A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR"— Transcrição da apresentação:

1 UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

2 O QUE É DIFICULDADE? Caráter ou qualidade do que é difícil; obstáculo; impedimento; complexidade; complicação; oposição; objeção; relutância; repugnância; situação crítica; apuro; aperto.

3 O QUE É APRENDIZAGEM? Ato ou efeito de aprender; tomar conhecimento; reter na memória mediante estudo, observação, experiência ou advertência; tornar-se apto ou capaz de alguma coisa em consequência de estudo, observação, experiência ou advertência.

4 O QUE É DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

5 Sentido amplo: todo o conjunto de problemas de aprendizagem que existem nas nossas escolas, ou seja, todo um conjunto de situações, de caráter temporário ou permanente, que se aproxima, ou mesmo implica em “risco educacional” ou “necessidades educativas especiais”. Sentido estrito: incapacidade ou impedimento específico para a aprendizagem em uma ou mais áreas acadêmicas, podendo envolver a área emocional.

6 O QUE CAUSA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?
FATORES Físicos (Com que se aprende) Emocionais (Quem aprende) Pedagógicos (Como se aprende) Sociais (O ambiente no qual se aprende)

7 Como identificar as dificuldades de aprendizagem?
A identificação deve ser feita o mais precocemente possível, contribuindo para isto uma observação cuidadosa dos comportamentos das crianças. Os professores e os pais devem estar atentos a um conjunto de sinais que a criança exiba contínua ou frequentemente, uma vez que não existem indicadores isolados para a identificação das dificuldades de aprendizagem.

8 Atenção quando O aluno não está progredindo de acordo com os objetivos curriculares da série que frequenta.

9 Consequências... Baixa autoestima Agressividade Falta de organização Desinteresse nas atividades Falta de motivação Dificuldade na autonomia FRACASSO ESCOLAR

10 O sujeito traz em seu não aprender um conjunto de significados e sinais que devem ser interpretados com sensibilidade, empatia e eficácia, possibilitando a decodificação da mensagem e permitindo a abertura de um canal adequado e eficaz de comunicação com vistas ao desenvolvimento integral. Isto, atualmente, é feito por uma equipe multidisciplinar...

11 VÍDEO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR EM EQUIPE
Formiguinha Por: Renata Carvas e Maria de Lourdes Ribeiro


Carregar ppt "UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google