A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drenagem de Tórax é a introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (cavidade pleural, cavidade pericárdica ou mediastino)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drenagem de Tórax é a introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (cavidade pleural, cavidade pericárdica ou mediastino)"— Transcrição da apresentação:

1 Drenagem de Tórax é a introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (cavidade pleural, cavidade pericárdica ou mediastino)

2 Sistema de drenagem de tórax fechada com selo d’água

3 Sistema de drenagem de tórax fechada com selo d’água
Consiste em: frasco coletor (adulto ou infantil) água (para fazer o selo d’água) Extensão de drenagem (silicone ou látex) Suspiro sifão (conectar a extensão de drenagem).

4 Sistema de drenagem torácica Manufaturada
ainda é bastante utilizada nas instituições; deve-se ter cuidado: com o tamanho do frasco, qualidade e espessura da extensão de látex, borracha de vedação da boca do frasco, sifão e respiro.

5 Visão do posicionamento do dreno
O dreno é fixado com fio de sutura na pele do paciente e o restante do fio ao dreno, para fixá-lo e também na retirada do dreno, fechar o orifício.

6 Curativo da inserção do dreno
Colocar a gaze cortada ao meio ou dobrada envolta da inserção do dreno.

7 Cont.. Exemplo de curativo com a gaze cortada ao meio.

8 Cont.. colocar tira larga de esparadrapo ao redor da inserção, fixando por cima e por baixo do dreno, mantendo-o bem posicionado.

9 Cuidados na manutenção do sistema de drenagem
Manter o frasco de drenagem abaixo do nível do tórax (60 a 90cm); Manter devidamente protegido para evitar quedas acidentais; a extensão que liga o dreno ao frasco de drenagem deverá ser grande o suficiente para permitir movimentação do paciente, porém não em demasia, pois poderá formar alças e prejudicar a drenagem;

10 Cont... Pinçar o dreno somente no momento da troca do frasco coletor, rapidamente, evitando pneumotórax hipertensivo; se necessário mobilizar o paciente; manter pinças cobertas com borracha, para pinçamento em caso de urgência, decorrente de algum acidente com o sistema. Trocar o sistema de drenagem diariamente ou se houver necessidade quando drenado grande volume;

11 Cont.. Evitar aumento do selo d’água, pois dificulta a drenagem devido ao aumento da resistência; Anotar volume e aspecto do líquido drenado; Observar o padrão respiratório do paciente; examinar o dreno sempre que mobilizar o paciente no leito; orientar os pacientes para respirações profundas, tossir frequentemente, para ajudar a expansão pulmonar.

12 Cont.. realizar ordenha do dreno quando indicada;
observar sinais de obstrução do dreno; Observar oscilação do líquido na extensão de drenagem; Trocar curativo da inserção diariamente; Não prender a extensão na cama, evitando acidente na movimentação do paciente.

13 Complicações relacionadas ao sistema de drenagem
Evitar conexões de fino calibres;

14 Complicações relacionadas ao sistema de drenagem
Extensões intermediárias muito longas, determina maior resistência ao fluxo e dificuldade de drenagem. As setas indicam as dobras ou “guirlandas”

15 Drenagem pleural com aspiração
utilizado quando grandes volumes de ar ou líquido precisam ser drenados. nunca colocar a aspiração direta no dreno (pode provocar lesões alveolares em decorrência da pressão negativa.

16 Drenagem pleural com aspiração (Cont...)
Ao frasco coletor (A), liga-se um frasco (B), denominado selo d´agua, ao qual é ligado uma bomba de aspiração. O não funcionamento da bomba, é um processo semelhante ao pinçamento do dreno, da mesma forma, pode acarretar risco de pneumotórax hipertensivo.


Carregar ppt "Drenagem de Tórax é a introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (cavidade pleural, cavidade pericárdica ou mediastino)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google