A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO PAULO HENTZ CEE/SC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO PAULO HENTZ CEE/SC."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO PAULO HENTZ CEE/SC

2 ENFOQUE Avaliação da Educação Superior: Acordo de Cooperação CEE/CONAES; Trabalho do CEE/SC; Trabalho conjunto: CEE e Universidades. Preliminar: a regulação, com rito que cumpre a avaliação institucional (crerenciamento e renovação) e dos cursos (reconhecimento e renovação), de caráter externo – comissões de verificação.

3 NÚMEROS DO SISTEMA Universidades11 Centros Universitários03 Faculdades02 Alunos de Cursos Seqüenciais4.669 Alunos de Cursos de Graduação Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu2007

4 HISTÓRICO Aprovação da Lei do SINAES Constituição de Comissão Especial pelo Presidente do CEE/SC Termo de Cooperação CEE/SC – CONAES Manifestação da Câmara de Graduação das Universidades Constituição de nova Comissão Especial pelo Presidente do CEE/SC, em atividade.

5 MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA Diálogo do CEE com as IES do sistema estadual de ensino. Associação das IES delegou, em seu âmbito, à Câmara de Graduação a função de interlocutora do CEE. Presidente do CEE designa Comissão Especial composta de Conselheiros e Técnicos da Câmara citada. Construção de consensos para formulação de proposta de operacionalização do Termo de Cooperação CEE/CONAES.

6 PONTOS DE CONSENSO ENTRE CEE E UNIVERSIDADES Princípio Federativo. A não recuperação da hierarquização e de subordinação entre sistemas. Colaboração entre sistemas autônomos. Adoção de padrão, metodologia e indicadores nacionais. Responsabilidade do CEE/SC sobre o processo.

7 PONTO PROBLEMÁTICO Valor estipulado pelo SINAES para o custeio das Comissões de Avaliação Externa. Alternativa: Estabelecimento de valor no contexto do Estado, por Lei Estadual, ajustado à possibilidade de pagamento das IES.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO PAULO HENTZ CEE/SC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google