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MODELO DE GESTÃO Gestão Empresarial: Organizações que aprendem Fonte: Rodriguez, Martius Vicente.

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1 MODELO DE GESTÃO Gestão Empresarial: Organizações que aprendem Fonte: Rodriguez, Martius Vicente

2 Grupo 1 ADRIANA ITACIR ANDRÉA JORGE CLEONE MÁRIO IONARA MARCOS JEANE OLY MÁRCIA REINALDO MARLY VICENTE ROSELY

3 GESTÃO É a forma como os relacionamentos entre as pessoas se estabelecem na busca de um objetivo comum.É a forma como os relacionamentos entre as pessoas se estabelecem na busca de um objetivo comum. Reflete a forma de gerenciar a organização; Reflete a forma de gerenciar a organização; Forma de planejar e executar as tarefas. Forma de planejar e executar as tarefas. rodriguez (2002, p. 155)

4 MODELO DE GESTÃO Deve ser explícito e Claro para todos;Deve ser explícito e Claro para todos; Realizar sinergia entre as pessoas;Realizar sinergia entre as pessoas; Apresentar como se integram os sistemas internos, formais e informais.Apresentar como se integram os sistemas internos, formais e informais. Rodriguez (2002, p. 156)

5 Pilares de Sustentação do Modelo De Gestão PESSOAS: comportamento esperado para o diferencial competitivo;PESSOAS: comportamento esperado para o diferencial competitivo; PROCESSOS: sistemas formais das informações, decisões e delegação;PROCESSOS: sistemas formais das informações, decisões e delegação; TECNOLOGIA: eficiência em softwares e equipamentos.TECNOLOGIA: eficiência em softwares e equipamentos. Rodriguez (2002, p. 156)

6 Suportados pela: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: projetos voltados para a educação continuada;EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: projetos voltados para a educação continuada; Orientados pelas: ESTRATÉGIAS: direcionam a atuação e definem as metas a longo prazo;ESTRATÉGIAS: direcionam a atuação e definem as metas a longo prazo; CLIENTES:CLIENTES: Rodriguez (2002, p. 157)

7 Relacionamentos Resultado Relacionamento Execução

8 Questionamentos O modelo de gestão é claro e todos os empregados conhecem?O modelo de gestão é claro e todos os empregados conhecem? Como está funcionando cada nível da empresa? (estratégico, tático e operacional);Como está funcionando cada nível da empresa? (estratégico, tático e operacional); Qual a forma de gestão?Qual a forma de gestão? Os processos estão definidos e claros?Os processos estão definidos e claros?

9 Quem tem competência para tomar as decisões? E quem pode alterar estas?Quem tem competência para tomar as decisões? E quem pode alterar estas? A empresa é orientada para o cliente ou para o produto? E sua atuação?A empresa é orientada para o cliente ou para o produto? E sua atuação? Quais indicadores deve-se acompanhar?Quais indicadores deve-se acompanhar? Há um sistema de conseqüências com os resultados? Quais competências deve-se manter?Há um sistema de conseqüências com os resultados? Quais competências deve-se manter? Rodriguez (2002, p. 159) Questionamentos

10 Missão Planejamento Pessoas/Meio-ambiente Tecnologia Apoio Logísticade Entrada Entrada Produção LogísticadeSaída Produtos AcionistasEmpregadosSociedadeCliente Avaliação do Negócio e das Pessoas Fornecedores Insumos VisãoPolíticas CulturaObjetivosEstratégicas A Estrutura do Modelo de Gestão ( (Rodriguez 2002, p. 160)

11 Definição da Missão Expressão da razão e Existência da Organização;Expressão da razão e Existência da Organização; Estabelecimento do negócio, do segmento de mercado e abrangência;Estabelecimento do negócio, do segmento de mercado e abrangência; Definição dos Produtos/serviços a serem prestados: bens tangíveis, intangíveis ou atividades executadas;Definição dos Produtos/serviços a serem prestados: bens tangíveis, intangíveis ou atividades executadas; Definição de quem são os clientes.Definição de quem são os clientes. Rodriguez (2002, p. 162)

12 Tipos de Produtos GENÉRICOS: normalmente oferecido;GENÉRICOS: normalmente oferecido; ESPERADOS: satisfaz as necessidades dos clientes;ESPERADOS: satisfaz as necessidades dos clientes; AUMENTADO: com características superiores às esperadas;AUMENTADO: com características superiores às esperadas; POTENCIAL: possui fator surpresa.POTENCIAL: possui fator surpresa. Rodriguez (2002, p. 164)

13 Tipos de Clientes Juran, (1989) AFETADOS: sofrem influência do produto;AFETADOS: sofrem influência do produto; IMPACTADOS: dependem do produto oferecido;IMPACTADOS: dependem do produto oferecido; POTENCIAIS: eventualmente podem utilizar o produto.POTENCIAIS: eventualmente podem utilizar o produto. Rodriguez (2002, p. 166)

14 Tipos de Cliente em Relação ao Processo: FINAL: consomem o produto:FINAL: consomem o produto: INTERMEDIÁRIOS: distribuem ou revendem os produtos;INTERMEDIÁRIOS: distribuem ou revendem os produtos; INTERNOS: dentro da organização.INTERNOS: dentro da organização. Rodriguez (2002, p. 167)

15 Exemplo de Missões Prima pela Excelência em Qualidade nos Serviços Prestados na Área de Contabilidade. (Organização Cristal LTDA); Produzir controles eletrônicos personalizados para automação de máquinas e equipamentos, que atendam com agilidade e confiabilidade, as necessidades técnicas dos clientes, perpetuando parcerias com justa lucratividade.(Empresa GTA Eletrônica);

16 Exemplo de Missões Destacar-se no mercado atacadista de gêneros alimentícios, atendendo às necessidades de fornecimento de matéria- prima que fomente os negócios das empresas por nós atendidas, aprimorar sempre nossos produtos e serviços, propiciando: retorno do investimento, auto realização dos colaboradores, prosperidade como empresa e capitalização para empreendi- mento paralelo ou correlato.(Distribuidora de gêneros alimentícios Monte Claro)


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