A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Seminário SEE-MG / PEAS Eixo Temático “Mundo do Trabalho e Perspectiva de Vida” Novembro 2008

2 2 EVOLUÇÃO DO CONCEITO Jean Baptiste Say (França, ) – “O empreendedor movimenta recursos econômicos de um setor de menor produtividade para um outro de maior produtividade e melhor rendimento.” Jeffrey A. Timmons (EUA, contemporâneo) – “Alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso.” Jacques Fillion (Canadá, contemporâneo) – “O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões.”

3 3 O NOSSO CONCEITO Fernando Dolabela (Brasil, contemporâneo) –“O empreendedor é alguém que SONHA e BUSCA transformar o seu sonho em realidade.” “O empreendedor é alguém que tem consciência do seu DIREITO DE SONHAR e a CAPACIDADE DE BUSCAR a realização do seu sonho.”

4 OBJETIVOS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Educadores e alunos
4 OBJETIVOS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Educadores e alunos Internalidade (Jules Rotter) Auto confiança Sensação de poder pessoal (empowerment) Iniciativa Autonomia Capacidade empreendedora Visão de mundo mais solidária e transformadora Educadores Relação mais horizontal, criativa e libertadora com os alunos. Alunos Maior consciência e segurança nas escolhas profissionais.

5 NASCE O EMPREENDEDOR... Sonho Sonhador
5 NASCE O EMPREENDEDOR... Sonho Sonhador Busca O empreendedor nasce do ato de sonhar E BUSCAR a realização do sonho A relação que o sonhador estabelece com o sonho é que define o ser ou não ser empreendedor

6 6 O SONHO E O SONHADOR O acionamento do processo empreendedor pode ser impedido pelo tipo de relação que o sonhador estabeleça com seu sonho: Negação: “Isso é bobagem, melhor deixar prá lá.” Menosvalia: “Eu adoraria, mas não é pro meu bico.” Fuga: “Até que seria bom, se não desse tanto trabalho.” Derrotismo: “Não adianta tentar. Nada dá certo prá mim.” Apequenamento: “Legal demais, mas não vou dar conta.”

7 MUDA O SONHO, MUDA O SONHADOR
7 MUDA O SONHO, MUDA O SONHADOR Sonhador congruência Sonho

8 8 A UNIDADE ALMEJADA! Sonhador e sonho

9 O PROCESSO EMPREENDEDOR Busca de realização do sonho
9 O PROCESSO EMPREENDEDOR Emoção Sonho Auto conhecimento Conhecimento Indivíduo Busca de realização do sonho Auto-realização

10 CONCEITO DE SI Compreende: Auto conhecimento Auto aceitação
Auto estima Autonomia Espaço de si Internalidade

11 LIDERANÇA Compreende: Protagonismo Aceitação de riscos
Busca de complementaridade Persuasão Compreensão do erro como parte do processo Autoria Determinação

12 ENERGIA Compreende: Inconformismo Iniciativa Ousadia Criatividade
Inovação Persistência

13 CONHECIMENTO DA ÁREA DO SONHO
Compreende: busca de informação percepção de oportunidades

14 REDE DE RELAÇÕES Consciência de interdependência
Compreende: Consciência de interdependência Busca de interatividade

15 A DINÂMICA DOS ELEMENTOS DE SUPORTE Conhecimento da Área do
15 Conceito de si Energia Rede de Relações Conhecimento da Área do Sonho Liderança

16 16 ESCOLA VIVA! “A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A escola deve representar a vida presente, tão real e vital para a criança como a que ela vive em casa, no bairro ou no pátio.“ John Dewey,

17 NOVOS PARADIGMAS Na educação empreendedora, o educador:
17 NOVOS PARADIGMAS Na educação empreendedora, o educador: não tutela, mas É PARCEIRO NA CAMINHADA DO EDUCANDO; não conduz, mas ENCORAJA A AUTONOMIA DO ALUNO; não dá respostas, mas PERGUNTA, INSTIGA e DESAFIA; não age com condescendência, mas É EXIGENTE; não inquire o que o aluno quer ser no futuro, mas VALIDA SEUS INTERESSES DE HOJE. não expressa sua opinião sobre a adequação ou viabilidade do sonho do aluno, mas INCENTIVA-O A DESCOBRIR POR SI MESMO; não interfere dizendo o que o aluno deve ou não fazer, mas ACOMPANHA, APOIA E DÁ “TOQUES”; não ensina caminhos, mas PROPICIA OPORTUNIDADES PARA QUE O ALUNO AVANCE NA BUSCA DE REALIZAÇÃO DO SEU SONHO; SABE QUE O ALUNO É SUJEITO DO PROCESSO EMPREENDEDOR E QUE A BUSCA, A DESCOBERTA, O ACERTO E O ERRO SÃO DIREITOS SEUS.

18 Sérgio Godinho Oliveira
19 Apresentação feita por Sérgio Godinho Oliveira


Carregar ppt "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google