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PublicouMateus Neves Alterado mais de 10 anos atrás
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Pesquisa-ação Deborah Alvim Karla Almeida Maria Eduarda Salles
Marina Brendel Natália Asfora 2 ano C
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“A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (THIOLLENT, 1997).
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Definição: Pesquisa Participativa; Pesquisa Social.
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Objetivos Objetivo prático; Objetivo de conhecimento.
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Características Associação entre pesquisa e resolução de um problema coletivo; Envolvimento cooperativo entre pesquisadores e participantes representantes da situação-problema; Papel dos Pesquisadores;
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Identificação da ação a ser desenvolvida;
Desempenho; Obstáculos; Experimentação; Interpretações da realidade.
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Fases Fase Exploratória; Fase Principal (planejamento); Fase de Ação;
Fase de Avaliação.
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Vantagens... Dinâmica; Maior conhecimento por ambos os lados;
Soluções rápidas; Meios satisfatórios.
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...e desvantagens Especificidade; Não pode ser generalizada; Restrita.
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Exemplo Atuação dos alunos
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Considerações finais Novo método de investigação contemporânea;
Ferramentas utilizadas.
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Bibliografia Jarry Richardson, Roberto.“Como fazer pesquisa-ação?”.Disponível em: .Acesso em: 20 de abril de 2009; “Pesquisa ação”.Disponível em: em: 20 de abril de 2009; Krafta, Lina.Freitas, Henrique. Dai Prá Martens, Cristina.Andres, Rafael. “O Método da Pesquisa-Ação: um estudo em uma empresa de coleta e análise de dados”. Disponível em: em: 20 de abril de 2009.
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