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Educando-nos para pensar e agir em

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Apresentação em tema: "Educando-nos para pensar e agir em"— Transcrição da apresentação:

1 Educando-nos para pensar e agir em
IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 1

2 (...) Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito é imperativo que nós povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações.” Carta da Terra, maio de 2000. Cartaz da II Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo meio o Meio Ambiente 2006.

3 PASSO A PASSO

4 A Conferência e seus momentos
O que é uma Conferência? Conferência é um processo de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias que obtiveram a concordância de todos.

5 Conferência para quê? Para que os participantes ouçam, falem, divulguem as suas ideias e ações e interfiram nos rumos da política pública. No caso desta conferência, a vez e a voz estão com os adolescentes. Os estudantes têm o direito de participar – no presente – da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta. Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo. Para qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais. Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável.

6 Espaço Educador Sustentável
É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias apropriadas.

7 Conceito de Escola Sustentável
“É um local onde se desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para construção de conhecimentos, valores, habilidades atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável.” Uma escola sustentável é também uma escola inclusiva, que respeita os direitos humanos e a qualidade de vida e que valoriza a diversidade.

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9 Com -ViDA Com-ViDA é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma forma de organização na escola que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da Com-ViDA é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. A Com-ViDA é uma sugestão dos delegados da I Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que propuseram a criação de espaços de participação em defesa do meio ambiente. Se a sua escola ainda não tem a Com-ViDA, você vai saber mais sobre como implantá-la na publicação Formando Com-ViDA, Construindo Agenda 21 na Escola.

10 ANTES DA CONFERÊNCIA Preparação: conhecer, pesquisar, divulgar e estudar os subtemas. Água / Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação. A r / Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas. T erra / Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento. Fogo / Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes. O momento da preparação é muito importante. É durante esse tempo que todos vão poder conhecer, aprofundar, discutir, pesquisar e propor suas idéias, que serão apresentadas no dia escolhido para a Conferência na Escola. É importante se organizar para estudar cada subtema.

11 ETAPAS DA CONFERÊNCIA I - Conferência na Escola ( Etapa obrigatória) - é um momento muito rico, pois permite à comunidade escolar: conhecer e debater os subtemas (Terra, Água, Ar e Fogo) propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais; criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais. buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola.

12 I - Conferência na Escola ( Continuação )
Nesse momento, cada escola: elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado (e suplente); compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. Também é o momento de planejar de que forma a Com-Vida continuará atuando após a conferência, colaborando com o dia a dia da escola. Lembre-se que a Com-Vida precisa ser uma comissão permanente.

13 Durante a Conferência na Escola, vamos aprender e vivenciar algumas questões que preocupam a sociedade em relação à sustentabilidade socioambiental – este é o espaço do conhecimento e do reconhecimento. Vamos também exercitar o diálogo público e a capacidade de defender, negociar e eleger ideias comuns ao grupo todo: é o momento de reconhecer quais ações e projetos com a comunidade local podem colaborar com a construção da escola sustentável. O desafio de cada comunidade escolar, no contexto da conferência, será elaborar um projeto de ação pela melhoria da qualidade de vida na escola, ou seja, deve pensar em como a escola pode diminuir a sua pegada ecológica e apoiar processos de transformação de valores, atitudes, hábitos e comportamentos para a adaptação e prevenção dos efeitos das mudanças climáticas. 13

14 Projetos de pesquisa É preciso conhecer para cuidar e proteger. Uma boa maneira de estudar os subtemas desta conferência e traçar correlações com o nosso local é elaborar um diagnóstico do entorno e do bioma onde está situada a escola e elaborar um projeto de ação. Fazer pesquisa não é um bicho de sete cabeças, é uma questão de atitude, raciocínio e método. SUBTEMAS

15 O dia da Conferência na Escola: apresentar, debater e escolher
Regras da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Apresentação dos projetos de ação - Cada grupo deve apresentar a pesquisa sobre como tornar a sua escola mais sustentável, a partir dos subtemas (Terra, Água, Ar, Fogo). b) Escolha do projeto de ação - A escola deve apontar o que chamou mais atenção durante a conferência e escolher um projeto de ação para cuidar do Brasil com a sua escola como um espaço educador sustentável (aquele que melhor representa a ação assumida pela escola). c) Eleição do delegado e suplente - Estar matriculado em uma turma de 6º a 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental. • Ter entre 11 e 14 anos (no período da Conferência Nacional). • Gostar de debates sobre o meio ambiente. • Comunicar-se bem e ser claro. • Ter participado de maneira significativa no processo da conferência, na construção do projeto e na formação e fortalecimento da Com-Vida.

