A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação! Projeto IDEA 2010 Pará, Brasil 2009-2010 Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação! Projeto IDEA 2010 Pará, Brasil 2009-2010 Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação! Projeto IDEA 2010 Pará, Brasil 2009-2010 Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação (IDEA) Rede Brasileira de Arteducadores Realização

2 Ações Janeiro 2009 a Dezembro de 2010  Educativas e Culturais  Capacitações e Seminários Internacionais Eventos Mundiais em Julho de 2010  VII Congresso Mundial da IDEA  IV Fórum Aliança Mundial pelas Artes Educação  I Fórum Social Mundial Temático: Cultura e Educação Transformadoras Visão do mundo sem água transformada em luta ambiental Tanzânia, 2006 Projeto IDEA 2010 IDEA 2010 realizará 3 grandes eventos interligados permeados por ações e capacitações educativas e culturais entre 2009 e 2010:

3 Projeto IDEA 2010 Contexto: Momento histórico na arte educação internacional. Organizações Mundiais Estratégias integradas para responder à: Atributos pessoais adquiridos em processos de aprendizagem com a aplicação das linguagens artísticas: Fragmentação social Cultura global competitiva dominante Violência urbana e ecológica endêmica Marginalização das linguagens artísticas e culturais essenciais para a transformação Inteligência flexível e confiável Habilidades de comunicação criativas verbais e não-verbais Capacidade de pensar crítica e imaginativamente Acordos interculturais Compromisso com a diversidade cultural Pesquisas comprovam Alienação juvenil transformada em auto-estima e cidadania Salvador, 2008

4 Metas  Fortalecimento do papel da cultura e das linguagens artísticas na construção de um novo paradigma educacional para século XXI.  Comunicação internacional e o intercâmbio de recursos pedagógicos e políticos;  Comprometimento com a integração das linguagens artísticas em uma “educação para todos” efetiva, como instrumentos vitais para aprender direitos humanos, cidadania responsável e democracia inclusiva.  Investigação sobre pedagogias para a transformação pessoal e social;  Pesquisa crítica sobre os impactos educativos, sócio- econômicos e culturais das artes. Polícia militar repressiva transformada em polícia educativa Salvador, Bahia, 2008 Projeto IDEA 2010

5 Histórico do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 Congressos realizados e resultados alcançados 1992: Porto, Portugal 17 anos de políticas públicas sobre educação cultural Ampliação de colaborações internacionais. 1995: Brisbane, Austrália Aceleração no desenvolvimento de currículos sobre arte educação no Ensino Fundamental e Médio. Comissões sobre recursos institucionais nas áreas de música, artes visuais e teatro. 1998: Kisumo, Quênia Desenvolvimento de teatro educação e teatro para desenvolvimento no continente africano: questões sobre SIDA, alfabetização e micro-crédito. 2001: Bergen, Noruega Fortalecimento de drama pedagogia no Ensino Fundamental e Médio no nível nacional. 2004: Ottawa, Canadá Fortalecimento da política pública nacional sobre arte educação. Implantação do primeiro Professor Titular em Artes e Aprendizado da UNESCO. 2007: Hong Kong, China Fortalecimento e ampliação de colaborações internacionais entre Hong Kong e China, Sul da Ásia, Europa e América Latina. Desenvolvimento de redes regionais de artes educação. Ansiedade sobre aquecimento global transformada em ação comunitária China, 2007

6 IV Fórum da Aliança Mundial pelas Artes Educação, julho 2010. Criada em 2006 pela IDEA juntamente com a Sociedades Internacionais pela Educação através da Arte (INSEA) e pela Educação Musical (ISME) para contribuir com a Conferência Mundial pela Arte Educação da UNESCO, a Aliança integrou a Aliança Mundial de Dança (WDA) em 2008. Reunirá educadores, pesquisadores, artistas, líderes comunitários, gestores públicos e produtores em seu terceiro Fórum Mundial: Histórico 2007: Hong Kong (parceiro: Governo de Hong Kong) Criou a rede mundial de arte-educadores e parcerias com indústrias do Oriente Médio, Ásia, Europa e América do Norte. 2008: Taipei (parceiro: Governo de Taiwan) Lançou três projetos estratégicos mundiais em pesquisa, networking e políticas públicas em colaboração com parceiros industriais e políticos. Colaborou com o Conselho Social do Governo da Inglaterra para integrar a arte educação no primeiro Fórum de Ação Social, Londres. 2009: Newcastle, Inglaterra (parceiro: Governo da Inglaterra) A ser realizado em novembro de 2009 para articular uma nova política pública para ser lançada na Conferência Mundial da UNESCO, 2010 (Coréia do Sul) e para articular I Fórum Social Mundial Temático: Cultura e Educação Transformadoras em colaboração com o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Lixo industrial e seqüelas de massacre transformados em instrumentos musicais eco- pedagógicos Coréia do Sul 2007

7 -Inclusão social de jovens -Professores capacitados -Lideranças comunitárias capacitadas -Cidadania e segurança pública -Responsabilidade social -Sensibilização ambiental -Cultura da infância valorizada e priorizada -Cultura popular integrada na escola -Apropriação de novas técnicas e pedagogias -Política de Interiorização -Visibilidade mundial da cultura paraense -Visibilidade das políticas públicas do Pará -Desenvolvimento do lazer e turismo -Cooperação econômica internacional Impactos do Projeto IDEA 2010 Violência paramilitar transformada em auto-estima e cidadania Peru, 2005

