A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Walter de Abreu Cybis Setembro, 2003 LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Walter de Abreu Cybis Setembro, 2003 LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Walter de Abreu Cybis Setembro, 2003 LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina

2 Organização Estrutura Conjunto ordenado e hierarquizado de partes constitutivas Funcionamento Conjunto das funções ou atribuições de um entidade Relacionamentos entre as partes, e entre o todo e o meio exterior Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

3 Organizar dispor os recursos e estabelecer as interações para constituir uma entidade pronta a funcionar e atingir seus objetivos. Organizar = Estruturar + Relacionar Organização Tanto o fato como o efeito de organizar Empresa ou instituição com estrutura e funções próprias Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

4 Administração, Gerência e Gestão planejar, decidir, por em prática as ações e utilizar os meios para alcançar os objetivos. Dizem respeito ao ato de organizar Neste curso... Administração planejar, decidir, por em prática no nível de atividades da organização Ex: finanças, pessoal, patrimônio Gerência planejar, decidir, por em prática no nível do projeto Ex: planejamento, orçamento, cronograma Gestão planejar, decidir, por em prática no nível de partes específicas do projeto Ex. Gestão da Qualidade, da documentação, da configuração, de alterções Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

5 Enfoque no Processo e no Sistema Processo Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Processamento Processadores Entrada ou Insumos Insumos Entrada ou Insumos Insumos Saída ou Resultados Resultados Saída ou Resultados Resultados

6 Enfoque no Processo e no Sistema Processo Cj de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (input) em produtos ou resultados (output) Insumo – tudo o que é fornecido ao processo para utilização, transformação ou consumo Resultados podem ser tangíveis, intangíveis, intencional ou não-intencional Processador – qualquer parte interna do processo que desempenha as ações Processamento – conjunto de ações que realizam transformações Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

7 Enfoque no Processo e no Sistema Sistema Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

8 Enfoque no Processo e no Sistema Sistema Cj de partes e elementos inter-relacionados que visam a realização de objetivos ou efeitos situados no meio exterior em que está inserido. Objetivos sobre o ambiente Limites ou fronteiras Subsistemas constitutivos Funcionamento interno Ambiente – tudo aquilo que está localizado fora dos limites ou fronteiras do sistema –Governo, clientes, competidores, fornecedores, tecnologia, meio ambiente, sociedade, associações de classe, sindicatos,... Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

9 Enfoque no Processo e no Sistema Visão Processual Comportamento interno dos agentes que trabalham os insumos Visão Sistêmica Mais abrangente, que implica no conhecimento efeito do sistema sobre meio ambiente. Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

10 Ciência e Tecnologia Ciência Conjunto organizado de conhecimentos relativos ao universo –Fenômenos naturais, ambientais e comportamentais –Considerados patrimônio da humanidade Tecnologia Conjunto ordenado dos conhecimentos científico, técnicos, empíricos e intuitivos empregados no desenvolvimento, na produção, na comercialização e na utilização de bens ou serviços.. –É propriedade de alguém –É vendida, trocada, copiada, falsificada, roubada, contrabandiada Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

11 Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Pesquisa Busca sistematizada de conhecimentos científicos ou tecnológicos –Pesquisa Científica – sem motivações práticas, não está voltada diretamente ao mercado –Pesquisa Aplicada – quando visa resultados objetivos voltados para o mercado Desenvolvimento Uso sistemático dos conhecimentos, científicos e tecnológicos, com a finalidade de obter novos produtos ou processos. Engenharia Planejamento, projeto e execução do empreendimento que deverá originar um produto ou prestar um serviço. Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

12 Planejamento, Execução e Controle processos interligados para obter um resultado específico Planejamento Processo que visa o estabelecimento, com antecedência, das decisões e ações a serem executadas em um futuro determinado, para atingir um objetivo definido. Resulta em um PLANO (que deve ser constantemente revisto) –Prescreve o que fazer, quando, com que meios e como –Prescreve os insumos necessários (existentes e a obter) Metodologia simplificada para o planejamento (tomada de decisão) –reconhecimento e documentação do problema (situação, objetivos,..) –levantamento de soluções alternativas (qualidade, insumos, ações, prazos...) –avaliação das soluções (modelos e simulações) –tomada de decisão –comunicação/difusão (executores, coordenadores, supervisores,...) Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

