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Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ensino Médio, 1ª Série Formação do Território Brasileiro

2 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Os contornos do nosso país, nem sempre foram como atualmente. Muitas terras que pertencem, atualmente, ao Brasil foram conquistadas em guerras, acordos, tratados e compradas de outros países.

3 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO ARUAQUE, TUPI-GUARANI, JÊ
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Quando chegaram ao território brasileiro, os portugueses encontraram aqui diversos povos que habitavam esse espaço havia milhares de anos: os INDÍGENAS. Dentre eles, podemos citar: ARUAQUE, TUPI-GUARANI, JÊ

4 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A primeira divisão oficial do Brasil foi pelo TRATADO DE TORDESILHAS, assinado entre Espanha e Portugal. Esse tratado, assinado em 7 de junho de 1494, em Tordesilhas, na Espanha, estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África).

5 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Espanha e Portugal foram os primeiros na expansão marítimo-comercial iniciada no século XV, resultando na conquista de novas terras para os dois países. O Brasil foi colonizado por Portugal que, para melhor ocupação, resolveu dividi-lo em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.

6 CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro CAPITANIAS HEREDITÁRIAS Imagem: Luís Teixeira / Domínio Público.

7 ALGUNS ESTADOS FORAM ANEXADOS DE OUTROS PAÍSES (ACRE/BOLÍVIA).
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FOI SENDO MODIFICADA COM O DECORRER DO TEMPO. ALGUNS ESTADOS FORAM ANEXADOS DE OUTROS PAÍSES (ACRE/BOLÍVIA). VÁRIOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO FORAM CRIADOS E DIVIDIDOS.

8 FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XVIII
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XVIII Imagens: Pedro Aguiar / GNU Free Documentation License. Mapas do Brasil, 1709 e 1789.

9 FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XIX
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XIX Imagens: Pedro Aguiar / GNU Free Documentation License. Mapas do Brasil, 1822 e 1889.

10 FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro FORMAÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX Imagens: Pedro Aguiar / GNU Free Documentation License. Mapas do Brasil, 1943.

11 CAUSAS DAS MODIFICAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro CAUSAS DAS MODIFICAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO EXPANSÃO DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA; AS LUTAS ENTRE OS PORTUGUESES E OS POVOS NATIVOS; A DISPUTA PELA TERRA COM INVASORES; A BUSCA POR RIQUEZAS OU CICLOS ECONÔMICOS.

12 ALGUNS ESTADOS SOFRERAM MODIFICAÇÕES – PERNAMBUCO (1817)
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro ALGUNS ESTADOS SOFRERAM MODIFICAÇÕES – PERNAMBUCO (1817) Ceará Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Comarca de São Francisco (PE) Bahia Comarca das Alagoas (PE) Comarca de Sergipe Del Rei (BA) Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de ilustração de Autor Desconhecido.

13 PAU-BRASIL; CANA-DE-AÇÚCAR; MINERAÇÃO; CAFEICULTURA;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro OS PRINCIPAIS CICLOS ECONÔMICOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO PAU-BRASIL; CANA-DE-AÇÚCAR; MINERAÇÃO; CAFEICULTURA; BORRACHA; ALGODÃO; PECUÁRIA.

14 O CICLO DO PAU-BRASIL 1º recurso explorado no Brasil;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro O CICLO DO PAU-BRASIL 1º recurso explorado no Brasil; Deu nome ao Brasil (vermelho cor de brasa); Servia para tingir roupas na Europa; Madeira nobre (violinos); Exploração nefasta (mata atlântica); Não estimulou a ocupação do território.

15 PAU-BRASIL COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro PAU-BRASIL Imagem: André Thevet / Public Domain.

16 CANA-DE-AÇÚCAR O açúcar era muito valorizado na Europa;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro CANA-DE-AÇÚCAR O açúcar era muito valorizado na Europa; Portugal já produzia açúcar em suas ilhas no atlântico; Solo favorável (MASSAPÊ); Clima propício (QUENTE e ÚMIDO); Monocultura; Grandes latifúndios; Trabalho escravo; Extremamente nefasto, pois destruiu intensamente a mata atlântica.

17 ÁREAS DE PLANTAÇÃO DE CANA-DE-AÇUCAR
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro ÁREAS DE PLANTAÇÃO DE CANA-DE-AÇUCAR (SÉCULOS XVI E XVII) São Luis Natal Conceição Olinda São Cristovão Salvador Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de ilustração de Autor Desconhecido. LINHA DO TRATADO DE TORDESELHAS Rio São Francisco Ilhéus Porto Seguro Vitória Rio Paraná Rio de janeiro Santos São Vicente

18 Exploraram a terra de modo devastador para o meio ambiente;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro CANA-DE-AÇÚCAR Portugal investiu na colônia, fixando território e construindo engenhos; Os portugueses recebiam incentivos do rei, como títulos e honorários, além de não pagarem pelas terras que eram tomadas dos índios; Exploraram a terra de modo devastador para o meio ambiente; Adotaram o trabalho do africano escravizado.

