A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - Aula 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - Aula 1

2 OS CONCEITOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS

3 O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem? As relações entre indivíduo e sociedade

4 Num de seus sambas, Paulinho da Viola narra a trajetória de um malandro do morro, Chico Brito. Na canção, ele é malandro, sim, vive no crime e é preso a toda hora. Chico era, em princípio, tão bom como qualquer outra pessoa mas o sistema não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, Ed. Lamparina, pg. 17).

5 Sem dúvida temos consciência, ao mesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. (Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).

6 As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.

7 A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições. A SOCIOLOGIA

8 O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cuja propósito é não parcelar o homem. A ANTROPOLOGIA

9 Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda. A CIÊNCIA POLÍTICA

10 O ofício do cientista social Ao observarmos os fenômenos sociais somos levados, muitas vezes, a nos confrontar com nossas próprias posições e valores. A fala, os gestos, o modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização a que o indivíduo foi submetido, o que influencia a sua visão de mundo e, consequentemente, o desenvolvimento da pesquisa.

11 Abordagens teóricas são como lentes de aumento, que nos ajudam a ver e compreender melhor certos aspectos da realidade. (Santos, Myriam Sepúlveda dos. Memória Coletiva e Teoria Social, pg. 26)


Carregar ppt "Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - Aula 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google