Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Marcos Páscoa e CeIa
2
Marcos 14:12 Onde Jesus passou a quarta-feira?
Duas festas: “Páscoa” e “Pães Asmos”. Preparativos para refeição pascal. Os discípulos entendem que deviam preparar a Páscoa para o Mestre.
3
Marcos 14:13,14 A resposta de Jesus aos discípulos e suas instruções “claras” e “obscuras”. Os discípulos são informados de um homem que carrega um cântaro de água.
4
Marcos 14:15,16 Era norma em Israel disponibilizar locas na época de Páscoa. O cenáculo era construído na parte superior da casa, livre de incomodação.
5
Marcos 14:17-19 Quinta-feira no ocidente, sexta-feira judaica.
Jesus não foi logo apontando o traidor. Os discípulos receosos perguntam: “Porventura sou eu? (v.19)”. oro
6
Marcos 14:20 Jesus não acalma o temor deles, nem satisfaz a curiosidade. Todos mergulhavam pedaços da comida na tigela cheia de caldo. O traidor era alguém que compartilha de uma refeição com o anfitrião. oro
7
Alguns propósitos da resposta de Jesus (v.20,21)
Ela foi um aviso para Judas. Ela chama a atenção para a profundidade dos sofrimentos de Cristo. oro Ela mostrou, mais uma vez, que Jesus tinha pleno controle da situação. Ela forneceu uma oportunidade para os discípulos se auto-examinarem.
8
Façamos um auto-exame de nossa vida!
Você se acha justo, merecedor de bênçãos de Deus e melhor que Judas? Até que ponto você é capaz de pecar com consciência?
9
Marcos 14:21 Jesus anda o caminho da humilhação não como uma vítima das circunstâncias, mas como alguém que seguia a determinação divina (Como está Escrito a seu respeito). A segunda lição do bloco: “O Messias deveria sofrer”. Esta lição os ajudaria a ver a morte de Cristo como a consumação do plano gracioso de Deus. oro
10
O Senhor, muitas vezes, nos destina ao sofrimento!
Pra refletir… O Senhor, muitas vezes, nos destina ao sofrimento!
11
A INSTITUIÇÃO DA CEIA (Marcos 14:22-26)
12
Marcos 14:22-25 Tanto a Páscoa quanto a Ceia apontam para Cristo, aquele que faria o único e suficiente sacrifício pelo pecado. A relação sangue e aliança (Hebreus 9:22). Sua morte não foi por “todos” (v.24). Judas fazia parte dos discípulos, mas não da nova aliança. A proximidade da hora e a ceia como memorial: modo de relembrá-lo.
13
JESUS PREDIZ A NEGAÇÃO DE PEDRO
(Marcos 14:27-31)
14
Marcos 14:27 Jesus anuncia a infidelidade dos discípulos.
Cumprimento da profecia de Zacarias 13:7.
15
Marcos 14:28 A beleza de Cristo no amor incondicional e no propósito de juntá-los novamente. Um clima otimista: tudo começaria de novo.
16
Três falhas de Pedro (Marcos 14:29)
Tratou as palavras de Jesus com descrença. Assumiu uma atitude de superioridade em relação aos demais discípulos. Não conhecia a si mesmo.
17
Quatro aspectos da resposta de Jesus (Marcos 14:30)
1) Em relação ao v.27, a afirmação do v.30 é mais solene (Em verdade…). 2) Mais específica (Pedro). 3) Precisa no cumprimento (nesta noite). 4) Descreve a natureza da armadilha (Tu me negarás três vezes).
18
Marcos 14:31 Jesus se apresenta como nosso grande Profeta, Sofredor e Salvador. Pedro insiste em declarar lealdade. Todos os discípulos disseram o mesmo.
19
Pensemos sobre… O lugar da humildade na vida cristã.
O perigo de querermos surpreender Deus ou os irmãos. A lição da dependência: Jamais devemos nos achar fortes o suficiente a ponto de desprezarmos até mesmo a oração e o estudo regular das Escrituras.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.