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Marketing Politico na Internet António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA.

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1 Marketing Politico na Internet António Cardoso ajcaro@ufp.pt UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

2 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt2 A Politica no contexto da sociedade de informação  É no contexto da sociedade de informação que se desenvolve o MKT politico na Internet.  Interactividade entre o utilizador e o meio.  Meio para o exercício da cidadania.  Todos podem ser emissores e receptores.  Maior ou menor grau de visibilidade.  Oportunidade.  Sociabilidade.  Acesso à informação.  Discursos contraditórios dos políticos face ao MKT politico e à internet.  Incentivos ao uso da internet.  Veracidade das informações.  Segurança dos dados.  Confidencialidade.

3 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt3 A Politica Electrónica.  O cidadão reconhece-se na sociedade na medida em que participa na sua história e que o seu interesse pela politica e dos que dela falam, se orienta por um destino comum.  A internet como “Ágora Politica”: Praça pública: fomentar a interacção entre a sociedade civil e a politica.  Necessidade dos políticos aprenderem a comunicar neste meio.  Internet como mercado livre de ideias / confronto de interesses.  Uma nova democracia.

4 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt4 Problemas em matéria politica.  Estrutura reguladora da actividade politica e a sua visibilidade.  Desregulamentação da internet (meio livre e democrático).  Complicado: por ex. pornografia, xenofobia,...  Igualdade de acesso às novas tecnologias a fim de evitar a info- exclusão.  Fomentar o acesso às novas tecnologias nos locais públicos.  Problema das acessibilidades para cidadãos com limitações.  Ileteracia informática.  Resistência ao computador.  Analfabetos.  Garantir a qualidade e a veracidade das informações da Web.  Angariação de fundos on-line e probl. da segurança das transacções electrónicas.  Criação de sites não autorizados pelo governo/partidos/candidatos. Podem conter dados falsos e informações com objectivo de desacreditar.  Confidencialidade de dados e privacidade.

5 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt5 MKT Politico na Internet.  MKT Relacional (fomentar relações estreitas e individualizadas com os cidadãos – gerir relações).  Reciprocidade das trocas.  Pluralidade dos pontos de vista.  Relações horizontais de poder (troca de posições emissor – receptor).  Descentralização dos sistemas de circulação da informação.  MKT Electrónico (os 4 P’s da Web):  Penetration (migração para sites de segmentos de mercado específicos).  Permission (requisito para comunicar com consentimento – autorização para entrar).  Personalization.  Profitability (resultados: pró-actividade do eleitor – é ele que vai procurar os conteúdos.

6 UFP Marketing Politico ajcaro@ufp.pt6 MKT Politico na Internet(Cont.) Aspectos a considerar:  Qual a função do site dentro da estrutura da organização.  O partido, candidato com site não deve ser apenas por moda.  Que público se pretende atingir.  Que imagem se pretende passar.  Informação, relacionamento (manutenção e actualização do site)  Que mensagem se quer passar e como.  Feedback esperado.  Que mecanismos de fidelização vão ser criados.  Qualquer um vai e volta se quiser.  Base de dados dos visitantes.  Confiança, sigilo, protecção, privacidade.  Estratégia publicitária.  Banners, links estratégicos, mailing, posicionamento nos motores de busca, chats,...


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