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Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.

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Apresentação em tema: "Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación."— Transcrição da apresentação:

1 Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación

2 POLÍTICAS PARA USO DAS TIC - PDE Aprendizagem, formação, inclusão digital Formação inicial Formação continuada professores: revisão currículo

3 UAB – Universidade Aberta do Brasil - 290 Pólos regionais -60 mil vagas -49 instituições de ensino superior envolvidas - 2º edital - 300 novos pólos regionais (dentre 800 propostas) -110 instituições de ensino superior concorrendo FORMAÇÃO INICIAL

4 Parceria com as universidades e secretarias de educação locais. Capacitação presencial e a distância Efeito multiplicador nas capacitações realizadas pelos NTEs Capacitação de técnicos de suporte Capacitação gestores escolares para gestão das TIC na escola Capacitação de alunos monitores FORMAÇAO CONTINUADA

5 PROINFO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NTE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO MUNICIPAIS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO ESTADUAIS ESCOLAS NTE ESCOLAS

6 CLIENTELA TIPO DE CAPACITAÇÃO Multiplicador Professor Técnico Suporte Dirigente Técnica Técnica Gerencial Gerencial Pedagógica PedagógicaPROINFO

7 AnoEscolas atendidas Infra- estrutura ProInfo Capacitação ProInfo EscolasDiretoresProfessoresAlunos 2007 2008 7.580 ( EM) 12.023 ( EF) 5.000 10.000 15.00080.000600.000 200940.00328.000 80.000600.000 201044.30528.000 80.000600.000 TOTAL71.000 240.0001.800.000

8 Mídias na Educação

9 Identificar aspectos referentes ao uso integrado das mídias: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática. Explorar o potencial dos Programas de todas as esferas no Projeto Político Pedagógico da escola. Elaborar propostas concretas e inovadoras para utilização dos acervos tecnológicos existentes na escola, nos diferentes níveis e áreas do conhecimento; Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias; Criar e produzir, nas diferentes mídias, programas, projetos e conteúdos educacionais; Ter capacidade de refletir criticamente a respeito da própria prática e do papel desempenhado pela tecnologia na criação de um novo ambiente educacional; Ter capacidade de refletir crítica e criativamente a respeito das diferentes linguagens, considerando as mídias como: objeto de estudo e reflexão, ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem e meio de comunicação e expressão.

10 Produção de conteúdos pedagógicos digitais Distribuição de conteúdos pedagógicos digitais

11 Distribuição dos conteúdos

12 Infra-estrutura 300 escolas até 500 alunos (Móbilis, Classmate, XO??) 1.000 escolas 5.500 escolas rurais

13 Atendimento a 100% das escolas de ensino médio em todos o país (17.074), com laboratórios de informática. Atualização dos equipamentos de NTEs - 400 Instalaçao de 5.500 laboratórios em escolas rurais. Instalação de 13.500 laboratórios em escolas de ensino fundamental. Projeto Um Computador Por Aluno – 300 escolas pilotos com até 500 alunos Parceria (termo de adesão) com os 27 estados brasileiros e 5.564 municípios. Universalizaçao gradativa até 2010 – 100% das 139.835 mil escolas ensino fundamental Canal da TV Escola. Conexão nas escolas. Parceria com outros ministerios

14 Total de Escolas ensino básico 168 mil Ensino médio – 17.074 escolas - 4.924 mil com laboratório – 10 PCs - 6.012 mil com conexão Ensino fundamental – 139.835 mil escolas - 25.244 mil com laboratório (12.568 – são também Escolas Ensino médio) – diferentes quantidades PCs 25.102 mil com conexão ( 6.012 com ensino médio) Escolas urbanas ensino fundamental – laboratórios com 10 PCs (com mais de 100 alunos) 11.348 (2008) - 10.049 (2009) - 6.903 (2010) Escolas rurais – laboratórios com 5 PCs (com mais de 30 alunos) - 13.658 (2008) - 6.301(2009) - 21.707 (2010) Demais escolas 1 ou 2 PCs a partir de 2009

15 DVD Escola Situação atual 54.000 escolas beneficiadas com DVD e mídias volume I 400 NTEs beneficiados com DVD-RW Projeções para 2007-2010 26.650 novas escolas beneficiadas c/ DVD e volume I 80.650 mídias volume II 80.650 mídias volume III 81.395 TVs 29” +1 volume mídias / ano

16 escola? O que falta à

17 Competênciasnecessárias para o uso integrado das mídias e com inovação com inovação

18 PROFESSORES Utilizar a tecnologia para coletar e analisar dados, interpretar resultados e comunicar descobertas para melhorar a prática educacional; Desenvolver a capacidade de reflexão sobre a sua atuação enquanto formador. Produzir e utilizar conteúdos pedagógicos utilizando ou se beneficiando da tecnologia; Identificar e localizar recursos tecnológicos e avaliar os mesmos para uso pedagógico; Utilizar recursos tecnológicos para desenvolvimento de atividades cotidianas nas escolas, além das didáticas; Integrar os diversos recursos, como TV, rádio, vídeo, biblioteca e outros, ao uso dos computadores. Usar redes e ferramentas virtuais facilitando a comunicação e interação entre alunos e professores; Identificar tecnologias adequadas ao desenvolvimento do currículo, elevando os índices de desenvolvimento dos alunos. Planejar e gerenciar o uso do laboratório de informática de acordo com o seu planejamento pedagógico bem como o da escola;

19 GESTORES ESCOLARES Compreender as tecnologias existentes na escola como parte integrante do projeto político pedagógico; Propor estratégias para acesso aos recursos tecnológicos a toda a comunidade escolar; Otimizar o uso da tecnologia na escola por meio de ações que desenvolvam, implementam e monitoram o aproveitamento das mesmas na escola; Utilizar as tecnologias existentes na escola para uma melhor gestão da instituição.

20 ALUNO MONITOR Aluno técnico deverá ser capaz de: Apoiar tecnicamente os professores de sua escola no uso do laboratório de informática: configuração dos micros, instalação de softwares, conexão da rede e dos periféricos, cópias de disco; verificação de vírus nos drives; limpeza e organização dos equipamentos do laboratório; Apoiar na elaboração da página web da escola e sua atualização;

21 ALUNOS Compreender melhor os fatos sociais, culturais, econômicos, políticos e outros; Utilizar uma variedade de mídias para pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar informações e idéias (relatar resultados), efetuar registros diversos e dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de decisões); Apresentar atitudes positivas para uso da tecnologia em atividades criativas, de aprendizagem, de colaboração, comunicação e autoria; Ter domínio da tecnologia gerando posições dominantes (conhecimento); Desenvolver processos interativos e cooperativos de ensino e aprendizagem;

22 É fundamental compreendermos a multimídia como uma linguagem, assim como sermos capaz de produzí-la e interpretá-la para estarmos realmente inseridos e participando na sociedade do Sec. 21.


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