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Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )

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Apresentação em tema: "Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade do Espetáculo Guy Debord (1931-1994)
Disciplina: Filosofia Prof.: Ms. Fábio Mesquita

2 Livro Sociedade do Espetáculo
Publicado em Novembro de 1967 Autor: Guy Debord ( ) Escritor francês, integrante da Internacional Situacionista e da Internacional Letrista

3 Significado: “Sociedade do Espetáculo”
O conceito descreve uma sociedade de mídia e de consumo, organizada em função da produção e consumo de imagens, mercadorias e eventos culturais (sociedade capitalista) Valorização da imagem Valorização do olhar, atrofiamento dos demais sentidos Fetichismo da mercadoria (o produto vendido é a plena satisfação de prazer) Relação entre as pessoas se dá pelo e no espetáculo Conflito e alteração de valores

4 Significado: “Sociedade do Espetáculo”
Indivíduo infeliz, depressivo, angustiado, anônimo, solitário Todos os indivíduos são fundidos em uma massa de consumidores A vida das pessoas passa a ser idealizada e sonhada. Ficção e realidade se misturam. Pessoas desinformadas, alienadas, entorpecidas pelo espetáculo. Desaparecimento do critério de verdade e validade. Se foi noticiado, então, é verdade. Manipulação, controle, massificação são consequências inevitáveis. Querer ter: crescimento econômico Querer ser: crescimento crítico

5 A vida pautada pelo “espetáculo”
Debord apresenta a noção do espetáculo de maneira generalizada e abstrata. As experiências humanas e a vida cotidiana são moldadas e mediadas pelos “espetáculos” da cultura midiática que objetivam o consumo. Para Guy Debord, o espetáculo é uma ferramenta de “pacificação” e de despolitização.

6 Espetáculo A indústria cultural possibilitou a multiplicação dos espetáculos por meio de novos espaços e mídias (TV, rádi0 e internet). Um dos princípios organizacionais da economia, da sociedade e da vida cotidiana. A cultura da mídia promove espetáculos tecnologicamente sofisticados para atender às expectativas do público e aumentar seu poder e lucro.

7 Espetáculo Infoentretenimento: as formas de entretenimento influenciam a notícia e a informação. Tecnoespetáculos: novas tecnologias da informação e comunicação determinam os perfis e as trajetórias das sociedades e culturas contemporâneas nos países capitalistas avançados. Espetáculo também se torna um fato marcante da globalização, que envolve o fluxo de bens, informações, cultura, entretenimento, pessoas e capital. É criada uma nova rede de economia, sociedade e cultura.

8 Fatos reais são “espetáculo”
A vida política-social é cada vez mais moldada pelo espetáculo Conflitos sociais e políticos estão presentes nas televisões, que apresentam casos sensacionalistas: assassinatos, atos terroristas, escândalos de corrupção e sexuais. A cultura difundida pela mídia proporciona fantasia e sonho. O pensamento é modelado. As identidades se constroem a partir de um determinado padrão que se manifesta como correto e certo.

9 Fatos reais são “espetáculo”
Espetáculos são aqueles fenômenos de cultura de mídia que retratam valores básicos da sociedade contemporânea, determinam o comportamento e dramatizam os conflitos e diferenças sociais. Busca-se a todo custo os espectadores. Para isso, não vemos um jogo de futebol, mas o “espetacular show do futebol”. Fatos políticos, sociais, culturais e econômicos seguem o mesmo caminho.

10 Celebridades Produzida e manipulada no mundo do espetáculo, as celebridades são os ícones da cultura da mídia. São os deuses e deusas do mundo contemporâneo. As celebridades são criadas dentro da própria “cena” do espetáculo: jogadores habilidosos, atores e atrizes, modelos etc. O sistema incorpora até a própria vida das celebridades como forma de se promover e se perpetuar. Vemos as vidas dos outros, torcemos, vibramos, assistimos. A vida torna-se um espetáculo.

11 Economia do entretenimento
Negócios e diversão se fundem. Por meio do entretenimento espetacular ganha-se dinheiro com a TV, filmes, parques temáticos, teatro, videogames, cassinos etc. A diversão serve de ponte para os negócios. As empresas procuram se vendem de forma divertida em seus anúncios.

12 Economia do Espetáculo
Mecanismo de divulgação: as empresas circulam suas imagens e marcas combinando produtos com a divulgação do espetáculo. Produto/mercadoria adotam uma mesma postura diante dos espectadores. As casas de show, teatros e cinemas são, em grande parte, financiados e custeados por empresas que enxergam na diversão uma forma de se vender.

13 Celebridades Vidas como entretenimento
Acompanhar a vida das celebridades

14 Celebridades Culto à celebridade

15 Esporte como espetáculo
Valores difundidos: competição, vitória, sucesso, dinheiro. Grande público e altas verbas publicitárias

16 Esporte como espetáculo
Olimpíadas Copa do mundo Fórmula 1 Campeonatos de futebol

17 Filmes como espetáculo
Valores: glamour, publicidade, moda, beleza, excessos. Oscar Globo de ouro Espaços retratados nos filmes Dinheiro envolvido na indústria do cinema

18 Filmes como espetáculo
Filmes “espetaculares” Efeitos especiais Grandes produções

19 TV como espetáculo Espetáculo do consumo
Lógica do entretenimento espetacular

20 Música como espetáculo

21 Games como espetáculo

22 Sexo como espetáculo

23 Moda como espetáculo

24 Vida privada como espetáculo
Facebook Desejo de estar à vista dos outros

25 Vida privada como espetáculo

26 Referências Silva, Juremir Machado da. Guy Debord antes e depois do espetáculo, EDIPUCRS, 2007. Kellner, Douglas. A Cultura da Mídia e o Triunfo do Espetáculo. Líbero, Ano VI, V. 6, N. 11.


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