A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA: PROJETO DE PESQUISA: Um estudo comparativo sobre os investimentos do Brasil e da Argentina no capital humano do ensino básico no período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA: PROJETO DE PESQUISA: Um estudo comparativo sobre os investimentos do Brasil e da Argentina no capital humano do ensino básico no período."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA: PROJETO DE PESQUISA: Um estudo comparativo sobre os investimentos do Brasil e da Argentina no capital humano do ensino básico no período de 2003 a 2008: uma contribuição para o desenvolvimento Aluna: Givaneide da S. Morais Orientadora: Dª. Neusa R. Barazal 2009

2 Tema Desenvolvimento econômico, Desigualdade da distribuição de renda.Problema Como o investimento brasileiro no capital humano do ensino fundamental contribuiria para diminuir a desigualdade de renda? Objetivo geral Realizar uma discussão atual e pertinente a realidade do sistema internacional, Discutir a relação estabelecida entre capital humano, desigualdade de renda e desenvolvimento econômico.

3 Objetivo específico Analisar a importância do investimento no capital humano como instrumento impulsionador do desenvolvimento econômico e conseqüentemente, da eqüidade social na sociedade brasileira.Instrumentos Comparar os investimentos da sociedade brasileira no capital humano com os investimentos no capital humano da sociedade argentina, através de dados históricos e estatísticos.

4 Histórico, conceitos, ações, Histórico, conceitos, ações, projetos e perspectivas no projetos e perspectivas no âmbito internacional âmbito internacional Desenvolvimento econômico aumento do produto nacional bruto per capita acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia (SANDRONI, 1999). Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento; Índice de Desenvolvimento Humano ; Declaração do Milênio da ONU – Criação dos 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio , Metas do Fórum Mundial para a Educação

5 Histórico, conceitos, ações, Histórico, conceitos, ações, projetos e perspectivas no projetos e perspectivas no âmbito internacional âmbito internacional Capital Humano conjunto dos investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população(SANDRONI, 1999). SCHULTZ, Theodore W.: Teoria do Capital Humano Desigualdade de renda conceito que se refere à distribuição diferenciada da renda de um país ou região pelas diversas camadas sociais(SANDRONI, 1999). Importante: Participação das O.Is: ONU e UNESCO

6 Capital humano A educação é importante para diminuir a desigualdade porque ela possibilita a elevação dos salários em relação aos anos de estudo: Fonte: IBGE, Capes, CNPq, MEC apud Almanaque Abril 2007: p. 219.

7 Paralelo entre Brasil e Argentina Paralelo entre Brasil e Argentina Analisado: A história, formação e contexto do desenvolvimento de ambos Estados, com destaque ao panorama da educação e suas atuais conseqüências; Estados vizinhos, independentes que integram um mesmo contexto histórico enquanto países latino-americanos, Semelhanças e diferenças presentes nas questões da colonização, independência, desenvolvimento econômico, experiências no campo da política com destaque ao período da ditadura e muitos outros aspectos.

8 Paralelo entre Brasil e Argentina Paralelo entre Brasil e Argentina Brasil 2º maior país da América Latina; País em desenvolvimento com IDH médio: pobreza, desigualdade social e de renda, ausência de serviços básicos, Concentração de renda é histórica, vem desde a colonização. Argentina 2º maior país da América do Sul; País em desenvolvimento com IDH alto, a Argentina é uma sociedade equilibrada devido à política educacional de Sarmiento no século XIX (Jaguaribe, 2005).

