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MACROFLUXO DO PROCESSO

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Apresentação em tema: "MACROFLUXO DO PROCESSO"— Transcrição da apresentação:

1 MACROFLUXO DO PROCESSO
A figura mostra um diagrama chamado Macrofluxo do Processo. Ele permite conhecer qualquer processo resumidamente, por meio dos principais elementos contidos (ou não) nele. Vamos ver cada um deles: Objetivo do processo - Para começar um projeto de análise e modelagem de um processo, necessito saber qual é o objetivo desse processo existir. Para quê que ele foi criado. Dessa forma, já vou estar classificando-o quanto ao tipo, se industrial ou administrativo; e quanto a sua natureza. Clientes do processo - Precisamos conhecer quem são, onde estão, como interagem com o processo, como adquirem seu(s) produto(s).

2 ENTRADAS FÍSICAS - Podem ser de dois tipos:
Insumos – É tudo que introduzimos num processo para ser modificado, montado, transformado, misturado, cortado, colado, etc. Esse tipo de entradas é também conhecido como insumos do processo. Mídias, papel, formulários impressos, disquetes, CDs, DVDs etc., que têm a função de introduzir dados e/ou informações no processo, geralmente, para que as entradas físicas e/ou lógicas possam ser processadas. Exemplos: uma tonelada de enxofre; 100 mil/m3 de madeira; 1 tonelada de celulose; CDs contendo dados; Notas fiscais de fornecedores. ENTRADAS LÓGICAS - É toda manifestação eletrônica, qualquer que seja sua configura­ção, que tenha por função introduzir dados ou informações, acompanhando ou não as entradas físicas, tanto insumos como mídias, para que elas possam ser processadas. Dependendo do processo, ele pode ter apenas entradas lógicas, tanto insumos quanto mídias. Mas processos que tenham insumos físicos podem ter mídias físicas e/ou lógicas. Exemplos: Internet; Intranet; Extranet; Sistema ERP;Workflow; Treinamento. SAÍDAS FÍSICAS - Podem ser de dois tipos: produtos e mídias. O produto do processo é o bem ou o serviço que será entregue aos clientes do processo como resultado das operações aplicadas aos insumos (que foram cortados, modificados, colados, montados, transformados ou trabalhados) sob a orientação dos dados e das informações contidos nas mídias, lógicas e/ ou físicas. Exemplos: 157 mil toneladas de papel; automóveis; CDs com softwares; CDs com dados e informações; notas fiscais. SAÍDAS LÓGICAS - podem ser de dois tipos: produtos e mídias. O produto do processo é o bem ou o serviço que será entregue aos clientes do processo como resultado das operações aplicadas aos insumos sob a orientação dos dados e das informações contidos nas mídias, lógicas e/ou físicas. São também todos os dados ou informações que estejam acompanhando ou não as saídas físicas e que registram como, quando e de que for­ma os resultados do processo foram obtidos. Exemplos: Internet;Intranet;Extranet; sistemas ERP;conhecimento. -

3 DIRETRIZES É o conjunto de normas corporativas que regulam a existência e a operacionalização do processo. Podem ser tanto políticas de compras, de faturamento, de vendas, de crédito etc. Normalmente, as diretrizes são um subestrato de um plano operacional, que por sua vez é o desdobramento para o dia-a-dia da organização do plano estratégico. PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA (PMC) O PMC é também conhecido como Total Quality Management. O Programa de Melhoria Contínua é o aperfeiçoamento constante de como o processo deve ser realizado e, também, dos recursos usados para realizá­lo, de seus procedimentos e até mesmo das competências profissionais para executar suas atividades. Os PMC podem ser implantados por meio de diversas metodologias. Exemplos: ISO 9000;ISO 14000; QS 9000; CMM; CCQ; TQC; TQM. BENCHMARKING É a prática da melhoria contínua sistematizada por meio da absorção de conhecimentos proporcionados por modelos de excelência de concorrentes ou não e de empresas do mesmo ramo de atividade ou não, que devem ser copiados e aperfeiçoados para serem empregados no processo. Esses modelos podem ser um processo, um produto, um servi­ço. Uma metodologia de benchmarking permite-nos aprender com os er­ros e os acertos dos "outros", poupando-nos de cometer os mesmos erros já cometidos por outras pessoas e com isso ganharmos tempo e poupar­mos recursos. Exemplo: Visitar uma empresa que tenha o processo de atendimento a clientes reconhecido como excelente pelo mercado, pelos concorrentes, pela imprensa especializada e pelo testemunho de seus próprios dientes . METAS É o que se espera atingir como resultado da execução do processo. As metas de um processo estão diretamente ligadas aos objetivos da empresa inteira; ao que o cliente espera receber do processo em particular e às melhorias advindas dos programas da qualidade. Exemplo: Produzir 30% a mais de aparelhos de televisão para atender à demanda do mercado até o mês de maio de 2002, ano da Copa do Mundo .

4 INDICADORES DE DESEMPENHO
Uma vez tenhamos estabelecido as metas para cada atividade, será preciso definir de antemão de que forma os resultados serão medidos e quando forem medidos se estão ou não dentro de parâmetros aceitáveis para a meta estabele­cida. Esses são os indicadores de desempenho, também chamados de métricas. Não há nada que nos impeça de definir uma ou várias metas para qualquer tipo de atividade a não ser nossa própria incompetência em entender a natureza e a função da atividade e por isso não encontrarmos a meta que me­lhor sirva a ela. Os indicadores de desempenho podem ser descritivos e/ou nu­méricos, embora, na prática, quando os atribuímos a uma atividade qualquer, eles sejam compostos pelos dois tipos. Indicadores de desempenho (métricas). Descritivos. Numéricos.


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