A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino de Ecologia e Gestão Ambiental à distância na UFMG: uma experiência bem-sucedida? Ricardo M. Pinto-Coelho Depto. Biologia Geral ICB – UFMG Julho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino de Ecologia e Gestão Ambiental à distância na UFMG: uma experiência bem-sucedida? Ricardo M. Pinto-Coelho Depto. Biologia Geral ICB – UFMG Julho."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino de Ecologia e Gestão Ambiental à distância na UFMG: uma experiência bem-sucedida? Ricardo M. Pinto-Coelho Depto. Biologia Geral ICB – UFMG Julho 2003

2 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Antecedentes (O caldo primitivo...) - Curso de Gestão Ambiental (IBAMA) – Profa. Lúcia Las Casas -Mudança de Paradigma - Interdisciplinaridade - Comitê de Informática do ICB – Prof. Ramon Cosenza - ICB-Net - Curso de Linux-Red Hat - Cursos de html, Java - Gerenciamento de redes - Grupo de Ensino à Distância (UFMG) – Profa. Vera Menezes - Base legal do ensino à distância no Brasil - Necessidade de desenvolvimento de material didático específico - Postura da UFMG - Ferramentas do ensino à distância - Livro Fundamentos em Ecologia - Experiência didática no ensino de PG-Ecologia - Curso IS FIEMG - Bibliotecas do IBGE, IEF.

3 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Conteúdo Fundamentos de Ecologia - Ecologia de populações - Ecologia de comunidades - Ecologia de Processos Tópicos em Gestão Ambiental - Princípios e fundamentos da GA - Legislação ambiental - Certificação ambiental - Casos de estudo - Agenda 21 (Eco 92)

4 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental O curso se baseia nos seguintes elementos: Universidade: a)Equipe formada pelo coordenador, tutor, web-master e de um secretário; b)Contéudo especialmente formatado para a realidade do aluno à distância brasileiro; Aluno: a)Acesso á internet e familiaridade com e- mail e navegação na www; b)Conhecimentos básicos de Biologia e Ecologia. Metodologia

5 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Implantação Divulgação Matrícula Aulas Fluxograma Operacional Avaliações Parciais Certificação

6 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Divulgação Trata-se de uma etapa de fundamental importância em um curso à distância. Normalmente, os seguintes instrumentos são usados: cartazes e folders (em mala direta). Usamos também as próprias páginas do curso na web onde são feitas atualizações cada nova versão do curso. Vídeos usados na divulgação de um curso específico

7 O Conteúdo é atualizado constantemente....

8 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Prova presencial: trata-se de um instrumento essencial à credibilidade do curso e que efetivamente quantifica seu aproveitamento.

9 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental A foto oficial é outro instrumento de validação de todo o processo de ensino à distância. Durante a prova presencial, os alunos têm a chance de estabelecer vínculos bilaterais trocando experiências sobre o curso, seus projetos de vida bem como experimentar o convívio numa grande universidade... Muitos de nossos ex-alunos estão hoje matriculados em programas de PG-Ecologia pelo Brasil afora. O conteúdo do curso revela-se como sendo de utilidade para o preparo a um exame de PG, concursos púbicos, etc..

10 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Certificação : é uma etapa fundamental para o sucesso do curso. Alunos com nossos certificados têm obtido dispensa em disciplinas correlatas em várias universidades do país. Acreditamos que a certificação nunca deve ser dada em um curso à distância sem uma prévia avaliação prefereivelmente presencial.

11 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Estatísticas

12 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Evolução dos Cadastros e Matrículas A evolução dos cadastros ao curso mostra uma estabilização no patamar de cadastros por curso oferecido. O número de matrículas tem oscilado entre e mostra um leve decréscimo a partir do curso 4.

13 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Procedência dos Alunos Curso 7

14 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Perfil da Titulação Acadêmica Curso 7

15 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Público-Alvo (I) Curso 7

16 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Público-Alvo II Curso 3 Curso 4

17 Curso de Atualização Ecologia e Gestão Ambiental Voltando a nossa pergunta, valeu a pena? Acredito que mostramos a pertinência e a viabilidade do ensino à distância no ensino de ciências ambientais no Brasil. Verificamos que a demanda é enorme mas que existem muitos entraves ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino na universidade pública. As principais vantagens que obtivemos: (v.1) boa infra-estrutura de redes e hardware computacional na UFMG; (v.2) apoio departamental ao curso; (v.3) existência de pessoal devidamente qualificado na própria instituição; (v.4) eficiência na gestão dos cursos pela FUNDEP e CENEX/ICB. Os principais entraves ao desenvolvimento do ensino à distância enfrentados foram: (e.1) excesso de burocracia na implantação do curso; (e.2) falta de reconhecimento institucional da importância do ensino de extensão (não conta como carga horária didática, falta de apoio logístico de toda ordem, etc);


Carregar ppt "Ensino de Ecologia e Gestão Ambiental à distância na UFMG: uma experiência bem-sucedida? Ricardo M. Pinto-Coelho Depto. Biologia Geral ICB – UFMG Julho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google