A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPERIÊNCIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GOIÂNIA. OBSERVAÇÃO A origem da criminalidade não está na polícia nem no seu modo de agir e sim em um conjunto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GOIÂNIA. OBSERVAÇÃO A origem da criminalidade não está na polícia nem no seu modo de agir e sim em um conjunto."— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GOIÂNIA

2 OBSERVAÇÃO A origem da criminalidade não está na polícia nem no seu modo de agir e sim em um conjunto de fatores aos quais a polícia apenas poderá potencializar ou diminuir os seus efeitos e, quando muito, ajudar no somatório de esforços necessários para a sua solução.

3 POLÍCIA COMUNITÁRIA É uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia (poder público). Baseia na premissa de que tanto a polícia quanto a sociedade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como: crime, medo do crime, desordens físicas e morais e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Trojanowicz.

4 O HOMEM E A HISTÓRIA Há os que fazem a história; E há os que são atropelados pela história.

5 UM OUTRO PARÂMETRO A prevenção na saúde (FNS-MS); O cloro na água; Yersin no Vietnã – causa X conseqüência.

6 D I F E R E N Ç A SEGURANÇA TRADICIONAL (reativa). X SEGURANÇA COMUNITÁRIA (preventiva).

7 CARACTERÍSTICAS Trabalho Coletivo; Transformador; Permanente; Mensurável. __________________________________ OBS: não descartável e vazio.

8 Cidadão (cada pessoa); Pai (ou Responsável); Líder Comunitário; Poder Público (PMGO, PC, CBMGO...). PARCEIROS

9 METODOLOGIA PM –Setorização – por Quadrantes; –Policiais Fixos – por Quadrantes; –Visitas Comunitárias - a residência, comércio, escola, creche, igreja... –Visitas Solidárias - a vítimas; –Patrulhamento – POP, ininterrupto, monitoramento; –Reuniões Mensais de Segurança Comunitária.

10 PROERD PARCERIA: PM + ESCOLA + PAIS.

11 RAS PARCERIA: com a comunidade de negócios.

12 INCIVILIDADES Abordagem educativa e preventiva; Seção de Mediação de Conflitos.

13 P M G O 9ºBPM/3ªCia Comparativo Anual de Ocorrências/2004

14 DIFICULDADES – Vocação dos policiais para a ação reativa; – Cultura paternalista da população; – Apoio retórico.

15 RESULTADOS –Redução do número de ocorrências, no geral; –Aumento do número de ocorrências de outros = (credibilidade); –Prêmio Motorola de Polícia Comunitária – 2005 (1º colocado) – SENASP/MJ.

16 PALAVRA ABERTA

17 PROVOCAÇÃO O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. Albert Einstein

18


Carregar ppt "A EXPERIÊNCIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GOIÂNIA. OBSERVAÇÃO A origem da criminalidade não está na polícia nem no seu modo de agir e sim em um conjunto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google