9 Paralelo entre Brasil e Argentina Paralelo entre Brasil e Argentina Examinado: Dados estatísticos das semelhanças e diferenças de Brasil e Argentina em relação ao: Capital humano, Desigualdade de renda. A história da educação; O sistema educacional atual, E principalmente a importância e os investimentos dos 2 Estados no capital humano. Autores: Argentina: BELLO, José Luiz de Paiva (2009) Argentina e Brasil: FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. (2004)

10 Análise comparativa do capital humano Acompanhando o quadro comparativo, a Argentina apresenta melhor desempenho do que o Brasil em todos os aspectos analisados referente ao capital humano. Fonte: ¹ Índice de Desenvolvimento Humano, 2009 / ² Ampliando as fronteiras do ensino, 2009 / ³ UIS Statistics in Brief, 2008

11 Análise comparativa do capital humano Assim como no aspecto da taxa de analfabetização da população de 15 anos ou mais de idade, com projeção para 2010 e 2015: Fonte: Dados Estatísticos, 2008

12 Análise comparativa da desigualdade social Através dos quadros é possível perceber as diferenças entre Brasil e Argentina. Em ambos, a desigualdade no Brasil é maior que a da Argentina. Fonte: ¹ Central Intelligence Agency, 2009 ² Lista de países por igualdade de riqueza, 2009 Onde: R/P 10%: 10% mais ricos sobre 10% mais pobres; R/P 20%: 20% mais ricos sobre 20% mais pobres. Fonte: Lista de países por igualdade de riqueza, 2009

13 Teoria do capital humano Theodore W. Schultz - prêmio Nobel de Economia em 1979 Os investimentos humanos constituem uma penetrante influência sobre o crescimento econômico; A educação é o investimento básico no capital humano é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo, que, ao educar-se, estaria valorizando a si próprio, na mesma lógica em que valoriza o capital. Conclui-se que o capital humano tornou-se um dos fatores de produção importante para o sistema se desenvolver, uma vez que a educação tornou-se o fator econômico considerado essencial para o desenvolvimento.

14 Considerações finais O Brasil deve aplicar a teoria do capital humano, investindo no seu capital humano, para evoluir seu nível de desenvolvimento. Apesar do investimento brasileiro em educação ser compatível ao feito em países desenvolvidos [...] ainda [...] é insuficiente para revolucionar a educação pela qualidade (Atualidades Vestibular 2006b) A comparação realizada com a Argentina teve o intuito de comparar o caso brasileiro com um Estado que vive as mesmas experiências que o Brasil, mas que apesar de todas as dificuldades que ambos os países passam, de acordo com o exposto tem resultados educacionais e de desenvolvimento melhores do que os resultados brasileiros.

15 Resultados Artigo: O papel da ONU na educação mundial através das ações da UNESCO - (2008). Monografia: Comparação entre Brasil, Argentina e Japão - (2009). Agradecimentos: À Deus; À minha orientadora: Dª. Neusa Romero Barazal; Aos professores do colegiado de Relações Internacionais; Aos meus pais, irmãos e meu namorado Wylson, As minhas amigas: Carol e Jeniffer.

16 Bibliografia Ampliando as fronteiras do ensino. Disponível em:. Acesso em: 06 jan ATUALIDADES VESTIBULAR O desafio da educação de qualidade. São Paulo. Abril: 2006b. BELLO, José Luiz de Paiva. História da Educação no Brasil. Disponível em:. Acesso em: 15 jan Central Intelligence Agency. Disponível em:. Acesso em: 22 jan Dados Estatísticos. Disponível em:. Acesso em 20 ago FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina. Um ensaio de história comparada (1850–2002). São Paulo. Editora 34: IBGE, Capes, CNPq, MEC apud Almanaque Abril 2007: p Índice de Desenvolvimento Humano. Disponível em:. Acesso em: 22 jan JAGUARIBE, Hélio. Aliança argentino-brasileira in Revista DEP n. 3. Jan/Mar: Lista de países por igualdade de riqueza. Wikipédia. Disponível em:.Acesso em 22 jan SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo. Best Seller: SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro. Zahar: UIS Statistics in Brief. UNESCO Institute for Statistics. Disponível em: Acesso em: 22 mai


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA: PROJETO DE PESQUISA: Um estudo comparativo sobre os investimentos do Brasil e da Argentina no capital humano do ensino básico no período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google