Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCecília Fontes Alterado mais de 9 anos atrás
1
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis pcr.paula@yahoo.com.br
2
Comunidade de prática: o que é? – grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo interesse; Conceito novo? Clube da bocha Clube da cozinha Clube do tricô
3
Espaço real espaço virtual
4
Há o rompimento da fronteira da presencialidade
5
Comunidade de prática + processo educacional Discente : sente necessidade de participar ativamente na construção de seu próprio conhecimento. Comunidade virtual: uma possibilidade
6
Perfil do educando Sujeitos cíbridos
7
Cibridismo CIBER (digital) + HÍBRIDO (mistura) = CÍBRIDO Mistura do orgânico com a máquina
8
Parte de nossa memória está no computador; As redes sociais passam a ser “arquivos digitais da memória”; Fusão do Offline e do Online.
9
Universo de informações busca rápida resposta rápida; Necessidade de ser partícipe valorização do que sabe processo colaborativo.
10
“Alguém tem alguma ideia?” Sujeito cíbrido tem perfil colaborativo
11
Na educação: desafio Usar ao máximo a potencialidade das novas tecnologias de comunicação; Transmissão do conhecimento x processo de aprendizagem mútua e de construção contínua; Interação de alunos, professores-tutores, coordenadores, conectando-se como iguais.
12
Entrar + interagir + fidelizar em uma comunidade virtual Entrar assunto ou objeto em comum; Interagir Agem e interagem em função de objetivos comuns; Fidelizar Desenvolvem o senso de pertencimento
13
Facebook: uma possibilidade Trabalho em duas frentes: as páginas e os grupos de discussão
14
Outras possibilidades Facebook; Youtube; Twitter; Yahoo respostas; Instagram; Google plus; Linked in
15
Atrair seguidores ativos – não apenas curte, mas comenta (réplica, tréplica) e compartilha Manter fidelidade – Constância;
16
Exemplo do trabalho com Facebook
17
As postagens Trabalho em equipe: – Concepção da temática (série) – Construção de um texto de base; – Separação do texto nas séries dos posts; – Transformação para linguagem própria; – Elaboração do post.
18
Área de GESTÃO
21
Área de EDUCAÇÃO
22
O que o aluno NÃO quer ver – Propaganda; – Recados; – Calendários; – Cronogramas; – Eventos; – Convites. Use ferramenta própria: crie eventos!
23
Atitudes esperadas – Não deixar a página abandonada: se não houver constância, haverá desistência! O tutor da página: apaga spans, responde alunos, media discussões, responde questões, etc. – Interação do professor e do coordenador; Aluno espera a presença do professor
24
Os grupos – Uma temática específica Grande área (Página) EDUCAÇÃO grupos: pedagogia não-escolar, Linguística, Sociolinguística em sala de aula, etc. PRIVACIDADE Fonte: facebook.com
25
Os grupos – Criar uma identidade visual para o grupo; – Descrever de formar abrangente para facilitar a busca – Usar o mesmo fluxo de produção da página (criação da temática, separação em sequência, criação de enquetes e perguntas) Fonte: facebook.com
26
GRUPO: aprendizagem, tendências históricas e contemporâneas
28
Você ainda pode... – Criar enquetes; – Escolher alunos mediadores; – Criar debates; – Lançar temas para pesquisa; – Construir coletivamente, –...
29
Paula Reis pcr.paula@yahoo.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.