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Ações de Responsabilidade Social no Espírito Santo Relatório Final - Agosto/2005.

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Apresentação em tema: "Ações de Responsabilidade Social no Espírito Santo Relatório Final - Agosto/2005."— Transcrição da apresentação:

1 Ações de Responsabilidade Social no Espírito Santo Relatório Final - Agosto/2005

2 Motivos para evolução das práticas de responsabilidade social Novas preocupações e expectativas dos cidadãos, consumidores, autoridades públicas e investidores num contexto de globalização; Critérios sociais que possuem influência crescente sobre as decisões individuais e institucionais de investimento; Preocupação crescente com os danos causados ao meio ambiente pelas atividades produtivas; e Maior transparência das atividades empresariais em virtude do desenvolvimento dos meios de comunicação.

3 Conceito A responsabilidade social das empresas é um conceito segundo o qual se aceita, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. Ela se manifesta em ações que vão além das obrigações legais e são direcionadas para os trabalhadores e para todas as partes interessadas (stakeholders).

4 Resumo da metodologia da pesquisa Realização: Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES Plano amostral: amostragem aleatória estratificada Total de empresas pesquisadas: 255 Intervalo de confiança: 90% Margem de erro: 5% Setores: agropecuário, industrial, comercial e serviços Portes: micro, pequeno, médio e grande Coleta: Início em outubro/2004 Base das informações: 2003/2004 Localidade: Grande Vitória e interior

5 Distribuição da amostra por setor de atividade Distribuição por Setor FONTE: IEL-ES

6 Distribuição da amostra por porte de empresas FONTE: IEL-ES

7 Problemas sociais percebidos em médio e alto graus, pelos empresários FONTE: IEL-ES

8 Visão da empresa sobre questões sociais Para serem socialmente responsáveis as empresas devem participar ativamente em projetos de melhoria das condições de vida dos seus empregados e das comunidades em que se inserem As empresas privadas possuem recursos e competências que podem ser empregados para a realização bem-sucedida de projetos de interesse social, sem fins lucrativos A responsabilidade social das empresas se esgota no pagamento de impostos, geração de empregos e oferta de produtos de qualidade ao mercado e cumprimento das leis vigentes 1,571,1844,3150,591,960,39100,00 7,8415,6947,4523,534,710,78100,00 31,7727,8425,8812,941,180,39100,00 RESPOSTAS DISCORDO INTEIRAMENTE DISCORDO EM TERMOS CONCORDO EM TERMOS CONCORDO INTEIRAMENTE NÃO TENHO OPINIÃO FORMADA NR TT Responsabilidade das empresas privadas perante a sociedade - Em %

9 Visão da empresa sobre questões sociais Discutir os problemas com o poder público e as organizações da sociedade civil, buscando, através de parcerias, alternativas para solucioná-los Fazer bem o próprio trabalho da empresa, esperando que o poder público faça sua parte Identificar e apoiar entidades sociais, escolas ou outras instituições que atendem diretamente ao público Pressionar autoridades públicas para que elas resolvam os problemas sociais Apoiar empregados da empresa para que se envolvam em ações comunitárias Ter foco na ação social, escolhendo um tema ou demanda social de interesse para concentrar as ações ou doações da empresa Procurar atender pedidos de doações que chegam à empresa, na medida das possibilidades LINHAS DE AÇÃO PRIORIDADE Atitudes ou linhas de ação que as empresas privadas devem adotar em relação aos problemas sociais

10 Dificuldades para realização de ações sociais FONTE: IEL-ES

11 Visão da empresa sobre questões sociais Informações sobre incentivos fiscais para a realização de projetos sociais pelas empresas Exemplos de projetos sociais bem-sucedidos de outras empresas Capacitação de pessoal da empresa para coordenar e realizar projetos sociais Mecanismos de divulgação que dêem visibilidade às ações sociais das empresas ASPECTOS FACILITADORES PRIORIDADE Aspectos facilitadores para envolvimento da empresa em projetos de caráter comunitário ou social

12 Abrangência - Dimensão Interna Realização de ações sociais destinadas exclusivamente a empregados ou familiares, em 2003 FONTE: IEL-ES

13 Abrangência - Dimensão Interna FONTE: IEL-ES

14 Dimensão interna em responsabilidade social Procedimentos adotados pela empresa na área de RH FONTE: IEL-ES

15 Portadores de Necessidades Especiais Em 2003, a empresa possuiu empregados PNE FONTE: IEL-ES Dimensão interna em responsabilidade social

