A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?"— Transcrição da apresentação:

1 Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes? cope@reitoria.unesp.br

2 IES públicas e privadas: as décadas de expansão 1991 = 893 IES 2013 = 2416 IES (aumento de 171%) matrículas: 1,5 milhão para 7 milhões (MEC) Programas de inclusão: Cursinhos em IES, PROUNI, REUNI, Sisu, Pnaes, Lei 12.711 (Cotas) e SRVEBP.

3 Ações Afirmativas: valores, contradições e conflitos UERJ (2003) e UNB (2004) argumentos contra: privilégio de alguns; má qualidade do ensino fundamental e médio; questão é econômica; cotas estimulam o preconceito racial; gera estigma aos beneficiados; perda de qualidade do ensino superior; injustiça ao direito individual legal; fere a competência pessoal; é inconstitucional... (resumo: igualdade legal e mérito individual)

4

5 Ações Afirmativas: valores, contradições e conflitos argumentos a favor: discriminação, preconceito e estigma; tratamento “igual” para a desigualdade social; mito da democracia racial; barreiras de classes sociais; mito da democracia econômica; demarcação de grupos étnicos raciais; dívida histórica; igualdade de direitos (aqui e agora); justiça social; não diminui a qualidade do ensino superior; gera mobilidade social... (resumo: justiça compensatória).

6

7 Pesquisas sobre Inclusão e Desempenho 2003 maior resistência às cotas raciais (Menin et al, 2008) média aceitação para ingressantes EP maior aceitação para ingressantes CP 2014 média inferior no ingresso (Santos, 2006; Waltenberg e Carvalho, 2012) maior aceitação coeficiente de rendimento menor (CR) e taxas de graduação maior (TG) (Queiroz e Santos, 2006; Velloso, 2009; Mendes Junior, 2014)

8

9 Inclusão na Unesp Programa Paulista de Inclusão Social no Ensino Superior (PPISES) SRVEBP – graduação 50% vagas – curso e turno, integralmente EP 50% de EP (35% - pretos, pardos e índios) Programa: 15% - 25% - 35% - 45% e 50% (2018) Metodologia: vestibular

10 Inclusão na Unesp 2014 vagas: 7259 vagas em 171 cursos Sistema Universal: 6125 SRVEBP: 1134 (15%) 391 vagas para Pretos, Pardos e Índios

11 Inclusão na Unesp 2015 vagas: 7260 vagas em 171 cursos Sistema Universal: 5397 SRVEBP: 1863 (25%) 659 vagas para Pretos, Pardos e Índios

12 Gráfico 1. Distribuição dos alunos ingressantes por origem administrativa do ensino médio

13 Gráfico 2: Número de Alunos ingressantes por intervalo de renda familiar per capita e por ano de ingresso e número de vagas

14 Permanência Estudantil: inclusão e transversalidade Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE) Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE)

15

16

17

18 Permanência e ação transversal o conhecimento acabado: equívoco conhecimento é processo conhecimento científico (formal e dialético)

19 A Construção da Novidade zona de desenvolvimento (mediação) abstração reflexiva (processo) criatividade (conhecimento científico) educação científica e formadora (ética)

20

21 Criatividade: iniciação científica na graduação desde o primeiro semestre

22

23 Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes? vascon@assis.unesp.br


Carregar ppt "Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google