A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. Nívia Freitas Diretora Administrativa.

Cópias: 1
A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. Nívia Freitas Diretora Administrativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. Nívia Freitas Diretora Administrativa."— Transcrição da apresentação:

1 A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. Nívia Freitas Diretora Administrativa - Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal, Ltda. - UFLA, Lavras, 10 de julho de

2 Localização A empresa está localizada na Rua Flor da Paixão 35, bairro Jardim Alvorada, Belo Horizonte, MG. Este bairro está localizado em um ponto estratégico da cidade, já que é próximo ao anel rodoviário, no trecho entre as avenidas Dom Pedro II e Presidente Carlos Luz (Catalão) facilitando o deslocamento a qualquer outra região.

3 História da Recóleo

4 A Recóleo é uma das poucas empresas de reciclagem que trabalham dentro das normas ambientais em vigor.

5 Transformar o óleo vegetal usado em uma commodity de alto valor agregado e com uma demanda crescente e garantida em diversos setores industriais. Atualmente, a Recóleo encontra uma boa aceitação de seu produto não só junto a fábricas de ração animal mas como matéria prima para microdestilarias de Biodiesel. Segundo contatos feitos com diferentes empresas em Minas Gerais, São Paulo e no Rio Grande do Sul existem ainda diversas possibilidades de inserção desse produto em outras cadeias produtivas (indústrias de cosméticos ou da construção civil, p. ex.). A empresa ainda oferece para os gestores municipais e estaduais uma alternativa concreta para a solução definitiva de um resíduo que está associado a toda uma série de problemas ambientais (eutrofização das águas, mau funcionamento da rede pluvial ou de esgotos), pragas urbanas tais como a proliferação de baratas e ratos e também diminuição dos riscos de enchentes causadas pelo entupimento da rede de drenagem urbana. Missão da Empresa

6 A Recóleo conta hoje com uma sede própria, treze funcionários devidamente capacitados para exercerem diferentes funções, com carteira de trabalho assinada e demais obrigações trabalhistas regulamentadas; uma frota de dois veículos coletores e um veículo para serviços gerais. Na sede própria, além de um escritório a empresa dispõe de um amplo galpão coberto, protegido por uma bacia de contenção, onde é feito todo o processamento do óleo a ser reciclado. Existe ainda uma pequena cozinha, instalações sanitárias e alojamento para o funcionário de plantão. Infra-estrutura da empresa

7

8

9

10

11

12 A Lei , de 13 de janeiro de 2005 torna obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel vendido no Brasil. Em 2013, esse percentual deverá chegar a 5%, o que exigirá produção de mais de 2 bilhões de litros de biodiesel. Hoje temos um grande déficit de matéria prima para a produção de biodiesel (plantas oleaginosas) no país, e assim é de extrema importância a busca de alternativas. O reaproveitamento do óleo de fritura, além de ser uma alternativa interessante nesse contexto, não amplia as áreas de plantio em monocultura, e seu aproveitamento impede a contaminação dos corpos dágua.

13

14 Metodologia Atual

15 Já está em fase de protótipo a nossa nova mini-usina de reprocessamento de óleo, desenvolvida em parceria com a UFMG e empresas do setor de metalurgia e refino de óleo. O processo, em vias de ser patenteado, prevê um significativo aumento na capacidade operacional da empresa Recoléo bem de suas franqueadas com uma sensível melhora da qualidade do óleo reciclado. Unidade de recepção e triagem Filtro (1) Unidade de mistura e lavagem Torre de refino e separação (alta temperatura) Bombas elétricas Filtro (2) Prensa mecânica do rejeito Filtro (3) Nova Tecnologia Água + Sal óleo Óleo+água Óleo reciclado

16

17 Produção da Recóleo

18 Projeto Pampulha Implantação de coleta domiciliar de óleo vegetal usado na bacia da Pampulha Pareceria entre a Recóleo, Ascóleo e a Regional Pampulha/Consórcio Pampulha.