16 Grupo de delegados para a Conferência Estadual: processo de seleção
Realizadas as Conferências nas Escolas, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ), com apoio da Comissão Organizadora Estadual (COE), fará a seleção do grupo de delegados que participará da Conferência Estadual. Para a seleção dos delegados, serão analisados os projetos cadastrados, onde se verificará a consistência e a clareza, bem como a viabilidade e a coerência da ação com o conceito de escola sustentável e as estratégias usadas para atingir os objetivos. Na seleção, os organizadores estaduais observarão o equilíbrio de gênero (meninos e meninas) e buscarão a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior e de delegados de diferentes etnias e com deficiência (quando houver).

17 Eleição do projeto Durante a Conferência na Escola, dentre os projetos produzidos pelos grupos, será escolhido aquele que melhor representa a ação assumida pela escola. Os participantes deverão expressar de que forma o projeto escolhido será realizado. Ele deve estar claro e objetivo e, se possível, ser digitado para que todos leiam, entendam a proposta e opinem sobre ela. Registro em fotos Duas fotografias devem ser postadas no site para mostrar como foi a conferência: os debates e a eleição do delegado (essas fotos devem ser de boa qualidade e bem visíveis para mostrar os delegados). Folha de registro Após a realização da Conferência na escola devem ser cadastrados no site juntamente com as duas fotografias e o projeto de ação, que deve ter de duas a quatro laudas.

18 Cronograma Conferências nas escolas até 31/08/2013
Cadastramento das escolas até 07/09/2013 Conferência Municipal/Regional até 06/10/2013 Conferência Estadual até 25/10/2013 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) de 25 a 29/11/2013

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24 SONHO Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais "verde", implantando uma horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola. O QUE QUEM/ COM QUEM COMO QUANDO OBSERVAÇÕES MATERIAIS E CUSTOS Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade Todos 1. Realizar um diagnóstico na escola/Agenda Buscar recursos de parceiros (1.) 3 meses (2.) 6 meses (permanente) 1. Consultar especialistas em caso de mudança de estrutura 2. Elaborar planilha de custos 1. Tintas, pincéis, vassouras, papel, Tornar a escola mais "verde", implantar uma horta e jardinagem. alunos, professores, COM-VIDA e parceiros 1. Utilizar os espaços de forma vertical 2. Implantar uma horta, jardinagem 2.1. Planejamento 2.2Convidar parceiros 2.3 Viabilidade de espécie Ano letivo (permanente) 1. Firmar parcerias para o desenvolvimento do projeto 2. Elaborar planilha de custos 1. kit jardinagem, kit materiais de construção, adubo, esterco, etc Reutilizar/reciclar materiais da escola. COM-VIDA e parceiros 1. Fazer diagnóstico sobre a produção de resíduos na escola e comunidade 2. Planejamento e oficina de formação da gestão dos resíduos sólidos (1.) 3 meses (2.) Ano letivo/ permanente 1. Elaborar planilha de custos 2. Identificar cooperativas e associações de catadores; empresas que trabalham com reciclagem. 1. Cestos de coleta seletiva, placas informativas, etc Criar a COM-VIDA 1. Realizar oficina de COM-VIDA em parceria com os CJs 2. Encontros da COM-VIDA 3. Contruir a Agenda 21 na escola (1.) 1° trimestre (2.) Ano letivo (3) 1. Acompanhar o processo 2. Elaborar planilha de custos 1. Material de consumo pedagógico 24

25 SONHO Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade tornando-a mais "verde", implantando uma horta para melhorar a merenda escolar e reutilizar materiais da escola. O QUE QUEM/ COM QUEM COMO QUANDO OBSERVAÇÕES MATERIAIS E CUSTOS Melhorar a estrutura física da escola com vistas à sustentabilidade Tornar a escola mais "verde", implantar uma horta e jardinagem. Reutilizar/reciclar materiais da escola. Criar a COM-VIDA 25

26 DEPOIS DE REALIZAR A SUA CONFERÊNCIA....
…. É HORA DA ESCOLA FAZER O REGISTRO NO SITE! ou 26

27 FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA
Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 27

28 FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA
Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 28

29 FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA
Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 29

30 FORMULÁRIO DE REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA
Registro das Informações da Conferência da escola (4ª Parte do Passo a Passo ) 30

31 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão | Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania | Coordenação Geral de Educação Ambiental Telefone (61) s / Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental | Departamento de Educação Ambiental MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Telefone (61) s / Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 31


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