16 Porque não possui empregados PNE 2003 FONTE: IEL-ES Portadores de Necessidades Especiais Dimensão interna em responsabilidade social

17 Diversidade na Empresa Procedimentos de participação de subgrupos em relação ao total de empregados - Em % 5% ou menos De 6% a 10% De 11% a 20% De 21% a 30% De 31% a 40% De 41% a 50% Acima de 50% Não respondeu TOTAL 28,2340,7812,1623,1451,7745,8852,1642,75 16,4712,949,0220,000,390,000,000,00 13,337,8410,2015,290,000,000,000,00 6,676,6710,9811,760,000,000,390,00 4,714,7116,087,060,000,000,390,00 8,632,3511,762,750,000,000,000,00 9,022,7514,121,180,000,390,000,00 12,9421,9615,6818,8247,8453,7347,0657,25 100,00100,00100,00100,00100,00100,00100,00100,00 PARTICIPAÇÃOMULHERES NEGRAS E PARDAS HOMENS NEGROS E PARDOS PESSOAS ACIMA DE 45 ANOS DE IDADE AUDITIVOSVISUAIS FÍSICOS MENTAIS PNE

18 Realizou algum tipo de ação social ou doação para a comunidade em 2003 Gostaria de desenvolver alguma ação social junto à comunidade FONTE: IEL-ES Dimensão externa em responsabilidade social

19 Ação Social da Empresa na Comunidade Freqüência que realiza atividades sociais e/ou fez doações em 2003 FONTE: IEL-ES

20 Ação Social da Empresa na Comunidade FONTE: IEL-ES

21 Ação Social da Empresa na Comunidade FONTE: IEL-ES

22 Ação Social da Empresa na Comunidade Tipo de ação social realizada em 2003 Doação de materiais, produtos, bens duráveis ou bens de consumo para pessoas e/ou instituições Doação em dinheiro para pessoas e/ou instituições Apoio a campanha, projeto ou progr. social em benefício da comunidade, desenv. por grupos ou organização da soc. civil da própria comunidade Prestação de serviço gratuito para pessoas, famílias e/ou instituições da comunidade, utilizando conhecimentos ou know-how da própria empresa Realização de campanha, projeto ou programa social em benefício da comunidade, desenvolvido pela própria empresa Apoio a campanha, projeto ou programa social em benefício da comunidade, desenvolvido por órgãos do poder público Não respondeu Outro Repasse de recursos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente Não sabe responder 71,17 57,06 32,52 27,61 18,40 7,98 4,29 3,68 3,07 0,61 AÇÃO SOCIAL %

23 Ação Social da Empresa na Comunidade Colaborar para a redução de problemas sociais Inspiração pessoal de dirigentes da empresa Trazer ganhos para a imagem da empresa Aumentar o envolvimento e a satisfação dos empregados da empresa MOTIVOS PRIORIDADE Principais motivos para realização de ações sociais ou doações Solicitações trazidas por pessoas necessitadas ou entidades sociais da comunidade Problemas ou necessidades sociais prementes identificados pela empresa na comunidade em que ela está situada Oportunidade de utilização do produto ou serviço da empresa para minimizar problemas sociais Confiança nas pessoas ou entidades apoiadas Escolha de um tema ou de uma causa que tivesse afinidade com o negócio da empresa CRITÉRIOSPRIORIDADE Principais critérios que orientaram as ações sociais ou doações em 2003

24 Ação Social da Empresa na Comunidade Em 2003 realizou ações sociais em conjunto com outros parceiros FONTE: IEL-ES

25 Ação Social da Empresa na Comunidade Parcerias realizadas com que tipo de instituições Entidades privadas de assistência social ou organizações não-governamentais Entidades públicas de atendimento (escolas, hospitais etc.) Igrejas/Associações religiosas Prefeitura, secretarias ou órgãos ligados à gestão pública do município Outras empresas Associações/federações/confederações de empresas Governo do estado, secretariais ou órgãos ligados à gestão pública estadual Fundações/instituições de empresas Universidades ou institutos de pesquisa Ministérios ou órgãos federais Outro Não sabe responder 57,35 44,12 42,65 33,82 29,41 20,59 17,65 16,18 5,88 0,00 INSTITUIÇÕES %

26 Ação Social da Empresa na Comunidade A empresa tem controle orçamentário e financeiro sobre recursos investidos em ações sociais e/ou doações? FONTE: IEL-ES

