A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Parque Nacional dos Pontões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Parque Nacional dos Pontões"— Transcrição da apresentação:

1 O Parque Nacional dos Pontões

2 Histórico Formado o processo de constituição do Parque;
20/11/2002 Formado o processo de constituição do Parque; 14/11/2002 ~ 05/12/2002 Consulta pública realizada pela Internet; 19/12/2002 O Parque é criado por decreto; 04/01/2003 A comunidade fica sabendo do Parque através dos jornais; Julho de 2003 Audiência com IBAMA e autoridades, a pedido da comunidade; Agosto de 2003 Reunião com representantes do MMA, CN-RBMA, ONGs e Pancas.

3 Criação do Parque Através de moções; Estudo ambiental equivocado;
Apoio de organizações fantasmas; Fotos retiradas da Internet.

4 - Uchôa de Mendonça, Jornalista
O Decreto “O decreto assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique não atendeu aos requisitos da legislação, que determina a realização de um diagnóstico socio- econômico da região.” - Uchôa de Mendonça, Jornalista

5 A Consulta Pública “Minha primeira impressão foi que não poderia dar minha opinião, pois o não continha informação suficiente. Tentei ir ao website do IBAMA várias vezes e não pude entrar. ” - em resposta à Consulta

6 Reações da Comunidade Os jornais manifestam a indignação da comunidade; A Igreja Luterana questiona a Criação do Parque; Junho de 2004 Criação da Associação dos Moradores, Amigos e Proprietários dos Pontões de Pancas e Águia Branca (AMAPPAB); Visita do deputado Fernando Gabeira à região de Pancas.

7 - Cláudio Vereza (A Gazeta, 13/10/2004)
Nos Jornais “Erros sucessivos na criação de área de preservação colocam em risco moradias de “O decreto, elaborado sem a participação de órgãos ambientais, dos municípios e comunidades locais, gerou questões sociais, culturais e econômicas que não são duas mil pessoas.” - A Gazeta (12/10/2004) de fácil resolução. ” - Cláudio Vereza (A Gazeta, 13/10/2004)

8 - Estado de São Paulo (13/01/05)
“Criação por decreto presidencial do Parque Nacional dos Pontões Capixabas fez com que milhares de pequenos agricultores se vissem ameaçados de virar sem-terra.” - Estado de São Paulo (13/01/05)

9 - Fernando Gabeira (Século Diário, 21/07/2004)
“Duas mil pessoas que amam a terra, comunicam-se entre si e têm mantido os caçadores e desmatadores à distância, são muito mais capazes de defender a mata do que os funcionários do IBAMA. ” - Fernando Gabeira (Século Diário, 21/07/2004)

10 A Comunidade Pomerana Perseguida durante a 2ª Guerra Mundial;
Ligada às tradições, à religião e à família; Agricultura predominantemente familiar; Mantém uma área de mata nas propriedades.

11 Agricultura na Região Em meio aos paredões; Plantações diversificadas;
Infra-estrutura favorece equilíbrio econômico, cultural e ambiental; Propriedades combinam áreas de preservação e lavouras.

12 Reflorestamento elaborado pelos próprios agricultores
ANTES DEPOIS

13 Reflorestamento elaborado pelos próprios agricultores
ANTES DEPOIS

14 Residência Pomerana em Pancas

15 Igreja Luterana da Região

16 Cemitério Luterano sepulturas datadas de 1918

17 Celebração na Igreja com parte da comunidade afetada

18 Concertina uma tradição preservada

19 Típico Casamento Pomerano

20 Audiência Pública (Julho de 2003) realizada em Lajinha, a pedido da comunidade

21 Promessas do IBAMA na audiência
Inicialmente, transformar a área do Parque em APA; Depois, fazer uma redelimitação da área, mapeando as terras cultivadas; O objetivo é criar um Mosaico, combinando áreas de Parque, APA, RPPN e Monumento Natural; Para tanto, fazer um levantamento real da área do Parque; Já foram concluídos o levantamento fundiário das propriedades e o levantamento cultural da região (este com a participação do IPHAN); Atualmente, a comunidade aguarda apenas o fim dos estudos técnicos.

22 - National Geographic (Jan/2005)
“O que resiste de idílico na região é justamente o que está sob a guarda ferrenha de alguns camponeses. Como não considerar a presença deles agora?” - National Geographic (Jan/2005)


Carregar ppt "O Parque Nacional dos Pontões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google