A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática

2 T ipologia proposta por Wesley Fryer Wesley FryerWesley Fryer Refugiados: ignoram a tecnologia ou a negam, agindo como se ela não existisse. Voyeurs: conhecem a existência da tecnologia, mas não as utilizam. Imigrantes: participam nas redes digitais, porém de modo limitado. Nativos: adotam de modo intenso a tecnologia em sua vida diária.

3 NATIVOS DIGITAIS: DO QUE ESTAMOS FALANDO??? Pessoas que cresceram em meio a tecnologia 100% conectados: Computador. Celular. iPod. MSN. TV. Skype.

4 49 milhões de brasileiros com acesso a internet 49 milhões de brasileiros com acesso a internet 74% dos usuários visitam sites de relacionamento, blogs, fotologs e videologs 74% dos usuários visitam sites de relacionamento, blogs, fotologs e videologs Brasil é o país recordista em tempo online/mês (21 horas e 20 minutos). Brasil é o país recordista em tempo online/mês (21 horas e 20 minutos). 33% adicionam conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoaS. 33% adicionam conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoaS. 44% já colocaram na web uma foto, uma musica ou um filme. 44% já colocaram na web uma foto, uma musica ou um filme. 51% dos internautas consomem conteúdo criado pelos próprios usuários 47% do tempo dos internautas é consumindo notícias e conteúdo de entretenimento. Fonte: Datafolha, Ibope NETRatings, Deloitte & Touche, Online Publisher Association, Kaiser Family Foundation

5 ... agora nós temos uma geração que absorve informação melhor e que toma decisões mais rapidamente, são multitarefa e processam informações em paralelo; uma geração que pensa graficamente ao invés de textualmente, assume a conectividade e está acostumada a ver o mundo através das lentes dos jogos e da diversão.

6 Nós nunca compreenderemos a tecnologia precisamente da mesma forma que os nativos digitais compreendem. Esta distinção é crítica na educação, porque nós estamos em uma época em que todos os nossos alunos são nativos digitais, ao passo que nossos educadores, professores, administradores e planejadores curriculares são imigrantes digitais. Use Their Tools! Speak Their Language! Marc Prensky, Março de Use_Their_Tools_Speak_Their_Language.pdf Use_Their_Tools_Speak_Their_Language.pdf Use_Their_Tools_Speak_Their_Language.pdf

7 A ROTINA... Enviar Mensagens texto (SMS) Enviar Mensagens texto (SMS) Falar no telefone celular Falar no telefone celular Jogar videogame Jogar videogame Ouvir música Ouvir música Ler e enviar s Ler e enviar s Navegar na Internet Navegar na Internet Conversar no MSN Conversar no MSN Ver TV e publicidade Ver TV e publicidade

8

9 CARACTERÍSTICAS DO NATIVO DIGITAL

10 Prefere o que é rápido e imediato.Prefere o que é rápido e imediato. Utiliza a imagem, o vídeo e o gráfico em vez do texto. Utiliza a imagem, o vídeo e o gráfico em vez do texto. Aprendizagem just-in-time. Aprendizagem just-in-time. Domina novas formas de comunicação assíncronas e imediatas. Domina novas formas de comunicação assíncronas e imediatas. Comunica-se de forma rápida, com muitos interlocutores ao mesmo tempo. Comunica-se de forma rápida, com muitos interlocutores ao mesmo tempo.

11 Aprecia jogos e atividades lúdicas. Aprecia jogos e atividades lúdicas. Inventa e domina códigos com facilidade. Inventa e domina códigos com facilidade. Gosta de gratificação imediata e de ser recompensado com frequência. Gosta de gratificação imediata e de ser recompensado com frequência.

12 PERFILPSÍQUICO LEITURA SOCIABILIDADE CONFIABILIDADE NA WEB INOVAÇÃO MEMÓRIA

13 Os nossos estudantes mudaram radicalmente e hoje, já não são a população para quem o sistema educacional foi concebido para ensinar. (Mark Prensky, 2007)

14

15 NATIVOS DIGITAIS X IMIGRANTES DIGITAIS

16

17 O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL Prefere a oferta de informação lenta e controlada, de fontes limitadas. Prefere a oferta de informação lenta e controlada, de fontes limitadas. Prefere processamento linear e tarefas únicas ou limitadas. Prefere processamento linear e tarefas únicas ou limitadas. Prefere oferecer texto ao invés de figuras, som e vídeo. Prefere oferecer texto ao invés de figuras, som e vídeo. Prefere oferecer informação de forma linear, lógica e sequencial. Prefere oferecer informação de forma linear, lógica e sequencial.

18 O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL Prefere que os estudantes trabalhem independemente ao invés de interagir em rede. Prefere que os estudantes trabalhem independemente ao invés de interagir em rede. Prefere adiar a gratificação e as recompensas. Prefere adiar a gratificação e as recompensas. Prefere ensinar o que está no currículo e testes padronizados. Prefere ensinar o que está no currículo e testes padronizados.

19 Os professores que atuam na escola e possuem mais de vinte anos são imigrantes no ciberespaço. Ou seja, nasceram em outro meio e aprenderam a construir conhecimento de forma diferente do que esta geração denominada de nativos o faz. (Prensky, 2007)

20 Quando se fala que um professor tem dez anos de experiência, vale se perguntar se ele tem dez anos de experiência ou um ano de experiência repetido dez vezes. John Dewey A formação docente relacionada ao uso de Tecnologias Digitais (TDs) configura uma necessidade premente considerando o novo contexto de cibercultura o qual depende do desenvolvimento de novas competências.

21

22

23

24 Formação docente na cibercultura Competências pedagógicas: Metodologia pedagógica apoiada na reconstrução de conhecimento (Demo, 2002) Competência condição de não apenas fazer, mas de saber fazer e sobretudo de refazer permanentemente nossa relação com a sociedade e a natureza, usando como instrumentação crucial o conhecimento inovador ( Demo, 2002, p. 13) CompetênciasTecnológicas: Diminuir as distâncias entre imigrantes e nativos digitais (Prensky, 2001)

25 O FUTURO PDA eBook ComputadorUltra-Portátil iPod & leitor MP3 /MP4 Smart Phone

26 Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender. Alvin Toffler

27 Obrigado


Carregar ppt "Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google