13 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO ESTRATÉTIGO –De longo prazo e abrangendo toda a organização, e sua relação com o mundo exterior. Flexibilidade, rapidez e eficiência operacional PLANO TÁTICO. DIRETOR ou SETORIAL –Intermediário, servindo plano estratégico para um setor ou diretoria. Racionalizar as relações com fornecedores e clientes PLANO OPERACIONAL –Determina as ações dos componentes da organização (como, quando, onde, por quanto e por quem) –Pode se referir a diferentes órgãos internos e a diferentes períodos de vigência (anuais, plurianuais, quinquenais...) Desenvolver/implantar sistema de e-collaboration B2B Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

14 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO OPERACIONAL –definição de OBJETIVOS (o que se pretende atingir produtos/serviços) –definição das METAS (objetivos intermediários tangíveis e quantitativos) –atribuições dos executantes –insumos - recursos: humanos, financeiros, materiais... serviços*: administrativos, gerais... –prazos –metodologias ou processos técnicos a serem utilizados –condições de aceitação do produto ou resultado Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

15 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Planejamento PLANO (Operacional) BÁSICO –Preliminar ao projeto –Público externo, o objetivo é conseguir a aprovação de um projeto. –Limitado a poucos níveis de detalhamento PLANO (Operacional) DETALHADO –Efetivo, com o objetivo de orientar as ações de um projeto Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

16 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto (Projectu) lançado para adiante... –executar ou realizar algo no futuro –Empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema –Organização, ainda que transitória, para a execução de um plano (design) Design (Designiu) desígnio… –Parte criativa e cerebral –Projeto desprovido de suas partes gerenciais e materiais Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

17 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto: execução de um conjunto de ações de forma coordenada, por uma organização provisória, que utiliza insumos, para em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado. –Consomem insumos (recursos e/ou serviços) –Possuem orçamento e prazo de realização limitados –Ex projetos de produtos, de instalações, de serviços... Atividade: execução de um conjunto de ações, cujos resultados em um dado período (ano financeiro ou fiscal) contribuem para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional –NÃO é limitada no tempo –dá condições para o funcionamento normal de uma organização –Ex: atividades de administração de RH, de compras, de segurança, de treinamento, de apoio ao usuário... Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

18 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Projeto: execução de um conjunto de ações de forma coordenada, por uma organização provisória, que utiliza insumos, para em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado. –Consomem insumos (recursos e/ou serviços) –Possuem orçamento e prazo de realização limitados –Ex projetos de produtos, de instalações, de serviços... Programa : Ações (projetos e atividades) que concretizam o produto e o serviço e também as que materializam os serviços associados a sua utilização (suporte, treinamento, logística...) estendendo-se até a retirada de operação do produto ou serviço. –Visa tornar disponível um sistema que satisfaça as necessidades operacionais de um ou mais clientes. Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

19 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Abordagem Científica (impulsionada pela comunicação) –Conhecimento existente –Curiosidade científica –Hipóteses –Análise lógica –Prova Abordagem p/ Design (impulsionado pela aceitação) –Estado da arte –Identificação de necessidades –Concepção –Análise de viabilidade –Execução/Produção Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

20 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Execução Ciclo de Vida de um PROJETO* genérico Etapas que se sobrepõem durante quase toda a duração do projeto –Fase Conceitual da idéia até a proposta aprovada –Fase de Planejamento elaboração de planos minuciosos –Fase de Implementação até a obtenção dos objetivos –Fase de Encerramento transferência dos resultados e desmobilização –Obs: Em uma visão de projeto como organização Gerência de Projetos Conceitos Preliminares

21 Planejamento, Execução e Controle (cont.) processos interligados para o gerenciamento Controle Processo que se desenvolve durante a execução, e que tem por objetivo ajustar o realizado com o planejado Etapas –Acompanhamento/monitoração – coleta de informações –Avaliação – comparação real x planejado –Decisão – seleção/avaliação de alternativas e tomada de decisão –Retroalimentação – ação sobre a execução e replanejamento Subsistemas de controle –Físico, financeiro, de qualidade... Gerência de Projetos Conceitos Preliminares


Carregar ppt "Gerência de Projetos Conceitos Preliminares Walter de Abreu Cybis Setembro, 2003 LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google