8 AÇÕES PROPOSTAS 2009 e 2010 Eldorado dos Carajás, Pará, 1999 Projeto Teatro em Movimento: Capacitação/seminários/encontros - teatro Aplicado e transformação social. Projeto Comunidade em Cena: Cursos - transformação social e organização comunitária e cultura local. Projeto Rios de Teatro: Oficinas/festivais/encontros - incentivar as artes e culturas populares na escola. Projeto Polícia enCena: Formação - Polícia Militar como protagonista comunitária e para a Comunidade; Encontros ‘Abraços’: Encontros nacionais e internacionais - mobilização, intercâmbio e formação de pólos. Publicação: Criação de Livros para participantes e com os conteúdos apresentados durante o Congresso. Projeto Rios de Línguas: Formação de rede de tradutores, tradução como recurso pedagógico e capacitação de jovens em comunidades na área de línguas. Jovem IDEA Mundial: Residência artística com 30 jovens das seis principais regiões do mundo. Criança IDEA: Programação para crianças da América Latina e formação de educadores. Master Class: Capacitação com especialistas mundiais, em cidades do Pará e Amazônia antecedendo e após o Congresso. Mostra de Artes: Artes cênicas, espetáculos convidados e selecionados do mundo, e grupos da cultura popular brasileira.

9 Público Alvo do Projeto Educadores licenciados e populares nas áreas de educação formal, não-formal e informal; artistas, ativistas culturais; comunidades periféricas, ribeirinhas, das florestas, rurais e nos centros das cidades: Projetos Comunitários de Ação Cultural: 5.000 jovens atendidos diretamente nas comunidades Pará; Cursos de Capacitação: 2.000 educadores, artistas e ativistas comunitários atendidos diretamente no Brasil; Articulação: 50.000 educadores, artistas e ativistas culturais alcançados direta e indiretamente no Brasil e em 120 países no Mundo; Mobilização: 500.000 educadores, estudantes, artistas e ativistas comunitários alcançados direta e indiretamente no Brasil e em 120 países no Mundo; Congresso Mundial: 20.000 pessoas nas áreas de educação, cultura e ação social atendidas diretamente e 200.000 indiretamente no Pará, Brasil e em 120 países no Mundo.

10 Plano de Divulgação As estratégias de promoção publicitária e divulgação estão sendo realizadas no âmbito local, nacional e internacional, e executadas em 3 etapas: Divulgação e propagação dos projetos e ações que antecedem o Congresso. Promoção da política, mobilização e programação do Evento em julho, 2010. Durante a realização do Evento em julho de 2010. Promoção da repercussão, dos produtos e projetos resultantes do Evento. Terra é Vida, Santa Catarina, 2001 - 2003 Projeto transdisciplinar numa escola agro-ecológica (Projeto Referência – UNESCO)

11 Recursos de Divulgação Assessoria de Imprensa Nacional e Internacional; Produção de material gráfico promocional (folder, cartão postal, filipetas, cartazes) e Blitz Promocional para distribui-los a partir dos Pólos Nacionais e Internacionais criados durante o ano de ações que antecedem o Evento em julho de 2010. Produção de material gráfico promocional (folder, cartão postal, filipetas, cartazes) voltados para cada ação que antecede o Evento em julho de 2010, distribuido conforme o foco de implementação. Plano de Mídia: mídia espontânea, inserção nas TVs públicas e privadas; spots em rádios comunitárias e regionais; backbus/ outdoors/ banners/ faixas, news letter para mailling de mais de 20 mil nomes, anúncios em jornais locais e nacionais, inserções em salas de cinema, website. Transmissão ao vivo, via internet e teleconfências.

12 Plano de Distribuição Os Produtos Culturais resultantes do Projeto estão organizados em 3 categorias: Produtos a serem distribuídos durante a implementação das ações ao longo de 1 ano para o público alvo direto (cartilhas, folders, brindes culturais, kit bolsa, programação, cartão postal); Produtos distribuídos durante o Evento em julho de 2010 para o público alvo direto (catálogos, publicação, almanaque cultural, adesivos, bottons, brindes culturais, kit bolsa, programação, cartão postal); Produtos a serem gerados com os resultados do Projeto: vídeo documentário e publicações impressas.

13 Parceiros Instituições Realizadoras Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação - IDEA Instituições Parceiras Aliança Mundial pelas Artes Educação Universidade Federal do Pará Instituições Colaboradoras INEEP – Instituto Nacional de Excelência em Políticas Públicas – DF Fundaçao Curro Velho – Governo do Estado do Pará Fundaçao Carlos Gomes – Governo do Estado do Pará Instituto de Artes do Pará – Governo do Estado do Pará Universidade Federal de Ouro Preto – MG Instituto Transformance: Cultura & Educação – SC/PA Instituto Pólis e Rede Mundial dos Artistas – SP Diretoria de Teatro da Fundação de Cultura da Bahia CRIA – Centro de Referência da Infância e do Adolescente – BA CTO – Centro do Teatro do Oprimido RJ Universidade Popular – UNIPOP-PA Quixote Art Eventos Instituto Pombas Urbanas – SP Fundação Tocaia – Altamira/ PA Galpão de Artes de Marabá/ PA Rede Latino Americana da IDEA Rede Africana da IDEA Rede Européia da IDEA Rede Asiática da IDEA Rede Latino Americana da IATA/AITA

14 Contatos Rede Brasileira de Arteducadores * ABRA Comitê Organizador Congresso Mundial da IDEA 2010 Site: www.idea2010.art.brwww.idea2010.art.br Email: idea2010@idea2010.art.br Manoela Souza Coordenadora Internacional do IDEA 2010 Coordenadora Geral da ABRA Telefone: 91 8107 8181 Email: manosouza@hotmail.commanosouza@hotmail.com


Carregar ppt "Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação! Projeto IDEA 2010 Pará, Brasil 2009-2010 Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google