento médico-hospitalar Técnico de radiologia Técnico de engenharia clínica Técnico massoterapeuta Técnico de terapia ocupacional Técnico de nutrição Técnico de enfermagem Recepcionista/secretária de clínicas Auxiliar de dentista Auxiliar de fisioterapeuta Auxiliar de laboratório clínico Técnico de saúde ambiental Técnico de informática em saúde e arquivo médico Representante farmacêutico

45 Curso de Capacitação Gerencial para Negócios
Objetivo: formar gerentes de nível médio para micro e pequenas empresas no comércio, indústria, serviços e agronegócios Carga horária: 144 horas, 3 horas por semana Duração: 12 meses Material: totalmente apostilado, discussão de casos, clipes de vídeo, discussão prática

46 Curso de Capacitação Gerencial para Negócios
Programa: 12 módulos de 12 horas Gestão de RH Gestão de Custos Gestão Financeira Gestão de Marketing Qualidade Total Estratégia Empresarial Contabilidade Informática Gestão de Projetos Estudos de Casos

47 Exemplo de Faturamento
Bruto por classe de 20 R$ 120 x 12 =R$ Royalty fixo R$ break-even 5 Lúquido do franqueado R$ ou 1883/mes Bruto 50 classes R$ Conteúdo/docência 40% = R$ Franqueadora 15% = R$ Máster franqueador 14% = R$ Infraestrutura/tecnologia 31% = R$

48 Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed
Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed (19)


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