27 Ação Social da Empresa na Comunidade Nas ações sociais e/ou doações, a empresa utilizou algum tipo de incentivo fiscal? FONTE: IEL-ES

28 Ação Social da Empresa na Comunidade 26,6733,3326,67 20,0046,6726,67 6,6713,3360,00 20,0040,0026,67 40,0046,676,67 40,006,6720,00 20,0046,6713,33 20,0026,6733,33 33,3433,3320,00 73,346,670,00 80,000,000,00 Ajudou a resolver ou minimizar problemas sociais Melhorou as condições de vida de pessoas e/ou da comunidade Trouxe a satisfação pessoal para o dono da empresa ou para os acionistas Melhorou a relação da empresa com a comunidade Melhorou a identificação e o envolvimento dos empregados com a empresa Ajudou a empresa a reter ou atrair bons empregados Melhorou a imagem da empresa junto aos seus clientes Contribuiu para os objetivos estratégicos da empresa Trouxe excesso de pedidos de apoio que a empresa nem sempre consegue atender Trouxe aumento de custos para a empresa que nem sempre compensa os retornos Trouxe algum tipo de dificuldade para o negócio da empresa RESULTADOS POUCO OU NADA MÉDIO MUITO Resultados ou conseqüências das ações sociais

29 Ação Social da Empresa na Comunidade Planos da empresa em relação às ações sociais e/ou doações FONTE: IEL-ES

30 Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa Que para ser socialmente responsável, a empresa deve participar de forma pró-ativa em projetos de melhoria das condições de vida de seus trabalhadores e das comunidades. Que a empresa deve participar do processo de desenvolvimento social da região onde estão localizadas. Que a empresa dispõe de recursos e competências que podem ser empregados para o sucesso de ações sociais. A maioria dos empresários entrevistados concordam:

31 Discutir os problemas com o poder público e a sociedade organizada para busca de soluções conjuntas; Focalizar as ações sociais a partir da identificação das demandas reais; Investir recursos no que efetivamente pode mudar a realidade negativa apresentada; e Priorizar ações planejadas em detrimento de pedidos de doações que chegam à empresa. Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa Entendimento da maioria dos empresários entrevistados sobre o encaminhamento de soluções:

32 As principais ações realizadas referem-se à doação de alimentos, materiais, produtos, bens duráveis ou bens de consumo para pessoas e instituições e apoio financeiro; Para escolha das ações, apontaram as solicitações trazidas por pessoas necessitadas ou entidades sociais da comunidade como forma mais freqüente; Realizam essas ações, na maior parte das vezes, de forma individualizada, sem parcerias com instituições ou outras empresas; Não fazem controle financeiro dos recursos aplicados, nem fazem uso de incentivos fiscais; Percebem como resultados, média ou pouca resolução dos problemas sociais, mas acreditam que trazem melhorias para as condições de vida do público beneficiado, além de trazerem grande satisfação para os proprietários das empresas e seus acionistas e aumentarem a integração com as comunidades das quais pertencem; e Não percebem retornos para sua imagem por parte de clientes e trabalhadores. Quais são as ações efetivas das empresas – Dimensão Externa Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa

33 Não existe muita adesão às práticas socialmente responsáveis menos tradicionais de investimento em capital humano tais como: Normas que proíbem práticas discriminatórias (raça, gênero, idade); Programa de contratação de portadores de deficiências; Programas de incentivo ao voluntariado; Programa de governança coorporativa ou gestão compartilhada com participação dos trabalhadores; Investem em capacitação e desenvolvimento profissional, saúde, segurança e medicina do trabalho, educação formal e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Quais são as ações efetivas das empresas - Dimensão Interna Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa

34 Falta de incentivos fiscais; Dificuldade em mobilizar recursos financeiros; Dificuldade de realização de parceria com o poder público; e Falta de pessoal qualificado nas empresas. Motivos das discordâncias entre o conceito e a prática Receber informações sobre incentivos fiscais para realização de ações de responsabilidade social; e Informações sobre como tais ações melhoram a imagem das empresas. Como aproximar conceito e prática Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa

35 Criação de fóruns interinstitucionais; Capacitação de gestores; Palestras de sensibilização sobre responsabilidade social Seminário de boas práticas; Realização de pesquisas sistemáticas; e Análise e investigação das políticas sociais no médio prazo. Ações para dinamização da participação das empresas em atividades e práticas de responsabilidade social Principais constatações a partir dos resultados da pesquisa

36 Ações de Responsabilidade Social no Espírito Santo Relatório Final - Agosto/2005


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