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Cartografia 3º Ano D.

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Apresentação em tema: "Cartografia 3º Ano D."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia 3º Ano D

2 A Cartografia Temática surgiu entre o fim do século XVIII e início do século XIX, com a evolução da Cartografia Topográfica. Desse modo, a Cartografia Temática desenvolve-se como um novo ramo da Cartografia (MARTINELLI, 2003). Essa modalidade da cartografia vem de encontro aos próprios interesses imperialistas da época, onde cada potência mundial demandava de um inventário cartográfico que desse suporte à sua expansão (Palsky, 1984 e Salichtchev, 1979).

3 A cartografia temática propõe a extração de elementos dos mapas e cartas topográficas, para sua representação em diversos aspectos (quantitativos e qualitativos), sobre a mesma referência (vegetação, geologia, solos), (IBGE. 1999, apud CASTRO. 2004). "Tais mapas constituem-se não apenas em meios de registro da informação, mas também como instrumentos de pesquisa e em formas de divulgação dos resultados obtidos"(FRANCISCO, 2003).

4 De acordo com Barbosa (1967) apud IBGE, 1999, a cartografia temática divide-se em três tipos, sendo: Notação, representa fenômenos na sua distribuição espacial com utilização de cores ou diferentes tonalidades, complementados com sinais gráficos característicos para facilitar a leitura e percepção. Exemplos desses são os mapas geológicos, pedológicos, etnográficos, etc; Estatística, se caracterizam os mapas de densidade, distribuição por pontos, fluxos, pluviométricos e mapas de isolinhas; Síntese, tem finalidade explicativa mediante às relações externas. Expressam "o conjunto dos elementos de diferentes fatos ou fenômenos". A esse tipo se relacionam os mapas econômicos complexos, áreas homogêneas, geomorfológicos, históricos, etc. (IBGE. 1999, apud CASTRO. 2004).

5 Com o avanço tecnológico e meios de comunicação, em especial, com o uso da informática, a cartografia se fortalece. Ao desenvolver softwares específicos da cartografia, o homem é capaz de obter respostas precisas a cerca da localização "onde?", e vai mais além, consegue resolver e apontar soluções referentes ao "Por que?", "Quando?", "Por quem?", "Para que finalidade?" e "Para quem?"


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