A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Histologia I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Histologia I"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Histologia I
Profº Guilherme Garcez Cunha

2 Aula Teórica: Terça-feira 13:30 – 17:20 Aula Prática: Quarta-feira P1 → 13: :20 P2 → 15: :20 Carga horária: prática - 30h / teórica – 45h

3 Ementa: Noções de Biologia Celular (Membranas, citoplasma, organelas celulares e núcleo). Divisão celular. Métodos de estudo das células e dos tecidos. Gametogênese, noções de embriogênese e desenvolvimento fetal. Noções de microscopia e noções das técnicas histológicas de preparo e coloração.

4 Objetivo geral: Reconhecer as características dos componentes celulares e do processo de divisão celular; Identificar as características estruturais e morfofisiológicas dos tipos fundamentais de tecidos do organismo animal.

5 Metodologia Aulas teóricas: Uso do datashow, quadro branco, atividade relacionada as aulas (questionários). Aulas práticas: em laboratório –

6 Avaliação Média: 6,0 Presença em aula - 75% de freqüência 3 avaliações teóricas e 3 avaliações práticas (EXAME) Avaliação substitutiva - somente para os que não atingirem a média.

7 Este tutorial não tem a pretensão nem a finalidade de substituir um BOM LIVRO de histologia, leitura obrigatória para um aprendizado qualificado. A histologia estuda os tecidos, isto é, as agregações de células e de material extracelular que têm a mesma forma e a mesma função.

8 Não existe uma definição universalmente aceita pelos estudiosos do que seja VIDA, ainda assim eles não hesitam em estudá-la: e até mesmo em procurá-la em outros cantos do universo. Mas como estudar algo que não se sabe o que é? O que é vida??

9 Seres Vivos Auto replicação
Uma característica marcante dos seres vivos é a sua capacidade de se reproduzir, isto é, induzir a formação de cópias de si mesmo a partir de elementos tomados do ambiente.

10 Seres Vivos Metabolismo O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior do organismo que mantém mais ou menos estáveis as condições internas do organismo (homeostase).

11 Seres Vivos Delimitação Os seres vivos são fenômenos localizados, isto é, ocupam uma região limitada do espaço. E também são distintos do ambiente em que estão. Isso permite manter um ambiente interno, onde podem manter e concentrar os elementos que captura do ambiente externo: nutrientes, por exemplo – impedindo que se percam dispersos no meio ou sejam utilizados por outros.

12 Composição química: Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.  A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

13 São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.
Células São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. As células são estruturas incrivelmente complexas e muito variadas, mas também obedecem as mesmas leis da física e da química.

14

15 Procariotos Atuais

16 Incluem todos os tipos de bactérias:

17 Bactérias As bactérias vivem em ambientes tais como fontes termais sulfurosas cujas águas têm pH 2 a atingem temperaturas em torno de 80 graus C. Outros vivem em ambientes contendo metano ou sob alta concentração de sal .

18 Nucleóide - constituído por uma molécula circular de DNA
Estrutura bacteriana Parede celular - responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo proteína + carboidrato. Cápsula - camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.  Nucleóide - constituído por uma molécula circular de DNA  Membrana Plasmática Citoplasma Flagelos

19

20 Eucariotos Atuais

21 Bibliografia: BANKS, W. Histologia veterinária aplicada. 2.ed. São Paulo: Manole, 1992. DI FIORI, M.S.H. Atlas de histologia. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. Bibliografia Complementar DELLMANN, H.D.; BROWN, E.M. Histologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982. KÜHNEL, W. Citologia, histologia e anatomia microscópica: texto e atlas. 11.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. ROSS, J. Histologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1993. SOBOTTA, J. Atlas colorido de citologia, histologia e anatomia microscópica humana. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. STEVENS, A.; LOWE, J. Histologia. São Paulo: Manoel, 1995.

22 Obrigado...


Carregar ppt "Disciplina: Histologia I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google