Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYasmin Xavier Alterado mais de 11 anos atrás
1
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais. Aplicação de metodologia desenvolvida às aulas práticas. Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Andrade
2
Determinação do fármaco captopril em amostras comerciais por titulação condutométrica
Aluna: karen Cristine Bergamo Navarro O Captopril 1-[(2S)-3-mercapto-2-metilpropionil]-L-prolina, (figura 1), faz parte do grupo de anti-hipertensivos classificados como Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ACE ou ECA). Representam um grande avanço no tratamento da hipertensão.
3
Fig.1. Estrutura do captopril
4
OBJETIVOS Desenvolvimento de metodologia de análise do medicamento Captopril através de titulações condutométrica e potenciométrica. Determinar a quantidade de captopril em formulações comerciais por titulação condutométrica utilizando NaOH como titulante. Determinar a quantidade de captopril em formulações comerciais por titulação potenciométrica utilizando NaOH como titulante.
5
Resultados preliminares
A precisão de ambos os métodos foi avaliada através do cálculo de desvio padrão e coeficiente de variação, conforme Tabela 1.
6
Análise comparativa entre pilhas “piratas” e comerciais regularizadas: um aspecto da cultura ambiental dos alunos do nível médio Co-orientador: Prof. Julio Cesar F. Lisboa
7
Produção de material áudio-visual para divulgação.
Alunos: Denner Antunes de Moraes Flávia Mello Costa Leandro Pereira Rodrigo Ferreira da Silva Tatiana Boschin Estudo e divulgação dos impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas comerciais e pilhas “piratas”. Realizar testes experimentais em laboratório visando obter os produtos gerados no descarte de pilhas e identificá-los. Aplicar questionário a alunos do nível médio sobre o tema buscando identificar o seu comportamento frente a questões como descarte e utilização de pilhas. Produção de material áudio-visual para divulgação.
8
Metodologia Amostras de pilhas comerciais e pilhas “piratas” foram cuidadosamente abertas e terão seus componentes identificados. Em seguida, alguns exemplares foram colocados em recipientes com terra e deixadas expostas à ação intempérica. As amostras serão recolhidas a cada 15 dias a fim de se verificar possíveis vazamentos e resíduos eliminados no solo. Esta ação visa a uma simulação do que ocorreria com estes dispositivos descartados em aterros de lixo doméstico em decorrência de seu acúmulo no meio ambiente.
9
Em seguida, esses resíduos serão recolhidos e efetuados testes qualitativos em laboratório visando sua identificação. Após a realização dos testes, serão avaliados os possíveis riscos de contaminação desses resíduos. Realizou-se uma entrevista com estudantes do ensino médio, onde foi aplicado um questionário com alternativas contendo perguntas a respeito do descarte de pilhas, a diferença entre pilhas “piratas” e pilhas regularizadas e os impactos gerados ao meio ambiente. O questionário foi aplicado aos alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Após o recolhimento dessas informações, analisamos as respostas e avaliamos o conhecimento desse segmento sobre o assunto.
10
ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO ÁUDIO-VISUAL Através da coleta de resultados obtida nas pesquisas com os alunos de nível médio, resultados dos testes em laboratório e entrevistas com membros da comunidade, pretende-se a elaborar um documentário que servirá para a divulgação dos resultados do projeto. O roteiro dependerá dos resultados obtidos. Os recursos a serem utilizados são câmara fotográfica e filmadora, disponíveis no colegiado de Química.
11
OUTRAS ATIVIDADES Trabalho enviado ao CONIC-SEMESP 2010: “Avaliação e aplicação dos métodos potenciométrico e condutométrico na determinação de captopril em amostras comerciais” Trabalho apresentado no CONIC-SEMESP 2009: Análise da paisagem e qualidade ambiental da Bacia do Tamanduateí nos municípios de Mauá e Santo André-SP_
12
Outras atividades Seminário : Rio Tiête: Despoluição e Qualidade de vida . LOCAL: CRQ IV REGIÃO Elaboração do PARFOR – Curso de Química Organização da XXIII Semana de Ciências Orientações de TCC Comitê PIIC Membro do CADI (indicado pela FAFIL) Orientador SABINA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.