19 Cana de Açúcar: grande propriedade e trabalho escravo
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro Cana de Açúcar: grande propriedade e trabalho escravo Imagem: Engenho de açúcar, Nordeste brasileiro, / Henry Koster / United States Public Domain.

20 TRABALHO ESCRAVO COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro TRABALHO ESCRAVO Imagem: Jean-Baptiste Debret / New York Public Library - Digital Gallery / Public Domain.

21 Região sudeste e centro-oeste do Brasil; Trabalho escravo;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro MINERAÇÃO Região sudeste e centro-oeste do Brasil; Trabalho escravo; Favoreceu ocupação do interior do Brasil; Surgimento e desenvolvimento de cidades; Toneladas de ouro foram levadas para Portugal; Altas cobranças de impostos; Portugal pagou sua dívida externa com a Inglaterra, utilizando o ouro do Brasil.

22 MINERAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro MINERAÇÃO Imagem: Diamond Mining, Brazil, ca / Carlos Julião / The Atlantic Slave Trade and Slave Life in the Americas: A Visual Record / Public Domain.

23 Região sudeste e sul do Brasil; Solo favorável (terra roxa);
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro CAFEICULTURA Região sudeste e sul do Brasil; Solo favorável (terra roxa); Transformações econômicas, sociais e políticas no Brasil; Imigração europeia (italianos); Trabalho assalariado; Surgimento dos barões do café; Industrialização de São Paulo; Desenvolvimento de portos; Acumulação de capital; Expansão da malha ferroviária.

24 CAFEICULTURA COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro CAFEICULTURA Imagem: Marc Ferrez / Escravos numa fazenda de café no Brasil, c.1885 / Lago, Bia Corrêa do. Os fotógrafos do Império: a fotografia brasileira no Século XIX. Rio de Janeiro: Capivara, 2005 / Public Domain.

25 Região Norte do Brasil; Seringueira/Látex;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro BORRACHA Região Norte do Brasil; Seringueira/Látex; Borracha para indústria (pneus); Surgimento de cidades (Fordelândia); Construção do Teatro Amazonas (riqueza); Sementes roubadas (Malásia); Surgimento da borracha sintética; Anexou o estado do Acre (Bolívia).

26 Extração do Látex (seringueira)
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro Extração do Látex (seringueira) Imagem: Blue Plover / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

27 COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro ALGODÃO Em áreas do nordeste do Brasil, surgiram lavouras de algodão, que produziam matéria-prima para as pequenas manufaturas locais de tecidos, fios e linhas. (1)

28 ALGODÃO COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro ALGODÃO Imagem:  United States Department of Agriculture / Public Domain.

29 PECUÁRIA Favoreceu a interiorização do povoamento;
COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano Formação do Território Brasileiro PECUÁRIA Favoreceu a interiorização do povoamento; Os rebanhos abasteciam o mercado interno, principalmente os engenhos (carne, couro); O gado bovino era um produto que complementava a economia açucareira; Os gados eram levados pelas margens do rio, especialmente do São Francisco, que ficou conhecido como o “rio dos currais”.

30 PECUÁRIA COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro PECUÁRIA Imagem: ILRI / Livestock market in Mali /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

31 COMPONENTE CURRICULAR, 1º ano
Formação do Território Brasileiro As atividades econômicas foram fator essencial para expansão territorial brasileira; Nossa economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários voltados, em sua maior parte, para a exportação e para as necessidades da metrópole portuguesa (2); Daí o caráter litorâneo e periférico da ocupação do território brasileiro durante os primeiros séculos.

32 Referências - http://www.clickescolar.com.br/a-pecuaria.htm
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33 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
6 Luís Teixeira / Domínio Público. 29/03/2012 8a Pedro Aguiar / GNU Free Documentation License. 8b 9a 9b 10 12 SEE-PE, redesenhado a partir de ilustração de Autor Desconhecido. Acervo SEE-PE. 15 André Thevet / Public Domain. 17 19 Engenho de açúcar, Nordeste brasileiro, / Henry Koster / United States Public Domain. 20 Jean-Baptiste Debret / New York Public Library - Digital Gallery / Public Domain.

34 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
22 Diamond Mining, Brazil, ca / Carlos Julião / The Atlantic Slave Trade and Slave Life in the Americas: A Visual Record / Public Domain. 29/03/2012 24 Marc Ferrez / Escravos numa fazenda de café no Brasil, c.1885 / Lago, Bia Corrêa do. Os fotógrafos do Império: a fotografia brasileira no Século XIX. Rio de Janeiro: Capivara, 2005 / Public Domain. 26 Blue Plover / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 28 United States Department of Agriculture / Public Domain. 30 ILRI / Livestock market in Mali /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic.


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