A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, S.P.,Brasil

2 Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluralidade de pensamento e ações, tem grandes desafios aparentemente antagônicos.

3 Introdução A universidade contemporânea é a cada dia mais desafiadora. Como lugar do contraditório e da pluridade de pensamento e ações, tem os desafios de: Ser contemplativa e crítica ; Ter visão holística do mundo e entender a realidade local; Manter tradições e quebrar paradigmas.

4 Desafios da Universidade Ser comtemplativa e crítica Ter visão holística de mundo e entender a realidade Local Manter tradições e quebrar paradigmas

5 Desafios da Universidade Comtemplativa Crítica Visão Holística Realidade local Tradição Quebra de Paradigmas

6 O Ensino Superior no Brasil Proliferação de instituições, a partir de 1998 Explosão do setor privado e Recentemente grande expansão do setor público federal (REUNI). Atualmente, Censo da Ed. Superior 2010 – MEC/INEP, Nov Instituições de Ensino Superior Cursos de graduação 6,38 milhões de alunos matriculados.

7

8 O ensino superior no Brasil torna-se cada vez mais diversificado e de estrutura complexa. Universidades, Centros Universitários e Faculdades: 2.377, a saber Públicas - 99 Privadas Comunitárias e Confessionais - 62 Privadas – (Instituições de massa).

9

10 A Expansão do Sistema Brasileiro de Educação Superior Significativa inclusão social na educação superior, pelo aumento de alunos milhões ,38 milhões

11 Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas ,3 milhões; ,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES 50 % no conjunto

12 Cenário Geral Grande crescimento no oferecimento de vagas ,3 milhões; ,5 milhões Ociosidade de vagas na maioria das IES 50 % no conjunto Número dos alunos que se formam na educação básica é insuficiente;

13 Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: Número de Alunos que concluem: Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009

14 Números da Educação Básica não Permitem a Expansão do Ensino Superior Alunos no Ensino Médio: Número de Alunos que concluem: Vagas Oferecidas no Ensino Superior: 3,5 milhões. Ingressantes no Ensino Superior: Fonte: Censo da Ed. Básica, 2009 ; Censo da Ed. Superior, 2009

15 Problemas Sistema de Ensino Superior super dimensionado para a atual demanda. Demanda de alunos da Educacão Básica é insuficiente. Processo seletivo de acesso comprometido.

16 Consequências Sustentabilidade Comprometida Ambiente competitivo acirrado Guerra de preços no setor privado Aumento da Inadimplência e da Evasão Perda Natural da Qualidade Processo de ensino-aprendizagem comprometido

17 DESAFIOS Expansão do Ensino Superior Compromisso com a Sustentabilidade e a Qualidade Como Alcançar ou Manter a Excelência Universitária? Inclusão Social na Educação Superior Fortalecimento da Pesquisa e Pós- Graduação. Melhoria Contínua da Qualidade do Ensino

18 A maioria das IES não está preparada administrativa e financeiramente para enfrentar este novo cenário: modelo de gestão anacrônico com foco na atividade meio, agravado pela ausência de financiamentos de longo prazo. Dificuldade

19 Gestão Acadêmica neste Contexto de Desafios Primeiro passo: compreender a realidade do cenário educacional e suas ameaças: não desprezar os desafios eminentes, definir onde se quer chegar e como se quer chegar.

20 Modelo de Gestão Acadêmica Compreensão da Realidade Sustentabilidade Gestão Eficaz Excelência Acadêmica

21 Gestão Eficaz para o Novo Cenário Oferta Consistente de Cursos Adequação à Demanda Redimensionamento do Corpo Docente Otimização de Recursos Sustentabilidade

22 Atitudes Importantes na Gestão Acadêmica TransparênciaDefinição de CritériosUso de Equidade

23 Instrumentos para uma Gestão Acadêmica Eficaz Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Autoavaliação

24 Metas Indicador es Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulação oficial Retro- alimentação Avaliação Externa Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária

25 Metas Indicadore s Planejamento Estratégico Cotejamento Realimentação Autoavaliação Regulamentação oficial Retroalimentação Avaliação Externa Gestão Acadêmica Eficaz para a Excelência Universitária

26 Capacidade de se Reinventar Fontes Alternativas de Captação de Recursos (reduzir dependência de mensalidades) Estrutura Acadêmico-Administrativa (Redução da verticalização, foco nas atividades fins) Internacionalização (oportunidades, compatibilidade) Relacionamento interno e externo (espaço ibero-americano) Mudança da Cultura Organizacional

27 Maior Desafio ALERTA A competência acadêmica e de gestão do reitor pode ser insuficiente, para o que tem que ser feito, frente aos conflitos e vaidades que tem que enfrentar.

28 Conclusões A excelência universitária envolve inúmeras variáveis, algumas intangíveis. Conhecer o cenário educacional é fundamental para as mudanças necessárias. Fundamental a utilização de instrumentos de gestão como planejamento estratégico e Autoavaliação. Grandes desafios para uma gestão acadêmica eficaz envolvem grandes mudanças da Cultura Organizacional.

29 Muito Obrigado!


Carregar ppt "XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas Gestão Acadêmica e a Excelência Universitária Benedito Guimarães Aguiar Neto, Dr.-Ing. Reitor da Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google