19 Esse projeto prevê a instalação de balcão-coletor em locais estratégicos (postos de gasolina, supermercados, etc) onde o cidadão poderá levar uma pequena quantidade de óleo usado que será trocada no ato por um vale-cupom que mais tarde dará direito ao reciclador de receber um brinde ou mesmo uma pequena importância em dinheiro, dependendo da quantidade a ser depositada no recipiente. O projeto será feito em parceria com o Consórcio Pampulha, a UFMG, a Ascóleo e a Recóleo. A UFMG (Laboratório de Gestão de Reservatórios) será responsável pela montagem de um amplo porgrama de educação e gestão ambiental que deverá preceder o lançamento da campanha. O óleo a ser reciclado e processado pela Recóleo será enviado posteriormente ao CETEC-MG para ser transformado em Biodiesel. Esse combustível será opertunamente usado pela frota de veículos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Regional Pampulha). E em Lavras?

20 Aspecto geral do reservatório Um caso de estudo: a represa da Pampullha, Belo Horizonte.

21 Alça esquerda do canal Ressaca/Sarandi Próximo ao efluente da ETAF-COPASA Embora a qualidade de água tenha melhorado um pouco nos últimos anos, são preocupantes os índices de eutrofização nesse ambiente. A poluição por óleos e graxas é claramente visível em muitas áreas da represa.

22 Prováveis vestígios de poluição por óleos e graxas, em local próximo ao efluente da ETAF/COPASA sugerindo que o tratamento dos esgotos não retira a contaminação por óleos e graxas que chega à represa da Pampulha

23

24 Prováveis vestígios de poluição por óleos e graxas, em local próximo ao efluente da ETAF/COPASA sugerindo que o tratamento dos esgotos não retira a contaminação por óleos e graxas que chega à represa da Pampulha. Aves e outros animais da fauna aquática são os primeiros organismos a sofrerem os impactos da poluição por óleos e graxas...

25 Pontos de ColetasÓleos e Graxas (mg.l -1 ) Mergulhão2,0 Tijuco5,0 Ressaca/Sarandi7,5 Água Funda12,5 Braúnas20,5 AABB18,5 Céu Azul21,5 Barragem22,0 Teores de óleos e graxas na represa da Pampulha, em amostras de água tomadas em 12 de abril de Análises realizadas no laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios, ICB, UFMG.

26

27 A Recóleo, juntamente com o Laboratório de Gestão Ambiental do ICB/UFMG desenvolveu uma cartilha que tem por objetivo central promover a educação ambiental e o conceito da reciclagem nas escolas de primeiro e segundo graus. A Recóleo acredita que o sucesso de qualquer programa baseado na adoção de novos procedimentos de reciclagem doméstica (óleo de cozinha, vidros, plásticos, papel, etc) depende de uma campanha bem-sucedida de educação ambiental nas escolas que promova uma mudança de comportamento na sociedade.

28

29 Seja um franqueado da Recóleo Vantagens: - Marca reconhecida no mercado pela sua pontualidade, respeito aos clientes e pela qualidade do óleo reprocessado; - Constante apoio técnico nas áreas de coleta, processamento e venda do óleo; - Treinamento inicial de todo o pessoal da empresa em todas as etapas do processo da reciclagem do óleo; - Acesso exclusivo do franqueado ao manual de operações da Recóleo; - Uso de todo o material promocional da empresa (web sites, livretos, apostilas, manuais técnicos, etc.); -Acesso às novas tecnologias que a Recóleo está desenvolvendo; - Retorno muito rápido do investimento do proprietário.

30 Franquias da Recóleo 1) Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos – Divinópolis, MG. Proprietária: Alenca Vasconcelos. 2) Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos – Sete Lagoas, MG. Proprietária: Inês Valadares. 3) Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos – Pedro Leopoldo, MG. Proprietário: Nivaldo Parreira dos Santos. 4) Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos – Contagem, MG. Proprietário: Maria Elisa Afonso.

31 Muito Obrigada ! Nivia de Freitas Tel


Carregar ppt "A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. Nívia Freitas Diretora Administrativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google