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Pesquisa-ação Deborah Alvim Karla Almeida Maria Eduarda Salles Marina Brendel Natália Asfora 2 ano C.

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1 Pesquisa-ação Deborah Alvim Karla Almeida Maria Eduarda Salles Marina Brendel Natália Asfora 2 ano C

2 A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1997). A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1997).

3 Definição: Pesquisa Participativa; Pesquisa Participativa; Pesquisa Social. Pesquisa Social.

4 Objetivos Objetivo prático; Objetivo prático; Objetivo de conhecimento. Objetivo de conhecimento.

5 Características Associação entre pesquisa e resolução de um problema coletivo; Envolvimento cooperativo entre pesquisadores e participantes representantes da situação- problema; Papel dos Pesquisadores;

6 Identificação da ação a ser desenvolvida; Desempenho; Obstáculos; Experimentação; Interpretações da realidade.

7 Fases Fase Exploratória; Fase Exploratória; Fase Exploratória; Fase Exploratória; Fase Principal (planejamento); Fase Principal (planejamento); Fase Principal (planejamento); Fase Principal (planejamento); Fase de Ação; Fase de Ação; Fase de Ação; Fase de Ação; Fase de Avaliação. Fase de Avaliação. Fase de Avaliação. Fase de Avaliação.

8 Fase Exploratória Diagnóstico Técnicas utilizadas Importância Clareza e Consenso

9 Fase Principal Seminários Funções

10 Fase de Ação Medidas práticas Implementação

11 Fase de Avaliação Observação Avaliação do aprendizado Objetivos

12 Vantagens... Dinâmica; Maior conhecimento por ambos os lados; Soluções rápidas; Meios satisfatórios.

13 ...e desvantagens Especificidade; Não pode ser generalizada; Restrita.

14 Exemplo Atuação dos alunos

15 Considerações finais Novo método de investigação contemporânea; Ferramentas utilizadas.

16 Bibliografia Jarry Richardson, Roberto.Como fazer pesquisa- ação?.Disponível em: em: 20 de abril de 2009; Pesquisa ação.Disponível em: em: 20 de abril de 2009; Krafta, Lina.Freitas, Henrique. Dai Prá Martens, Cristina.Andres, Rafael. O Método da Pesquisa-Ação: um estudo em uma empresa de coleta e análise de dados. Disponível em: em: 20 de abril de 2009.http://www.quantiquali.com.br/revista.Acesso


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