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O consumidor de esporte

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Apresentação em tema: "O consumidor de esporte"— Transcrição da apresentação:

1 O consumidor de esporte
Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 2 - Aula 3 O consumidor de esporte

2 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Consumidor ou torcedor ? “Os fãs têm um valor intrínseco maior do que os clientes, maior mesmo do que têm os clientes fiéis, já que fãs ultrapassam os limites da racionalidade. Eles aliam às suas escolhas pessoais, como seria normal quando se trata de produtos ou serviços, uma dose de emoção que as marcas ou empresas simplesmente não podem conquistar” CARDIA, Wesley, Marketing e patrocínio esportivo (2004) 1

3 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Torcedor = consumidor No Brasil, com a finalidade de disciplinar e organizar o conjunto de pessoas e interesses representados pelas atividades relacionadas ao desporto, foi promulgada a Lei n° /2003 * (Estatuto do Torcedor) Art 2°: Torcedor é toda pessoa física que aprecie, apóie, ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do País e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva Portanto, para fazer valer direitos previstos no Estatuto, não é necessário que o torcedor (consumidor) tenha de comparecer e efetivar fisicamente uma relação de consumo mediante remuneração, pois o consumo do lazer representado pelo esporte nem sempre é presencial (podendo ser acompanhado, por exemplo, pela mídia), estando, ainda assim, preservados todos os seus direitos Combinado com o Código de Defesa do Consumidor (Lei n° /90) 1

4 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O consumo de esporte Sendo o esporte um produto (tanto na forma de uma mercadoria quanto de um serviço) também é consumido. São exemplos de consumo esportivo: a compra de ingressos para uma partida a assinatura do site do time favorito a aquisição do pacote de transmissões esportivas pela TV a compra do uniforme de uma equipe a assinatura de uma revista especializada a compra de equipamentos para a prática esportiva 1

5 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Porque comprar esporte ? O que leva um aficcionado a gastar dinheiro, tempo e esforço para consumir esporte ? Para explicar o processo decisório de compra no esporte é necessário, antes, compreender os fatores que orientam o consumidor esportivo E como não há uma regra universal comandando o comportamento do consumidor esportivo, todo tipo de informação é de grande valia, para a elaboração de estratégias de marketing eficientes, que possam oferecer produtos esportivos que satisfaçam os desejos e necessidades de tais pessoas 1

6 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Fatores de influência no consumo de esporte É pela análise das variáveis de influência que se consegue compreender os motivos que levam as pessoas a comprar esporte: A relação do consumidor esportivo com o produto (esporte) ocorre em variadas dimensões, sendo indispensável o emprego de pesquisas para auxiliar no estudo sistemático do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes de marketing mais eficientes Fatores de influência Envolvimento esportivo Fatores ambientais Fatores individuais Processo de tomada de decisão 1

7 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O processo de tomada de decisão do consumidor Em geral, o processo de tomada de decisão do consumidor pode ser resumido em cinco etapas: 1. Reconhecimento do problema (identificação da necessidade) 2. Procura de informação: tipos e fontes de informação 3. Avaliação e seleção das alternativas 4. Seleção de estabelecimento de compra (decisão de compra) 5. Processos de pós-venda 1

8 Visão esquemática do processo de consumo
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Visão esquemática do processo de consumo Detecção de uma carência Reconhecimento do problema Etapa de pré-compra Busca de informação Avaliação das alternativas Compra Etapa de compra Consumo e avaliação Etapa de pós-compra 1

9 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Tipos de consumidores esportivos Há várias classificações empregadas pelos autores, para definir os tipos de consumidores esportivos: Para Mullin, Hardy & Sutton, eles estão divididos em: Não-consumidores (informado, mal-informado e desinformado) Consumidores indiretos (consumidor médio) Consumidores (usuários raros, médios e intensos) 1


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