A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16º DOMINGO DO TEMPO COMUM"— Transcrição da apresentação:

1 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
22 de julho de 2012

2 Aprofundando os textos bíblicos:
Jeremias 23,1-6; Salmo 23(22); Efésios 2,13-18; Marcos 6,30-34

3 O evangelho Marcos 6,30-34 introduz a narrativa da multiplicação dos pães, onde Jesus ensina a alimentar e socorrer as necessidades do povo (vv.30-44). No texto de hoje, ele é exaltado como o pastor messiânico, porque se deixa mover pela compaixão que é própria de Deus (cf. Ex 34,6).

4 Os apóstolos, isto é, os enviados, retornam da atividade missionária e contam tudo o que tinham feito e ensinado. Acolhem o convite do Mestre para estar a sós com ele no deserto e em sua comunhão aprendem a partilhar com os necessitados.

5 O Messias, o Filho de Deus, vendo a multidão que acorre ao seu encontro, manifesta a ternura do Pai, comove-se e começa a ensinar-lhes muitas coisas. Sua palavra, concretizada em gestos de misericórdia, alimenta e salva a multidão abandonada e sem pastor. Mediante o ensino e o cuidado, Jesus revela ser o verdadeiro pastor prometido (cf. Ez 34), que reúne o povo disperso

6 . Na 1ª leitura, Jeremias 23,1-6;
os pastores, os dirigentes do povo são infiéis à missão, pois deixam que as ovelhas se dispersem. Deus renova a esperança de restauração com o surgimento de um bom pastor, descendente de Davi, que exercerá, segundo o seu coração, a justiça e o direito

7 O salmo 23(22); descreve a solicitude de Deus, restaurando as nossas forças e guiando nos no caminho mais seguro.

8 Na segunda leitura, Efésios 2,13-18;
Cristo estabeleceu a paz, reconciliando os povos e derrubando os muros de todas as divisões.

9 Atualizando Cristo, movido de compaixão, socorre as pessoas e doa a vida para salvar. Nele, formamos um só corpo sem distinção para vivermos a vida nova. Com nossa solidariedade colaboramos para que a comunidade do Senhor não fique como rebanho sem pastor.

10 A palavra de Deus na celebração O Senhor, o Bom Pastor, nos reúne
A palavra de Deus na celebração O Senhor, o Bom Pastor, nos reúne. Ele “que sempre se mostrou cheio de misericórdia, pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados” (oração eucarística VI –D). A reunião fraterna, as mesas da palavra e da eucaristia nos dão força para sermos anunciadores da Boa Nova.

11 Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre
Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

12 COM FIQUE DEUS ! MARINEVES


Carregar ppt "16º DOMINGO DO TEMPO COMUM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google